Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorAcosta, Neiva Marta Bartzen
dc.date.accessioned2015-08-10T14:32:51Z
dc.date.available2015-08-10T14:32:51Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/928
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article presents some considerations about the technologies available in the learning of students with special educational needs. In this process, we dealt with thinking on special education, teacher training for special education and special education policies on inclusive perspective mediated by information and communication technologies (ICT) accessible. The aim was to promote research proposed in a discussion regarding the inclusion of accessible ICT to be held by teachers in promoting special education in inclusive perspective, presenting strategies for their use in the development of learning of these students included in mainstream schools. Thus, we investigated the context of the inclusive process with emphasis on reflection on teacher training and provision of resources for integration of technologies available to promote learning as well as the provision of accessibility conditions and propose strategies for learning students with special educational needs. The methodology was a literature review, which points out the possibilities of ICT accessible for the management of inclusion. When finished, presented considerations arising from this reflection for the implementation of inclusive public policies, which highlights the importance of accessible ICT in learning for pupils with special educational needs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especial inclusivapor
dc.subjectTecnologias acessíveispor
dc.subjectAprendizagem discentepor
dc.titleTecnologias acessíveis na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta algumas considerações sobre as tecnologias acessíveis na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Nesse processo, foram abordadas reflexões referentes à educação especial, à formação de professores para a educação especial e às políticas pública desta área na perspectiva inclusiva mediada pelas tecnologias da informação e comunicação (TIC) acessíveis. O objetivo proposto nesta investigação foi promover uma discussão relacionada à inclusão das TIC acessíveis, apresentando estratégias para a sua utilização no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos incluídos nas escolas de ensino regular. Assim, investigou-se o contexto do processo inclusivo com ênfase na reflexão sobre a formação de professores e o provimento dos recursos para integração das tecnologias acessíveis para a promoção da aprendizagem, bem como a provisão das condições de acessibilidade e proposição de estratégias para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais. Este estudo foi um estudo teórico partir de uma revisão de literatura, que aponta as possibilidades das TIC acessíveis para a gestão da inclusão. Ao concluir, apresentou-se considerações decorrentes dessa reflexão, para a implementação de políticas públicas inclusivas, em que se destaca a relevância das TIC acessíveis na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples