Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 771-790 of 856
-
Saúde emocional, qualidade de vida e bem-estar docente: o reconhecimento do outro na esfera da docência universitária
(2021-02-03)Esta dissertação inscreve-se na linha de pesquisa “Docência, saberes e formação de professores", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa teve o objetivo ... -
Seleção e utilização de livros didáticos de física em escolas de educação básica
(2012-02-24)Buscamos, com essa pesquisa, compreender como o Programa Nacional do Livro Didático incide no contexto de Escolas de Educação Básica e que implicações ele traz para o trabalho docente desenvolvido nessas escolas. Para ... -
Sentidos da educação musical na formação acadêmico-profissional do pedagogo
(2015-07-02)Esta pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes, do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Buscou, como objetivo geral, compreender os sentidos ... -
Sentidos da escola para jovens estudantes de ensino médio diante de práticas pedagógicas diferenciadas: um estudo de caso
(2015-08-14)A presente investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema: como as práticas ... -
Ser docente na gestão e ser gestor na docência: um olhar sobre a iniciação à carreira no contexto universitário
(2015-12-09)O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como temática central a docência e a gestão no início da carreira ... -
Ser professor de educação infantil no município de Agudo/RS em tempos de pandemia
(2022-04-26)Esta dissertação, que tem como objetivo compreender a reorganização do trabalho pedagógico na Educação Infantil do município de Agudo (RS), em seus Tempos e Espaços, considerando o contexto da pandemia no ano de 2020, a ... -
Sexualidade: representações de professores do ensino médio
(2004-12-01)O trabalho Sexualidade: Representações de Professores do Ensino Médio vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas nas Instituições do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo ... -
Significações imaginárias sobre a condição docente no ensino médio: um estudo na rede estadual do município de Alegrete - RS
(2018-08-27)A dissertação de mestrado que apresento é vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional no Programa da Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Teve como objetivo ... -
Significações imaginárias sobre a formação continuada de professores
(2015-10-15)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no curso de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2013 a 2015, inscrito na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Significações imaginárias sobre o cinema como experiências estéticas na formação inicial de professores
(2019-08-26)Essa dissertação se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. A investigação partiu da problemática de ... -
O significado do curso do Pronatec e a inserção no mercado de trabalho do jovem egresso do programa
(2015-09-08)Este trabalho situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ao enfocar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino ... -
Significados atribuídos pelos jovens estudantes ao ensino médio integrado à educação profissional: um estudo de caso
(2015-09-04)Esta Pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como problema a seguinte questão: Quais os significados que ... -
O sistema de avaliação da educação básica dos anos iniciais do ensino fundamental e indicadores de qualidade na gestão educacional/escolar em escolas municipais de Santa Maria – RS
(2022-10-14)Esta pesquisa se constitui como etapa de conclusão do curso de Mestrado em Educação, inserindo-se na linha de pesquisa Praticas Escolares e Políticas públicas, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade ... -
“Sistema educacional inclusivo”: um olhar para a formação de conceitos em estudantes com deficiência intelectual
(2017-08-18)Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e ... -
O sistema Universidade Aberta do Brasil como política de expansão do ensino superior
(2014-03-27)Este trabalho tem como tema o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) enquanto política pública de estímulo para a modalidade de educação a distância (EAD) e expansão do ensino superior público que tem sido amplamente ... -
Situação-problema: representações de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UFSM
(2007-01-15)Embora o termo problema esteja bastante presente no cotidiano de pessoas que trabalham com a Matemática, ainda hoje, podemos perceber que seu uso nem sempre está acompanhado de um consciente entendimento sobre o seu ... -
Sobre a formação continuada em artes visuais: experiências narrativas a partir da cultura visual
(2011-04-01)A presente Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE - da Universidade Federal de Santa Maria UFSM tem como temática a formação continuada em artes visuais e baseia-se em narrativas a partir ... -
Socioeducação e inclusão: a produção de sujeitos no centro atendimento socioeducativo de Santa Maria/RS
(2021-02-11)Problematizar a produção de sujeitos no Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS, bem como seus efeitos e os modos de subjetivação que se dão na aliança com a escola inserida na unidade, foi o que mobilizou ... -
Sofrimento psíquico e síndrome de Burnout: um estudo com professores do PPGE/CE/UFSM
(2004-06-30)O presente estudo científico, pertencente à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, embasou-se na investigação e ... -
Subjetividade, verdade e a problematização ética da docência em Filosofia na contemporaneidade
(2013-05-15)A partir da análise dos estudos realizados por Michel Foucault sobre o processo histórico de ressignificação da relação entre subjetividade e verdade, a presente pesquisa analisa as possíveis implicações da requalificação ...