Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1361-1380 of 4147
-
A formação de professores e uma extensionista: cartografando uma experiência
(2012-11-09)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A presente ... -
A produção de um jornal escolar eletrônico na escola pública: multiletramentos e o ensino de língua portuguesa
(2014-07-11)O presente artigo teve por objetivo desenvolver um jornal escolar eletrônico, com vista a desenvolver multiletramentos por meio da produção textual em Língua Portuguesa. Tendo em vista verificar como essas atividades ... -
Indicadores de qualidade na atuação do Conselho Municipal de Educação no âmbito do sistema de ensino de Cachoeira do Sul - RS
(2019-10-30)Essa pesquisa de mestrado profissional está vinculada a Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal ... -
Aprendizagem docente do professor surdo: a produção de saberes sobre a escrita da língua de sinais
(2016-03-29)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, em âmbito de doutoramento. A partir de fios ... -
Aprendizagem docente de professores alfabetizadores de aprendizes surdos
(2011-10-27)Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A partir de fios teóricos que contemplam ... -
Educação infantil do campo no município de Santa Maria/RS: os ciclos de formação como possibilidades político-pedagógicas
(2018-10-11)Esta pesquisa buscou compreender de que forma as Políticas Públicas, criadas para auxiliar e promover a Educação Infantil, têm contribuído para a Educação Infantil do Campo, em especial, como os Ciclos de Formação nas ... -
As contribuições da perspectiva democrática na gestão escolar em uma escola municipal de São José do Inhacorá/RS
(2018-12-01)Este estudo propôs analisar como a Gestão Escolar na perspectiva democrática tem sido pensada em uma escola municipal de São José do Inhacorá/RS. A intenção foi investigar as contribuições da perspectiva democrática na ... -
Tutoria no curso de pedagogia a distância: construção de sentidos e saberes sobre a ação pedagógica
(2018-10-08)Esta pesquisa trata-se da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Pistas, saídas, fugas e suspeições da escola como agenciamento de uma matriz discursiva da vulnerabilidade
(2020-07-31)Esta Dissertação de Mestrado está vinculada ao PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação, do CE - Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), à Linha de Pesquisa LP3 - Educação Especial, inclusão ... -
O novo Ensino Médio: entre as normativas/orientações para a reestruturação curricular e a prática didático-pedagógica de professores da formação geral básica
(2022-12-15)Esta pesquisa foi elaborada com base nos estudos realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC), e está vinculado ao ... -
Movimentos sociais e políticos das pessoas com deficiência: uma escuta das práticas de (re)existência
(2023-12-15)Esta dissertação foi realizada durante o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrando a Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença ... -
Desafios ambientais na educação infantil
(2008-06-30)Trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil, torna-se relevante, quando esse trabalho é diferenciado em relação ao que se presencia nos currículos e nas práticas educativas das instituições, o qual se restringe a ... -
Educação de jovens e adultos uma perspectiva freireana e intercultural
(2012-03-21)A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. ... -
A percepção ambiental através do discurso jornalístico
(2015-04-28)No contexto atual, em que os problemas ambientais afetam cada vez mais o nosso cotidiano, faz-se importante a inserção nos programas televisivos do debate acerca do meio ambiente, construindo-se, assim, uma arena do ... -
A universidade pública como espaço de formação: um estudo a partir de vozes discentes
(2010-04-16)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa 1: Formação, saberes e desenvolvimento profissional do Programa da Pós-Graduação em Educação da UFSM e no projeto Indicadores de Qualidade para a Educação Superior Brasileira , ... -
Influências das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
(2017-10-27)O presente trabalho apresenta como temática a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação infantil. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica a fim de contextualizar a educação ... -
Produzindo vídeos: uma experiência de autoria com os alunos do ensino médio da Escola Estadual José de Anchieta
(2014-12-19)O presente artigo investiga, observa, experimenta e levanta questionamentos quanto o potencial da produção audiovisual como ferramenta educacional e de comunicação. Apresentando um estudo de caso, em que uma produção de ... -
Implantação de oficinas para a construção de objetos de aprendizagem aplicados na prática pedagógica dos anos iniciais
(2014)Este artigo apresenta a experiência da implantação de oficinas para a construção de objetos de aprendizagem aplicados na prática pedagógica dos anos iniciais de uma escola do Rio Grande do Sul. Ele mostra a formação ... -
A aprendizagem mediada pelo uso do software Geogebra
(2014-12-18)O artigo apresenta discussões acerca da construção de conhecimento matemático de Função Exponencial, mediado pelo software GeoGebra. O objetivo do trabalho foi verificar se, a partir do uso deste software, comparando com ... -
A formação continuada na escola: treinar para reproduzir ou formar para transformar?
(2008-06-26)A presente Dissertação de Mestrado insere-se na Linha de pesquisa Políticas Públicas e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Este estudo nasceu da ...