Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 778-797 of 872
-
Os saberes de uma professora e sua atuação na classe hospitalar: estudo de caso no Hospital Universitário de Santa Maria
(2006-03-30)Aulas em hospitais asseguram continuidade dos estudos e desempenham papel fundamental na recuperação de alunos internados. Destaco que o hospital não é o locus dos profissionais da educação. Nesse contexto, o educador ... -
Saberes do professor de filosofia no nível médio
(2005-07-07)A luta pela obrigatoriedade da filosofia no ensino médio, que vem desde os anos 80, trilhou um caminho em que as discussões sobre o tema não colocavam como pauta importante as questões micro que envolvem a discussão sobre ... -
Saberes docentes, avaliação e inclusão: estudo de uma realidade
(2009-11-19)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Propõe refletir sobre os Saberes Docentes e a Avaliação de Alunos com ... -
Saberes e práticas docentes: repensando a formação continuada
(2004-03-12)O interesse em investigar a necessidade que alguns docentes expressam de continuarem sua formação está em identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente ... -
Saberes e representações em dança: um olhar acerca da formação docente nos anos iniciais do ensino fundamental
(2009-08-14)Através da linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM, realizou-se o presente estudo, de caráter qualitativo, tendo como objetivo principal investigar os saberes e representações de ... -
Saberes mobilizados e construídos no contexto do estágio supervisionado de ensino do curso de formação de professores para a educação profissional
(2022-01-11)Esta pesquisa1 foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação, inserido na Linha de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, da Universidade ... -
A sala de aula como espaço de ressignificação da ludicidade e da amorosidade na formação docente
(2014-03-07)Esta pesquisa se desenvolveu no Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado e na Linha de Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional (LP1). Teve a orientação do Professor doutor Valdo Barcelos. O Tema ... -
A sala de aula de filosofia como espaço de vivências transformadoras: interculturalidade e amorosidade na formação docente
(2016-12-16)O tema desta investigação está centrado na formação do professor de Filosofia tendo como base da mesma aspectos da interculturalidade e da amorosidade como vivências significativas no processo de formação docente. Tal ... -
Saúde emocional, qualidade de vida e bem-estar docente: o reconhecimento do outro na esfera da docência universitária
(2021-02-03)Esta dissertação inscreve-se na linha de pesquisa “Docência, saberes e formação de professores", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa teve o objetivo ... -
Seleção e utilização de livros didáticos de física em escolas de educação básica
(2012-02-24)Buscamos, com essa pesquisa, compreender como o Programa Nacional do Livro Didático incide no contexto de Escolas de Educação Básica e que implicações ele traz para o trabalho docente desenvolvido nessas escolas. Para ... -
Sentidos da educação musical na formação acadêmico-profissional do pedagogo
(2015-07-02)Esta pesquisa está vinculada à linha Educação e Artes, do PPGE/UFSM e foi desenvolvida junto ao grupo de pesquisa FAPEM Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Buscou, como objetivo geral, compreender os sentidos ... -
Sentidos da escola para jovens estudantes de ensino médio diante de práticas pedagógicas diferenciadas: um estudo de caso
(2015-08-14)A presente investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema: como as práticas ... -
Sentidos sobre o trabalho pedagógico das professoras de bebês no município de Santa Maria/RS
(2024-04-26)Esta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 2: Políticas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como ... -
Ser docente na gestão e ser gestor na docência: um olhar sobre a iniciação à carreira no contexto universitário
(2015-12-09)O presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como temática central a docência e a gestão no início da carreira ... -
Ser professor de educação infantil no município de Agudo/RS em tempos de pandemia
(2022-04-26)Esta dissertação, que tem como objetivo compreender a reorganização do trabalho pedagógico na Educação Infantil do município de Agudo (RS), em seus Tempos e Espaços, considerando o contexto da pandemia no ano de 2020, a ... -
Sexualidade: representações de professores do ensino médio
(2004-12-01)O trabalho Sexualidade: Representações de Professores do Ensino Médio vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas Educativas nas Instituições do Curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Este estudo ... -
Significações imaginárias sobre a condição docente no ensino médio: um estudo na rede estadual do município de Alegrete - RS
(2018-08-27)A dissertação de mestrado que apresento é vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional no Programa da Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Teve como objetivo ... -
Significações imaginárias sobre a formação continuada de professores
(2015-10-15)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no curso de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2013 a 2015, inscrito na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Significações imaginárias sobre o cinema como experiências estéticas na formação inicial de professores
(2019-08-26)Essa dissertação se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. A investigação partiu da problemática de ... -
O significado do curso do Pronatec e a inserção no mercado de trabalho do jovem egresso do programa
(2015-09-08)Este trabalho situa-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ao enfocar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino ...