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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS

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LUFT, SIBILA.pdf (1.895Mb)
Data
2012-09-03
Autor
Luft, Sibila
Primeiro orientador
Naujorks, Maria Inês
Primeiro membro da banca
Scisleski, Andrea Cristina Coelho
Segundo membro da banca
Aguinsky, Beatriz Gershenson
Terceiro membro da banca
Arpini, Dorian Mônica
Quarto membro da banca
Costas, Fabiane Adela Tonetto
Quinto membro da banca
Freitas, Soraia Napoleão
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente tese de Doutorado teve como objetivo conhecer, analisar e compreender como são produzidas as Representações Sociais dos indóceis escolares, a partir dos registros nos livros de ocorrência dos anos iniciais de uma escola municipal de Santa Maria/RS. Foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação Especial , do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS (PPGE/CE/UFSM). Sendo a categoria infância uma construção social, apresentamos uma visão histórica da representação, constituição e produção da infância indócil: criminosa, infratora, transtornada e medicada, sob olhares da mídia, as Ciências Jurídicas, as Ciências Médicas, a Educação e Educação Especial, contemplando saberes de âmbitos da interdisciplinaridade (JAPIASSÚ, 1976), perpassando pela construção de marcos mundiais no reconhecimento dos direitos das crianças e das Políticas Públicas voltadas para estas. Conhecer as representações sociais (MOSCOVICI, 1978; 2010; JODELET, 2001) produzidas no espaço escolar sobre os indóceis escolares a partir da análise dos livros de ocorrência e identificando procedimentos adotados pela escola em relação à demanda infância indócil, bem como quais os impactos nas práticas de (in) exclusão, contemplamos questões Como as Representações a partir da análise dos livros de ocorrência produzem a exclusão de alunos indóceis? A pesquisa foi de cunho documental, e envolveu materiais que ... não receberam ainda um tratamento analítico (GIL, 2008, p. 66), ocorreu em uma escola municipal de Ensino Fundamental da cidade de Santa Maria/RS, com a utilização de 05 livros de registros de ocorrência envolvendo alunos dos anos iniciais, com amostra total de 954 registros, sendo que destes, 743 (setecentos e quarenta e três) foram utilizados. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/UFSM, sob nº 0287.0.243.000-11/2011, a análise e coleta do material ocorreu nos meses de junho a julho/2011, sendo utilizado diário de campo e fotocópia. Os resultados evidenciaram que, no contexto da realidade pesquisada, questões envolvendo a infância indócil são de âmbito comportamental em detrimento das cognitivas. Não evidenciamos casos onde ambos os aspectos estivessem presentes nos registros, o que implica um deslocamento e uma nova representação formada: na atualidade saem de cena aquelas demandas com problemas de aprendizado, bem como os transtornados e hiperativos medicados, sendo estes produções da medicina, para dar lugar aos indóceis escolares, os quais provavelmente irão fomentar a instância jurídica, com a já produzida infância infratora, observada pelos holofotes da mídia, a qual vem sistematicamente divulgando e propagando reportagens sobre a infância infratora, relacionada com o surgimento e explosão de um fenômeno de âmbito internacional, o Bullying. A carência de Políticas Públicas específicas para a educação e permanência da infância indócil na escola, faz-se de tal urgência, somados às discussões sobre a formação de professores, visto a escola utilizar ainda métodos e técnicas punitivas, ameaçadoras e excludentes, o que denota despreparo para o trabalho com este público. Outro aspecto que merece ser evidenciado envolve abordagens interdisciplinares, sendo esta temática em questão crucial para o investimento no campo das Políticas Públicas em Educação, contribuindo assim para a permanência destas demandas na escola, minimizando impactos da exclusão, ainda presentes.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3462
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Educação [110]

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