Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1521-1540 of 4147
-
A inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo na perspectiva de seus professores: estudo de caso em quatro escolas do município de Santa Maria/RS
(2014-01-06)Este trabalho investiga a inclusão educacional escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município de Santa Maria, RS. A inclusão será analisada a partir dequatro indicadores: presença, participação, ... -
América Latina em teses: a historiografia latino-americanista nas teses dos cursos de doutorado em história no Rio Grande do Sul (1986-2016)
(2019-08-27)O trabalho “América Latina em teses: a historiografia latino-americanista nas teses dos cursos de doutorado em História no Rio Grande do Sul” adota como objeto a análise das setenta e duas teses sobre a América Latina ... -
Redes sociais e ecofeminismo: ferramentas de uma educação ambiental transformadora
(2018-01-31)O uso das redes sociais, como o Facebook, vem crescendo a cada dia. Esse aumento permitiu que não só movimentos sociais, principalmente os de lutas de gênero, raça e classe, ganhassem destaque, como também modificou as ... -
Geração e descarte dos resíduos nas oficinas mecânicas de Tiradentes do Sul, RS
(2018-11-10)A crescente preocupação com as questões ambientais tem impulsionado a busca por alternativas sustentáveis, sendo a educação ambiental a principal forma de modificar atitudes e transformar as relações entre o homem e a ... -
O currículo na educação de jovens e adultos: investigando as significações sociais elaboradas pelo educador
(2007-05-07)Essa pesquisa de pós-graduação está vinculada à linha de Currículo, Ensino e práticas escolares. A mesma está pautada numa dimensão qualitativa e partiu da utilização de entrevistas semi-estruturadas e relatos autobiográficos ... -
A educação especial na educação do campo: as configurações de uma escola da rede municipal de ensino
(2017-03-08)A presente pesquisa versa sobre a educação especial no contexto na educação do campo da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, justificando-se pelas poucas pesquisas envolvendo o contexto das escolas do campo e dos ... -
Toondoo: o uso de histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem na formação continuada de professores
(2017-06-24)Este artigo analisa um trabalho desenvolvido como parte de um curso de formação continuada de professores, implementado na escola municipal Pão dos Pobres em Santa Maria-RS. Teve como objetivos contribuir na formação ... -
Ações socioambientais desenvolvidas pelos setores no IFFAR campus São Borja-RS
(2023-02-16)Este trabalho teve como objetivo analisar questões que precisam ser repensadas no Instituto Federal Farroupilha Campus São Borja no que tange aos aspectos socioambientais. Como objetivos específicos, buscou-se identificar a ... -
O brincar na escola: manifestações e perspectivas culturais
(2002-08-05)Ao observar que o brincar na escola se resumia em uma repetição de brincadeiras ou era realizado livremente, sem qualquer intervenção pedagógica, despertou-se em nós o interesse de investigar as perspectivas pedagógicas ... -
Do ocaso do curso normal à alvorada da educação profissional e tecnológica: políticas educacionais e experiências de Santa Maria e Pelotas/RS
(2021-09-28)O Curso Normal, que historicamente prepara profissionais para Educação, vem, ao longo da sua trajetória, sofrendo impactos das políticas e reformas educacionais, impactos que provocam experiências diferentes nos Cursos. ... -
Gestão escolar democrática reflexões acerca da trajetória de um gestor na rede pública municipal de educação de Dois Irmãos - RS
(2015-11-28)O presente trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido em uma escola da rede municipal de Dois Irmãos, na qual foi analisado como se efetiva a gestão escolar a partir da vivência de um diretor de escola. Procura ... -
Atuação da professora de educação especial em uma escola de educação básica
(2019-08-21)Esta dissertação apresenta os caminhos de uma investigação construída junto ao Mestrado Profissional de Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de ... -
Matemática e afetividade: relações e enunciações de acadêmicos e egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagodia da UFSM
(2023-12-05)A afetividade, ao estar imbricada no processo de ensino e aprendizagem, pode vir a melhorar o aprender e o gostar de Matemática. Considerando-se que, em qualquer nível de ensino, se trabalha com seres humanos em constante ... -
Grupo VocaPampa: narrativas sobre saberes profissionais de musicodocentes
(2021-11-04)Essa dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes – LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em ... -
A produção do sujeito musical campeiro na vertente da canção nativista estudantil em Santana do Livramento - RS
(2012-03-30)Esta dissertação apresenta práticas discursivas que produzem o Sujeito Musical Campeiro, um tipo de subjetividade do gauchismo do Rio Grande do Sul que circula na Vertente da Canção Nativista Estudantil, festival de ... -
Trajetórias musicais de jovens no ensino médio: narrativas em círculos restaurativos
(2023-09-15)A presente tese é um estudo baseado em narrativas (auto)biográficas em educação, trabalho investigativo vinculado ao Grupo de Pesquisas NarraMus – Autonarrativas de Práticas Musicais que pertence à Linha de Pesquisa ... -
Uso de softwares no processo de ensino e aprendizagem de biologia no ensino médio da Escola Estadual Padre Gonzales
(2014-12-19)As tecnologias da informação e comunicação (TICs) se constituem num conjunto de recursos que possibilitam diferentes formas de trabalhar no processo de ensino, de forma a facilitar a aprendizagem. Assim, o presente trabalho ... -
Por uma consciência histórica: narrativas autobiográficas de estudantes de história do ensino médio
(2020-12-17)Em um cenário de mudanças cada vez mais rápidas, em que a educação é insistentemente criticada e questionada, cresce de maneira significativa o número de pessoas que não mais atribui à instituição escola o papel de ser a ... -
Plataforma Arduino: uma alternativa para potencializar a aprendizagem de programação de computadores
(2020-03-06)O crescente avanço das tecnologias tem contemplado diversos públicos no dia a dia, proporcionando maior eficiência na realização de atividades profissionais, de entretenimento e educação. Em um contexto educacional mais ... -
Inovação educacional disruptiva mediada por recursos educacionais abertos (REA) na educação profissional e tecnológica (EPT)
(2022-11-23)Os Recursos Educacionais Abertos (REA) integram o movimento da Educação Aberta, cujos princípios visam à democratização. REA tem como objetivo abrir caminhos para uma educação acessível para todos ao incentivar a criação, ...