Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1641-1660 of 4147
-
Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em educação matemática
(2021-12-17)Esta pesquisa objetiva analisar relações com a matemática explicitadas por alguns pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação que desenvolveram estudos sobre conceitos/conteúdos de matemática fundamentados na ... -
O gestor e as relações interpessoais
(2016-08-25)Este trabalho tem por objetivo abordar descrições básicas a respeito da conduta do gestor educacional em relação aos demais colaboradores da escola, permitindo uma reflexão sobre a repercussão da gestão democrática frente ... -
Educação infantil na escola do campo: o que as crianças no sinalizam sobre este contexto
(2013-05-09)O presente texto apresenta os resultados da Pesquisa de Mestrado Educação infantil na escola do campo: o que as crianças nos sinalizam sobre este contexto, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado em ... -
O papel da gestão escolar na educação de jovens e adultos das escolas municipais de Santana do Livramento
(2018-12-01)Essa pesquisa tem por objetivo investigar e Compreender quais as ações que gestão escolar promove visando a continuidade dos estudos para estudantes da Educação de Jovens e Adultos NA cidade de Sant´Ana do Livramento - RS. ... -
Implicações da cultura de participação do trabalho cooperado dos sem-terra assentados na gestão da escola: a gestão escolar como reflexo da realidade
(2010-05-31)Tendo como referência uma escola pública de ensino fundamental e médio do Estado do Rio Grande do Sul, localizada em assentamento proposto pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, este trabalho tem como objetivo ... -
A organização do ensino de matemática no contexto de inclusão
(2015-08-28)Este trabalho decorre de um projeto desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa ―Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). ... -
Educar sem corrimões? A formação em tempos de ruptura com a tradição
(2013-04-05)Este trabalho procura analisar o pensamento de Hannah Arendt como elo hermenêutico de compreensão da formação, diante do diagnóstico de ruptura com a tradição. Ao tomar, como pano de fundo, as operações de reviravolta do ... -
Indústria cultural e educação: caminhos de volta
(2007-04-13)Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de Mestrado, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, para a linha de pesquisa: Educação e Arte. O trabalho versa sobre ... -
Contextos emergentes no ciclo de alfabetização: um estudo na rede municipal de ensino de Santa Maria
(2019-12-17)Esta monografia foi desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM, na linha de pesquisa 2, que visa aprofundar os conhecimentos acerca da “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos”. Além disso, ... -
Aprendizagens docentes na pandemia: um estudo com professores alfabetizadores da rede municipal de Santa Maria, RS
(2023-07-12)Este estudo insere-se na linha de pesquisa LP1: Docência, saberes e desenvolvimento profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS). Diante do contexto pandêmico, que ... -
Integração das famílias na gestão escolar para a resolução de conflitos
(2018-12-01)O presente trabalho tem o objetivo de analisar as estratégias que o Gestor Escolar pode buscar para integrar as famílias na mediação de conflitos que surgem dentro da escola. Nosso lócus de pesquisa é a Escola Municipal ... -
Topologia das violências em rede: uma hermenêutica da docência a partir do caso da professora de Indaial
(2023-01-31)A presente tese busca investigar e refletir sobre as violências em rede, propagadas com auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente no contexto as plataformas de redes sociais, em sua ... -
A construção e aplicação do projeto político pedagógico: participação da comunidade escolar
(2015-11-27)A presente pesquisa consiste num estudo de caso sobre a participação da gestão e demais membros da comunidade escolar na construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico – PPP, numa escola pública estadual do Município ... -
O uso dos jogos digitais educacionais no processo ensino e aprendizagem nos anos iniciais
(2017-10-26)Este artigo tem a finalidade de analisar o uso de jogos digitais educacionais livres com potencial de utilização no processo de ensino e aprendizagem em uma intervenção nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola ... -
Representações sociais da infância indócil: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
(2012-09-03)A presente tese de Doutorado teve como objetivo conhecer, analisar e compreender como são produzidas as Representações Sociais dos indóceis escolares, a partir dos registros nos livros de ocorrência dos anos iniciais de ... -
Representações sociais das professoras de alunos identificados como hiperativos incluídos no sistema regular de ensino de Santa Maria/RS
(2007-03-29)Esta pesquisa desenvolveu-se na Linha de Pesquisa "Educação Especial , do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Demandas ditas difíceis, entre estas, alunos hiperativos, desatentos, ... -
Autorreificação da imagem e reconhecimento docente
(2015-03-24)A presente tese com o título Autorreificação da Imagem e Reconhecimento Docente é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa Formação, ... -
Entre mito e racionalidade docente: uma compreensão da relação pedagógica na figura de Eco e Narciso
(2008-04-24)O trabalho consiste numa reflexão hermenêutica sobre a imagem docente perante o mundo racionalista, tendo como ponto de partida dois estudos críticos de Theodor W. Adorno: Tabus que pairam sobre a profissão de ensinar e ... -
Competências docentes para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) durante o processo de alfabetização: relação público e privado
(2017-06-23)O presente estudo pretende investigar quais são as competências docentes para o uso das tecnologias, que são essenciais na fase inicial da alfabetização, bem como, verificar como tais competências podem contribuir para a ... -
Arte y Pedagogía
(2023)Pretendemos entregar à comunidade educativa, e ao público em geral, um texto que dê conta da relevância da expressão artística nas suas diversas manifestações e como isso poderá contribuir para humanizar as salas de aula ...