Navegação por orientadores "Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 42
-
Educação especial & educação inclusiva: a emergência da docência inclusiva na escola contemporânea
(2017-07-14)Como a articulação da Educação Especial com a Educação Inclusiva opera nos modos de subjetivação das professoras na escola contemporânea? Esse problema de pesquisa deriva das inquietações em torno de como as professoras ... -
O atendimento educacional especializado como uma tecnologia de governamento: a condução das condutas docentes na escola inclusiva
(2012-04-12)Na contemporaneidade, através das políticas de inclusão escolar e da Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) constituiu-se como capaz de complementar ou suplementar a formação dos sujeitos ditos ... -
A criança surda e a escola bilíngue: discursividades sobre a infância surda
(2022-12-12)Esta dissertação foi produzida sob a linha de pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Provocada pelo problema de pesquisa - É ... -
A Educação Física e a surdez
(2007-12)Com esse trabalho procurou-se verificar se as crianças surdas participam das aulas de Educação Física em suas respectivas escolas, visando identificar as ações que constituem um dispositivo facilitador, ou não, para o ... -
Racionalidade neoliberal e sensibilização para a inclusão escolar de deficientes
(2015-03-16)"Sensibilizar" é um dos verbos mais chamados à conjugação nas atuais políticas de inclusão no Brasil. Vários documentos ressaltam a urgência histórica de acesso, participação e aceitação de todos, especialmente na escola ... -
A formação docente na racionalidade inclusiva: práticas de governamento dos professores de surdos
(2009-08-28)Este estudo se propôs a problematizar os discursos da formação docente nas/das políticas de diversidade e seus efeitos na constituição e governamento dos professores de surdos. Para tanto, utilizou-se um conjunto de ... -
Sustentabilidade e inclusão: estratégias de governamento na sociedade contemporânea de racionalidade neoliberal
(2018-11-23)Vários documentos e orientações ressaltam a sustentabilidade, articulada à inclusão, como garantia de desenvolvimento da população e do país. Esta tese, desenvolvida junto à Linha de Pesquisa em Educação Especial, propõe ... -
A emergência das políticas de educação bilíngue para surdos no Brasil na racionalidade inclusiva
(2015-12-18)Tendo em vista o papel estratégico que as políticas de educação bilíngue para surdos vêm exercendo no atual cenário educacional, nesta tese, problematizo como os discursos sobre as políticas de educação bilíngue no contexto ... -
Formações rizomáticas da diferença: narrativas para produção da pedagogia surda
(2008-06-13)O interesse voltou-se para observar como professores surdos e ouvintes estão narrando certas noções etimológicas que foram produzidas ao longo da história da educação de surdos, e como essas noções foram engendrando-se, ... -
Dispositivo curricular de controle: gerenciamento do risco e governamento da surdez no cenário educacional
(2009-08-28)A seguinte dissertação, Dispositivo curricular de controle: gerenciamento do risco e governamento da surdez no cenário educacional , conecta-se ao campo de estudos do currículo, em aproximação com uma abordagem ... -
Professor surdo no ensino superior: representações da prática docente
(2009-08-24)Este trabalho tem como objetivo problematizar as representações culturais produzidas sobre os professores surdos inseridos no Ensino Superior. O estudo traz como andaimes teóricos as produções dos Estudos Culturais e Estudos ... -
Gestores educacionais para a educação inclusiva: arranjos e tramas na contemporaneidade
(2016-08-26)Nesta pesquisa, problematizei a circulação dos discursos que têm, na aliança entre a gestão educacional e a inclusão escolar, uma potente estratégia de produção na escola contemporânea. Para tanto, busquei dar conta da ... -
A produção de práticas de liberdade na escola como atividade militante do professor
(2023-04-26)A defesa da escola, sobretudo, a pública, como um espaço que pode e deve produzir sujeitos, que na relação ética consigo e com o outro, vivam de maneira mais livre, é a tese desenvolvida nesta pesquisa, no Programa de ... -
A produção discursiva de uma infância surda escolarizada: escritas biografemáticas
(2018-07-16)Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa de mestrado cujo objetivo principal foi problematizar a existência de uma infância surda escolarizada. Como metodologia de trabalho foram construídos biografemas, no sentido ... -
You Tube como pedagogia cultural: espaço de produção, circulação e consumo de cultura surda
(2012-03-30)Esta pesquisa propõe discutir produções culturais surdas a partir do espaço midiático You Tube, tomando tal contexto como um lugar de ensino, de demarcação cultural e de constituição de identidades. A cultura, na perspectiva ... -
Experiências formativas de uma escola pública bilíngue para surdos em curso médio normal
(2021-10-18)Esta tese foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença e tem como objetivo principal entender as experiências ... -
Youtubers bilíngues: artefatos interculturais no cenário escolar da educação de surdos
(2020-11-26)A pesquisa intitulada “Youtubers Bilíngues: artefatos interculturais no cenário escolar da escolar da Educação de Surdos” foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação ... -
Cultura e identidade surda no discurso curricular e seus efeitos na docência de professores formados no curso de Letras/Libras - Polo UFSM
(2013-03-25)A presente pesquisa tem por objetivo principal problematizar a relação estabelecida entre o discurso curricular do curso de Letras/Libras (Polo UFSM) e a produção de identidades surdas docentes no campo da Educação de ... -
Marcas surdas de professores codas compartilhadas nas tramas da interculturalidade
(2023-12-14)Esta Tese foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa em Educação Especial, Inclusão e Diferença. Teve como objetivo geral da pesquisa: entender os ... -
A produtividade dos sujeitos com deficiência na articulação da educação profissional e tecnológica com a inclusão
(2017-09-01)Esta Tese tem como objetivo compreender como a educação profissional e tecnológica investe na constituição de sujeitos produtivos na racionalidade neoliberal de matriz inclusiva. Inspirada no pensamento de Michel Foucault ...