Navegação por título
Itens para a visualização no momento 18973-18992 of 31419
-
Jogo teatral e educação escolar
(2005)Em função da especificidade desta disciplina, foi preciso fazer algumas alterações quanto ao conteúdo. Conforme o programa, o conteúdo está dividido em dez unidades, mas, para um melhor entendimento seqüencial e porque ... -
O jogo tradicional nas aulas de Educação Física no ensino médio: experiências pedagógicas
(2018-09-13)Esta pesquisa trata dos Jogos Tradicionais como manifestação lúdica expressa culturalmente e historicamente, relacionados ao Ensino Médio da Educação Básica. Objetiva analisar as experiências pedagógicas desenvolvidas ... -
Jogo, infância e educação física: conhecimento e especificidade
(2018-12-05)O presente trabalho teve por objetivo analisar, a concepção do jogo como conteúdo (aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais) na Educação Física para a infância, na produção científica na área da Educação Física ... -
Jogos como apoio didático ao ensino de Matemática
(2004-12-10)O ensino de matemática permite que o professor detecte, com mais facilidade do que em outras disciplinas, as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Não raras vezes, a rejeição para a realização de tarefas que envolvam ... -
Jogos computacionais no ensino técnico profissional do Instituto Federal Farroupilha: panorama e possibilidades
(2015-08-24)O presente trabalho parte do pressuposto que o discente pode ser motivado a buscar conhecimento por meio de diversos mecanismos, e muitos incluem o desafio e o prazer da conquista como estratégia, fato conhecido como ... -
Jogos cooperativos: uma possibilidade de socialização na educação infantil
(2015-02-28)O presente artigo “Jogos Cooperativos: uma possibilidade de socialização na Educação Infantil” tem como objetivo verificar a importância dos jogos cooperativos como forma de socialização na educação infantil. Portanto, os ... -
Os jogos da escola cidadã do munícipio de Porto Alegre: que cidadania está em jogo?
(2005-10-26)Com a constante preocupação de alcançarmos um outro esporte possível, este trabalho buscou compreender a proposta de jogos escolares municipais, da cidade de Porto Alegre, os Jogos da Escola Cidadã (JEC). Tendo como ... -
Jogos didáticos para o ensino de Ciências
(2021-10-08)Resumo: Os jogos didáticos podem ser utilizados como ferramenta para o ensino de ciências pelo seu potencial em contribuir para a motivação, a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Essa investigação ... -
Jogos didáticos X informática: aprendizagem significativa?
(2011)O artigo apresenta uma análise sobre o uso dos jogos didáticos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e História, no laboratório de informática de uma escola da rede pública municipal da cidade de Bagé- ... -
Jogos digitais como ferramentas motivadoras para aprendizagem de espanhol
(2022-12-02)O mundo vem passando por profundas mudanças com o surgimento das novas tecnologias, e nas escolas esse cenário não é diferente, pois elas se mostram como grande suporte no processo de ensino e aprendizagem de línguas. ... -
Jogos digitais educacionais enquanto recurso para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa
(2010)O presente artigo busca ressaltar a relevância dos jogos e atividade digitais para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa aos alunos do ensino fundamental de escolas públicas, bem como a importância pedagógica desses ... -
Jogos digitais na educação básica: proposta de curso – MOOC – para fomentar a produção de recursos educacionais abertos
(2023-03-30)Considero que a evolução da sociedade demanda a diversificação das ferramentas no processo de ensino e entendo a associação entre o uso de jogos digitais e os Recursos Educacionais Abertos – REA – como proposta metodológica ... -
Jogos digitais na educação infantil
(2020-12-08)O presente trabalho tem como objetivo mostrar a aplicabilidade dos jogos digitais na educação infantil. Jogos digitais são identificados como ferramentas de reação como um meio de entretenimento, os jogos proporcionam a ... -
Jogos digitais no 3º ano do ensino fundamental: um estudo de caso
(2017-10-21)O presente trabalho teve por objetivo analisar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação numa turma do 3° ano do ciclo de alfabetização. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Santana do ... -
Jogos digitais nos anos iniciais: possibilidades e desafios
(2018-12-14)O presente artigo refere-se a um estudo de caso, realizado em uma escola estadual, localizada no município de Agudo-RS, apresentando breve levantamento de literatura sobre jogos digitais e suas possibilidades e desafios. ... -
Jogos dramáticos e brincadeiras cantadas mediando a formação lúdica do educador dos anos iniciais do ensino fundamental
(2002-05)Esta dissertação aborda o tema da ludicidade no trabalho do educador dos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos dramáticos e brincadeiras cantadas, temas da cultura teatral, podem ser instrumentos mediadores da ... -
Jogos e atividades on-line no aprendizado da Matemática na 5ª série
(2011)O trabalho mostra um estudo de atividades online e jogos de matemática na 5ª série do ensino fundamental. A finalidade era tornar as aulas de matemáticas mais agradáveis e menos cansativas. O uso dessas atividades prioriza ... -
Jogos e brincadeiras: uma análise das relações de gênero através dos estudos culturais
(2014-03-27)A Educação Física Escolar vem reproduzindo normas e comportamentos diferenciados de meninos e meninas, no ambiente lúdico as crianças atribuem sentidos e significados ao brincar e ao jogar, através de gestos e atitudes, ... -
Jogos e ensino de história: uma proposta de reconhecimento do patrimônio cultural através dos 7 Povos das Missões
(2013-07-30)Este trabalho apresenta a estrutura e desenvolvimento de um jogo online que visa ser utilizado como suporte didático para professores, alunos e interessados nas questões referentes à História das Missões no Rio Grande do ... -
Os jogos educacionais como ferramenta nas aulas de Língua Portuguesa
(2013-12-14)Este artigo procura analisar, através de alguns resultados teóricos, a maneira como os jogos educacionais podem interferir de maneira positiva nas aulas de Língua Portuguesa. O objetivo é introduzir os jogos educativos ...