Navegação por título
Itens para a visualização no momento 18993-19012 of 31414
-
Os jogos educativos digitais e o ensino da matemática no 5° ano do ensino fundamental
(2013-12-12)Este trabalho apresenta o relato de uma experiência pedagógica em sala de aula em consonância com o laboratório de informática, em que foram utilizados jogos educativos digitais para proporcionar aos alunos o desenvolvimento ... -
Os jogos educativos digitais na educação infantil
(2017-10-27)Este artigo apresenta uma reflexão sobre as contribuições dos jogos educativos digitais com crianças da Educação Infantil referente ao processo ensino-aprendizagem. Propôs-se, por meio de uma pesquisa de cunho qualitativo, ... -
Jogos educativos matemáticos
(2020-12-11)Este trabalho de Graduação de Licenciatura em Computação possui, como objetivo geral, realizar um estudo qualitativo sobre Jogos Educativos Matemáticos. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e uma atividade ... -
Jogos eletrônicos de movimento XBOX 360 e suas contribuições no desenvolvimento do equilíbrio dinâmico infantil
(2015-02-21)O sedentarismo cresce desvalorizando a prática de exercícios físicos por diversos fatores, fazendo pessoas se prenderem a jogos eletrônicos. Com o avanço da tecnologia foram lançados os jogos eletrônicos de movimento ... -
Jogos esportivos coletivos: uma análise crítica da proposta curricular do CEFD/UFSM (2005)
(2010-10-05)Este estudo objetivou analisar criticamente os objetivos contidos no Projeto Político Pedagógico 2004 dos componentes curriculares denominados Jogos Esportivos Coletivos (JEC’s) I, II, III, IV do curso de Licenciatura em ... -
Os jogos infantis na criação de design têxtil
(2006-07-19)A pesquisa teve como objetivo desenvolver uma proposta de design têxtil para os quartos do Centro de Tratamento da Criança com Câncer (CTCriaC) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), tendo como referência visual ... -
Os jogos no processo de aprendizagem dos alunos com déficit intelectual da sala de recursos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Abreu Fialho
(2019-03-09)O presente artigo trata das contribuições que os jogos vêm fazendo na aprendizagem. Os jogos usados como mediadores de ensino, onde os alunos contextualizam seu meio social e seus conhecimentos associados às habilidades ... -
Jogos online como ferramenta de aprendizagem lúdica no processo de alfabetização
(2018-12-20)Este artigo analisa o uso dos jogos online no processo de aprendizagem de crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental da rede privada. A pesquisa buscou utilizar de jogos de alfabetização como recurso de fixação e ... -
Jogos pedagógicos online para estimular a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
(2011-10-14)Este artigo discute a importância dos jogos pedagógicos online como recursos didáticos educacionais, visando atender e garantir as necessidades de aprendizagem desta nova geração de alunos. É uma contribuição às práticas ... -
Jogos reduzidos e as ações técnico-táticas de jovens jogadores de futebol
(2018-08-14)Formatos de jogos reduzidos são muito utilizados no futebol, tanto para o treinamento e preparação de atletas de alto rendimento, quanto para a formação e o desenvolvimento de jovens nas categorias de base. No entanto, ... -
Jogos sérios em mundos virtuais: uma abordagem para o ensino-aprendizagem de teste de software
(2012-04-04)Este trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no ... -
Jogos sérios para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais
(2017-05-11)A doença de Parkinson é uma das desordens neurodegenerativas mais comuns no mundo e tem como principais sintomas o tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural. Os tratamentos para a doença são basicamente ... -
Os jogos sudoku e sokoban como mediadores no processo de ensino-aprendizagem de matemática
(2011)Esta pesquisa procurou relatar as práticas escolares com a utilização dos jogos Sudoku e Sokoban dis-poníveis nos respectivos sites brasileiros “Racha Cuca” e “Só Matemática”. Foi feita uma investiga-ção-ação escolar na ... -
Jogos tradicionais nas aulas de educação física infantil: possibilidades pedagógicas
(2017-05-26)Este estudo tematiza a Educação Física na Educação Infantil e têm como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas para desenvolver o conteúdo/conhecimento Jogos Tradicionais nas aulas de Educação Física na Educação ... -
Jogos tradicionais organizados no estado do Rio Grande do Sul: uma aproximação etnomotriz
(2015-04-30)Esta pesquisa, caracterizada como uma pesquisa documental, analisou os Jogos Tradicionais descritos na pesquisa Diagnóstico dos Jogos Tradicionais do Campo e da Cidade no Estado do Rio Grande do Sul visando identificar ... -
Jogos tradicionais: possibilidades nas aulas de Educação Física
(2015-02-20)Os jogos fazem parte do ambiente das crianças seja na escola, na rua, em suas casas. Atraídas pelo prazer do movimento tornam-se especialistas nesta área do conhecimento, se apropriam desta cultura lúdica. Alguns desses ... -
Jogos virtuais na alfabetização: uma observação prática do aprendizado
(2011)O presente estudo aborda como tema principal, "As Mídias na alfabetização", refletindo sobre a importância do letramento na vida do ser humano. É um estudo bibliográfico que descreve como está sendo realizada a alfabetização ... -
Os jogos virtuais para a educação ambiental no ensino fundamental
(2010-11-06)Os jogos virtuais podem associar a função lúdica à pedagógica no ensino de geografia, especialmente na educação ambiental, para assim constituir-se em um recurso motivador da aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve ... -
Jogos virtuais: estratégias de ensino da geografia
(2012)O ensino que se apropria de meios lúdicos favorece a criação de ambientes gratificantes e atraentes, estimulando o desenvolvimento integral do educando. A palavra jogo em sua essência não apresenta um significado específico, ... -
John Dewey e a educação como "reconstrução da experiência": um possível diálogo com a educação contemporânea
(2008-04-22)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e está vinculada à Linha de Pesquisa: Educação, Política e Cultura. Teve como objetivo ...