Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 571
-
Blog na sala de aula: ampliando horizontes
(2009-10-30)Este artigo estuda o recurso digital blog aplicado nas atividades de sala de aula. O referido recurso pode oportunizar situações motivadoras do processo ensino-aprendizagem, enriquecer o conhecimento, promover a construção ... -
Objetos de aprendizagem como recurso metodológicos no auxílio a alfabetização
(2009-10-30)O presente artigo científico é uma retomada bibliográfica sobre objetos de aprendizagem que auxiliam na alfabetização. Este referencial teórico busca explicar o processo mental de aprendizagem, passando por um progresso ... -
Softwares: potencializadores de aprendizagem no processo de letramento
(2009-10-30)Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos softwares educativos, como ferramentas lúdicas capazes de propiciar aprendizagem significativa no processo de letramento. A relevância desta temática ... -
Possibilidades de integração das TICs no contexto escolar atual: o desafio da inovação
(2009-10-30)Na tarefa coletiva de tornar realidade a transformação da sociedade a partir da educação, tem-se nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) ferramentas que impulsionam novas formas de aprender e ensinar, ... -
Utilização das TICs no ensino da Biologia
(2009-10-30)O objetivo deste artigo é relatar a pesquisa sobre a importância do uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) no ensino da Biologia. A partir de um questionário realizado para os alunos, verificou-se um grande ... -
TICs - instrumentos e ferramentas de auxílio na aprendizagem
(2009-10-30)Este trabalho se constitui numa análise da importância das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), no processo ensino-aprendizagem, bem como na avaliação das alternativas e propostas metodológicas oferecidas pela ... -
Interação mediada por computador: hipermídia educacional nas atividades de estudo a distância
(2009-11-19)Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas atividades de estudo a distância (AED), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram ... -
Aprendizagem matemática mediada por objetos de aprendizagem
(2009-11-19)O objetivo é salientar as possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas em educação, especialmente na aprendizagem matemática mediada por computador como possibilidade de experimentação, visualização de múltiplas ... -
Inclusão digital x formação de professores
(2009-11-20)Este artigo se baseia na experiência da introdução da Informática em uma escola da zona rural de Sant’Ana do Livramento, Rio grande do Sul. Nesse enfoque, foi trabalhado o Tema Inclusão Digital x Formação dos professores, ... -
O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação a favor da educação
(2009-11-20)Este artigo sintetiza a facilidade de acesso do uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) a favor da educação, relacionando-as com as potencialidades oferecidas pelo uso destas em espaços escolares, através ... -
A escola antes e depois do Laptop
(2009-11-21)Buscamos com este artigo investigar como eram as escolas da cidade de Rivera-Uruguai antes da chegada do Laptop. Neste contexto sentimos a necessidade de saber se mudou a proposta metodológica dos educadores. Para desenvolver ... -
A contribuição dos jogos pedagógicos online no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais
(2009-11-28)Este artigo apresenta uma pesquisa na área educacional sobre a Contribuição dos Jogos Pedagógicos Online no Processo Ensino e Aprendizagem. O trabalho baseia-se em atividades aplicadas em sala de aula, pela professora ... -
As TIC e a inclusão: o desafio do professor
(2009-11-28)Este artigo traz uma reflexão sobre o uso das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação – como aliadas no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa se caracteriza como ... -
Softwares educativos: uma proposta de recurso pedagógico para o trabalho de reforço das habilidades de leitura e escrita com alunos dos anos iniciais
(2009-12-04)Este artigo trata do uso de tecnologias digitais em atividades didáticas de reforço escolar com alunos dos anos iniciais, que estão em processo de alfabetização. A importância dos materiais educativos digitais e das ... -
Tecnologias educacionais: a informática como elemento potencializador do processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais
(2009-12-05)Este estudo teve o objetivo de discutir o uso da informática na Sala Digital, através de softwares educativos, jogos educacionais e objetos de aprendizagem no processo ensinoaprendizagem nas séries iniciais do ensino ... -
Modelagem de um Framework para adaptação de ambientes virtuais de aprendizagem móveis aos diferentes estilos cognitivos
(2009-12-05)Este artigo apresenta os resultados decorrentes do desenvolvimento e aplicação de um Sistema Especialista para Diagnosticar Estilos Cognitivos de alunos (SEDECA). A análise das categorias de estilos cognitivos, predominantes ... -
Inclusão digital de alunos de escola rural
(2009-12-05)Este artigo teve por objetivo pesquisar sobre a inclusão digital de alunos de escola rural. A pesquisa se deu em escola rural do interior do município de Restinga Seca, a qual atende 15 alunos, em turmas multisseriadas, ... -
As TICS e sua relação com o processo de aprendizagem dos professores da rede municipal de ensino voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental
(2009-12-15)Este artigo tem como proposta abordar o processo de aprendizagem por parte dos professores da rede municipal de ensino, em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), sua aplicação e mediação em sala de ... -
Projeto interdisciplinar desenvolvido na oitava série do ensino fundamental usando blog e jornal online
(2010)Este artigo relata uma pesquisa sobre a contribuição das mídias nas disciplinas de Ensino Religioso, História, Ciências e Português, sendo de suma importância, por ser um trabalho pioneiro na escola, e com a intenção de ... -
Jogos digitais educacionais enquanto recurso para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa
(2010)O presente artigo busca ressaltar a relevância dos jogos e atividade digitais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas, bem como a importância pedagógica desses ...