Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por orientadores "Amaral, Érico Marcelo Hoff do"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
O ensino da língua portuguesa para sujeitos surdos com a utilização das tecnologias da informação e da comunicação
(2011)Pretende o presente artigo, demonstrar de que forma as Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, possibilitam melhor propagação do ensino da língua portuguesa aos surdos, proporcionando com isso, o ... -
Um estudo sobre a utilização das tecnologias como ferramenta de apoio ao processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental na cidade de Itaqui - RS
(2017-06-23)O professor é um mediador na aquisição do conhecimento. A utilização das tecnologias como ferramentas de apoio no processo ensino e aprendizagem exige deste profissional o domínio de novas habilidades.Este domínio agregado ... -
Projeto província de São Pedro: um estudo sobre a sua influência no processo de aprendizado das escolas estaduais de Quarai - RS
(2017-06-23)Esta pesquisa teve a intensão de analisar se o uso do computador em sala de aula motiva o aprendizado dos alunos fazendo com que os mesmos adquiram habilidade e competência com uma evolução efetiva no aprendizado dos mesmos. ... -
Jogo das formas: uma proposta de objeto de aprendizagem para crianças da pré-escola
(2017-06-24)Este trabalho visa inferir se a utilização de tecnologia da informação como forma de complementação de ensino-aprendizagem pode influenciar e ajudar na identificação de formas geométricas básicas e ligeira indicação das ... -
Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio aos processos de ensino, aprendizagem e interação de alunos com deficiência intelectual
(2018-01-23)Este artigo visa analisar a importância das redes sociais na comunicação verbal (escrita ou falada),contribuindo nas questões de ortografia e na interpretação da leitura, principalmente das Pessoas com Deficiência Intelectual. ... -
Um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades e competências nas séries iniciais através de jogos
(2011-10-08)O presente trabalho visa socializar as experiências relacionadas à formação docente, a prática pedagógica e o uso dos jogos em um laboratório de informática com o intuito de beneficiar o desenvolvimento de competências/habilidades ... -
Proposta de um modelo para criação de jogos educativos
(2018-12-01)Os jogos educacionais são uma nova ferramenta para abordar conteúdos no ambiente escolar. Atualmente eles são reconhecidos pelas novas gerações, e transformam o aluno em um personagem ativo em sala de aula. O principal ... -
A utilização de objetos de aprendizagem nas aulas de ciências: sua influência na aprendizagem dos alunos das 6ª séries da Escola Estadual Vitéllio Gazapina
(2012-11-24)A utilização das tecnologias no contexto educacional pode trazer grandes contribuições para o processo de aprendizagem, como tornar as aulas mais estimulantes e facilitar a interação entre professor e aluno. O presente ... -
A utilização de tecnologias em aulas de educação ambiental
(2018-12-01)O presente estudo foi desenvolvido com o intuito propor uma metodologia para servir como ferramenta de apoio ao processo de ensino e de aprendizagem em aulas de educação ambiental. Esta proposta é baseada na introdução de ... -
A utilização da WebQuest em sala de aula com turmas do ensino médio
(2011-10-07)A presente pesquisa busca verificar o uso dessa nova metodologia de trabalhar em sala de aula, junto aos professores e alunos denominados webquest, examinar a estrutura apresentada nos estabelecimentos de ensino quanto ... -
A Escola e as TIC’s: a disseminação do conhecimento utilizando as ferramentas disponíveis na internet
(2011-10-07)Este artigo tem como objetivo abordar o uso das ferramentas como blog, fórum, chat, wiki e webquest para serem utilizadas nas séries finais do ensino fundamental. O trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e ... -
O uso do moodle como ferramenta de ensino colaborativo: um estudo focado no wiki
(2011-10-07)Este estudo tem o intuito de avaliar a ferramenta Wiki, do Moodle de acordo com o desempenho dos alunos. Foi realizada uma pesquisa com alunos que utilizavam o Ambiente Virtual de Aprendizagem, o Moodle, no qual eles tinham ... -
As tecnologias da informação e comunicação auxiliando e reformulando as práticas pedagógicas: estudo de caso da conferência São Vicente de Paulo
(2012-11-24)O presente artigo tem por objetivo reconhecer e promover novas práticas pedagógicas em aulas de Informática, com o uso de jogos educacionais e objeto de aprendizagem, a fim de promover aulas mais dinâmicas, colaborativas ... -
Inglês e TIC: uma proposta de parâmetros para os materiais educacionais digitais voltados para a aprendizagem da língua inglesa
(2018-12-01)O crescente uso das TIC em contextos de aprendizagem abre caminhos para exploração e inovação dentro deste universo, e assim também ocorre no aprendizado da língua inglesa. Pode-se afirmar que ter conhecimentos básicos nesse ...