Navegação por título
Itens para a visualização no momento 15376-15395 of 32325
-
Formação continuada de professores pela via do terceiro setor e a atuação da assessoria pedagógica
(2021-02-08)Esta dissertação resulta de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa ... -
Formação continuada de professores: a construção do conhecimento compartilhado em uma escola de São João do Polêsine, RS
(2023-02-17)Esta dissertação está inserida na Linha de Pesquisa LP2: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Sua ... -
Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
(2014-11-29)A formação continuada de professores exige cada vez mais uma ação coletiva, na qual os supervisores da escola desempenham importante papel nos processos que envolvem sua elaboração. Por esta razão, propôs-se compreender a ... -
Formação continuada de professores: indicadores para uma política na Rede Municipal de Itaara
(2019-08-23)Esta pesquisa tem como foco as experiências de formação continuada e desenvolvimento profissional de professores da rede municipal de Itaara. O estudo vincula-se ao Mestrado Profissional/UFSM na Linha de Pesquisa 2 - Gestão ... -
Formação continuada de professores: reflexões e ações
(2006-07-25)O presente trabalho tem como intenção refletir a respeito da formação dos professores, abrangendo a inicial e, especialmente, a continuada. Para tanto foi realizada uma retrospectiva histórica do assunto na educação ... -
A formação continuada de professores: um trabalho em rede
(2015-11-28)A pesquisa reflete acerca da gestão da formação continuada, tendo a perspectiva do trabalho em rede, e procura conhecer as concepções dos professores, dos gestores da Secretaria Municipal de Educação e Juventude e das ... -
A formação continuada dos gestores escolares
(2011-09-17)O presente trabalho tem como tema principal a formação continuada dos gestores escolares e como objetivo geral visa analisar a formação continuada dos gestores e educadores nas escolas, buscando entender até que ponto a ... -
A formação continuada dos gestores escolares sob a pespectiva da gestão democrática
(2018-11-30)Este trabalho apresenta um estudo sobre a importância da formação continuada para os gestores escolares e os benefícios que a mesma pode trazer no dia a dia do exercício da sua prática. Buscou-se também verificar ... -
A formação continuada dos professores das escolas de educação básica da rede municipal de Alegrete/RS: um olhar sobre os processos de constituição da identidade profissional e docente
(2014-06-02)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM/RS, teve como objetivo compreender os processos de constituição ... -
A formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização do PNAIC em Santa Maria/RS: concepções e vivências
(2014-11-28)Esta pesquisa integra uma análise que tem como tema de estudo a formação continuada de professores alfabetizadores através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Dos vinte e três professores participantes ... -
A formação continuada dos professores do ensino fundamental no município de Passo Fundo - RS, para o trabalho pedagógico - da exclusão à inclusão escolar
(2010-12-20)O presente artigo monográfico discorre sobre as trajetórias pelas quais a Educação Especial tem percorrido na busca pela efetivação da inclusão de alunos deficientes em classes regulares de ensino. Partindo dos primeiros ... -
Formação continuada dos professores e a repercussão nas escolas: uma análise na rede municipal de ensino de Constantina
(2009-08-07)Este trabalho discute a formação continuada de professores e a repercussão na prática docente, ou seja, analisar esse processo de construção e implementação, investigando o professor: sua formação e seu compromisso diante ... -
Formação continuada e a prática docente na educação infantil
(2016-09-10)Este estudo tem como tema a formação continuada dos docentes da Educação Infantil. A relevância da temática está relacionada à necessidade de pensar a qualificação docente. A Educação Infantil é uma fase inicial importante ... -
Formação continuada e a prática educativa inclusiva
(2010-12-13)Este artigo monográfico parte do pressuposto de que a Educação é uma das molas mestras através das quais se constitui e se mantém a sociedade, então precisa-se reconhecer que é necessário uma formação de professores que ... -
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
(2023-12-18)A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), ... -
A formação continuada e o desenvolvimento da identidade profissional do professor de Ronda Alta/RS
(2016-08-26)A presente pesquisa realizada com os professores da rede municipal de ensino do Município de Ronda Alta/RS, tendo como Tema: Formação Continuada de Professores, desenvolvida a partir de um referencial teórico e a aplicação ... -
Formação continuada e o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação nas escolas municipais de ensino básico - séries iniciais - de Sarandi - RS
(2020-12-09)Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Computação tem, como objetivo geral, realizar um estudo de caso para identificar a inserção das TDIC’s – Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Programa ... -
Formação continuada em educação física: uma análise a partir das categorias formação humana e formação docente
(2019-08-21)O presente estudo tem como objetivo apresentar a Formação Continuada para a área da Educação Física, pautado na relação dialética entre Formação Docente e Formação Humana. O estudo fundamenta-se na dialética materialista, ... -
Formação continuada em educação infantil: desafios e perspectivas de uma formação em contexto na rede municipal de Santa Cruz do Sul/RS
(2017-08-31)A educação infantil que se sonhou, buscou e se consolidou, no Brasil, durante sua história de expansão, demonstra a visão que a sociedade possuía em relação à infância, o papel, a posição social da criança e os exemplos ...