Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio aos processos de ensino, aprendizagem e interação de alunos com deficiência intelectual
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Data
2018-01-23Autor
Gonzatto, Rita de Cássia Vieira
Metadata
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Este artigo visa analisar a importância das redes sociais na comunicação verbal (escrita ou falada),contribuindo nas questões de ortografia e na interpretação da leitura, principalmente das Pessoas com Deficiência Intelectual. A influência, positiva ou negativa, das tecnologias, através das redes sociais, pode interferir na compreensão e na construção da alfabetização, assim como nas interações sociais. O presente estudo desenvolveu-se tendo como sujeitos da pesquisa ex-alunos da EscolaMunicipal de Educação Especial Tanara Girardon Julien, na cidade de Jaguari, estado do RS, que atualmente se encontram em outras escolas da rede municipal de ensino fundamental. Considerando que a comunicação virtual ocorre através da troca de mensagens, diálogos (bate-papo), e-mails e outros, é necessário que exista um entendimento em relação ao diálogo, construindo, assim, um aprendizado da escrita e também o desenvolvimento da capacidade de interpretação e interação. A Pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldades no processo de alfabetização, trazendo como consequência o atraso em relação aos considerados normais, e isso faz com que os educadores devam buscar alternativas atrativas e que facilitem o aprendizado do aluno a partir dos seus interesses. As redes sociais, cujo acesso foi promovido durante o trabalho de pesquisa, mostraram-se eficazes no alcance de melhorias significativas na escrita, leitura, interpretação e interações sociais dos alunos envolvidos.
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