dc.contributor.advisor | Amaral, Érico Marcelo Hoff do | |
dc.creator | Gonzatto, Rita de Cássia Vieira | |
dc.date.accessioned | 2018-03-07T15:50:46Z | |
dc.date.available | 2018-03-07T15:50:46Z | |
dc.date.issued | 2018-01-23 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12637 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the importance of social networks in verbal communication (written or spoken), contributing in the questions of spelling and interpretation of reading, especially of People with Intellectual Disabilities. The positive or negative influence of technologies through social networks can interfere with the understanding and construction of literacy as well as with social interactions. The present study was developed with the alumni of the Tanara Girardon Julien Municipal School of Special Education in the city of Jaguari, state of “Rio Grande do Sul”, currently in other municipal schools. Considering that virtual communication occurs through the exchange of messages, dialogues (chat), e-mails and others, it is necessary that there is an understanding regarding dialogue, thus building a learning of writing and also the development of the capacity interpretation and interaction. The Person with Intellectual Disability has difficulties in the literacy process, resulting in delays compared to those considered "normal", and this causes educators to seek attractive alternatives and to facilitate student learning based on their interests. Social networks, whose access was promoted during the research work, were effective in achieving significant improvements in writing, reading, interpretation and social interactions of the students involved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Intellectual disability | eng |
dc.subject | Social networks | eng |
dc.title | Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio aos processos de ensino, aprendizagem e interação de alunos com deficiência intelectual | por |
dc.title.alternative | Information and communication technologies as supporting tools for the teaching, learning and interaction of intellectual disabled students | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo visa analisar a importância das redes sociais na comunicação verbal (escrita ou falada),contribuindo nas questões de ortografia e na interpretação da leitura, principalmente das Pessoas com Deficiência Intelectual. A influência, positiva ou negativa, das tecnologias, através das redes sociais, pode interferir na compreensão e na construção da alfabetização, assim como nas interações sociais. O presente estudo desenvolveu-se tendo como sujeitos da pesquisa ex-alunos da EscolaMunicipal de Educação Especial Tanara Girardon Julien, na cidade de Jaguari, estado do RS, que atualmente se encontram em outras escolas da rede municipal de ensino fundamental. Considerando que a comunicação virtual ocorre através da troca de mensagens, diálogos (bate-papo), e-mails e outros, é necessário que exista um entendimento em relação ao diálogo, construindo, assim, um aprendizado da escrita e também o desenvolvimento da capacidade de interpretação e interação. A Pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldades no processo de alfabetização, trazendo como consequência o atraso em relação aos considerados normais, e isso faz com que os educadores devam buscar alternativas atrativas e que facilitem o aprendizado do aluno a partir dos seus interesses. As redes sociais, cujo acesso foi promovido durante o trabalho de pesquisa, mostraram-se eficazes no alcance de melhorias significativas na escrita, leitura, interpretação e interações sociais dos alunos envolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |