Navegação por área do CNPQ "700800000006"
Itens para a visualização no momento 1901-1920 of 4149
-
Proposta de implantação e capacitação de plano de ensino para educação profissional e tecnológica
(2019-08-30)A presente dissertação pesquisou sobre o planejamento das disciplinas no contexto escolar da Educação Profissional e Tecnológica, entendendo que a escola tem um importante papel na formação e no desenvolvimento do homem, ... -
O enfoque por competências no discurso sobre o ensino médio brasileiro: um exercício de problematização
(2014-03-17)Os propósitos desta pesquisa foram problematizar como o enfoque por competências no Ensino Médio brasileiro é posto em discurso; analisar as condições de possibilidade que propiciaram a emergência do mesmo e visualizar ... -
Professores e ensino médio brasileiro na revista Educação/UFSM: um arquivo sobre a produção de sujeitos na governamentalidade neoliberal
(2018-07-31)Esta tese buscou analisar uma série de artigos da revista Educação, publicada no Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e uma seleção de documentos oficiais brasileiros sobre a educação, ... -
O projeto pedagógico como instrumento da gestão democrática: estudo em duas escolas de educação infantil de Vale Real - RS
(2018-06-30)Este trabalho de pesquisa tem como temática o Projeto Pedagógico como instrumento da gestão democrática. Propõe-se a estudar duas escolas de Educação Infantil no Município de Vale Real-RS, e como seus Professores e Educadores ... -
Educação, meio ambiente e cidadania
(2005-03-14)Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre Educação Ambiental, que analisa as práticas e as concepções de professores, alunos, diretora, pais e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Medeiros, ... -
Análise do conteúdo de geometria espacial em livros didáticos do ensino médio: uma atividade no âmbito da formação inicial de professores
(2016-12-07)Este trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito da formação de professores a partir de uma atividade de análise de livros didáticos oferecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Com isso, busca-se investigar como se ... -
Atividade docente de estudo de professoras do ciclo de alfabetização: vivências formativas em contextos de cultura escrita
(2017-08-28)Este estudo vincula-se à Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Apresenta como problemática orientadora a seguinte ... -
Aprendizagem docente no contexto da alfabetização: movimentos formativos de professoras a partir da tríade ensino, pesquisa e extensão
(2012-01-04)Esse estudo está inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tivemos como objetivo deste estudo compreender ... -
Ausências, brechas e encontros: o professor tutor no estágio curricular supervisionado
(2013-04-24)Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo está inserido na Linha de Pesquisa “Formação docente, saberes e ... -
Sentidos da escola para jovens estudantes de ensino médio diante de práticas pedagógicas diferenciadas: um estudo de caso
(2015-08-14)A presente investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema: como as práticas ... -
A (in)justiça social em uma escola pública de ensino médio em Santa Maria/RS: o que os/as jovens dizem?
(2023-06-23)A presente tese está vinculada à linha de pesquisa políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Teve por problema ... -
Para o que formamos? Reflexões sobre a concepção sócio alimentar do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da UNISC
(2021-10-28)Esta pesquisa propõe apresentar considerações sobre a questão sócio alimentar que embasa a formação dos profissionais da área da Gastronomia, tendo como problema de investigação as concepções presentes na formação acadêmica ... -
Competências digitais para a docência em Educação Profissional e Tecnológica
(2019-12-16)Este trabalho teve como foco o estudo das Competências Digitais na Educação Profissional e Tecnológica. Tal conceito é apresentado pela União Europeia e definido como o conjunto de habilidades e atitudes para a resolução ... -
Gestão escolar no contexto das políticas públicas para a educação infantil
(2014-12-10)Essa pesquisa investiga como se dá o processo de gestão escolar (administrativo, financeiro e pedagógico) em uma escola de Educação Infantil localizada no município de Santa Maria. Desdobra-se como objetivo geral: Compreender ... -
Políticas e práticas de organização curricular da alfabetização na pandemia: estudo de uma experiência inédita
(2022-10-31)Esta dissertação, do Curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pósgraduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, aborda a temática: políticas ... -
Escola, sociedade, ambiente e gestão sustentável
(2012-11)Este estudo consiste em analisar formas de promover uma gestão escolar sustentável, através de pequenas ações, buscando estratégias metodológicas para conscientização dos envolvidos. Nesse sentido, foi feita análise da ... -
Ir ao cinema: a formação inicial de professores e o instituinte ético-estético em educação nos processos formativos docentes
(2018-08-03)A educação abre-se à experiência cinema, trazendo o cuidado ético-estético em educação para a formação inicial, instituindo-se a partir de processos formativos docentes. Esta é a tese de doutorado que apresento à Linha de ... -
A edificação da escola no espaço negado do sonho: um estudo na formação de professores surdos
(2004-03-29)Este trabalho descreve a pesquisa realizada com dois professores surdos sobre as representações e significados construídos a partir de suas vivências na escola e nos processos de formação, inserindo-se na linha de Formação ... -
Covid-19: no foco da acessibilidade para surdos
(2021-03-12)Introdução Esta cartilha foi concebida e realizada como trabalho de Estágio Supervisionado em Educação de Surdos, no curso de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante todo esse tempo ... -
Avaliação institucional: avaliar é preciso
(2024)Os organizadores deste e-book foram muito felizes por nos trazer, através de recortes de relatos de experiências, reflexões muito importantes acerca de questões relacionadas à Avaliação Institucional. Importante destaque ...