Navegação por título
Itens para a visualização no momento 4962-4981 of 31150
-
Breve análise do processo de canalização do Arroio do Moinho – Panambi/RS: um olhar da educação ambiental
(2009-11-13)O presente trabalho teve por objetivo geral relacionar a crise de percepção ao processo de canalização do Arroio do Moinho, no município de Panambi – RS. Através do objetivo geral, busca-se alcançar os objetivos específicos: ... -
Breves reflexões acerca da prática pedagógica e o projeto político pedagógico do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria
(2008-01-25)Este estudo analisa as concepções da Prática pedagógica que perpassam na formação inicial, através do Projeto Político Pedagógico da Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física, do Centro de Educação Física e Desportos ... -
Breves reflexões sobre as práticas de consumo de telefones celulares: sociabilidades e distinção no ambiente universitário
(2017-12-15)Este trabalho se constitui em uma análise das práticas de consumo de telefones celulares de alto valor por pessoas em graduação acadêmica. Buscou-se entender, de forma mais abrangente, o histórico de uso e as questões de ... -
Bricolagens com infâncias e pedagogias culturais em um processo edu(vo)cativo em artes visuais
(2018-07-17)Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação, pretende potencializar encontros entre crianças, Artes Visuais e cultura visual durante a fase inicial de Ensino ... -
“Brigas de beleza”: a construção de consensos no fórum de comunidades de política pública do território rural Vale do Rio Pardo – RS
(2017-02-23)A presente dissertação tem por objeto de estudo o Território Rural Vale do Rio Pardo (TRVRP) aqui caracterizado como fórum de comunidade de política pública, que em 2013 foi reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento ... -
A brincadeira na transição da educação infantil para os anos iniciais
(2019-08-02)O presente trabalho intitulado tem como foco realizar uma análise reflexiva sobre a brincadeira no contexto escolar da transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. O trabalho é ... -
A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em periódicos científicos da Educação Física no período de 2014 a 2019
(2019-12-17)Este trabalho analisa como a brincadeira/brincar encontra-se problematizada e fundamentada na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a 2019. Tratou-se de uma pesquisa ... -
Brincadeiras cantadas nas aulas de Educação Física: uma revisão bibliográfica
(2018-08-24)O presente estudo está vinculado ao Curso de Pós-Graduação nível Especialização em Educação Física escolar da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo elencar publicações por meio de uma revisão bibliográfica ... -
As brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o ensino fundamental
(2016-09-23)Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras na educação infantil e a importância da sua permanência na transição para o Ensino Fundamental. Com a oportunidade de estudar novamente e realizar estudos ... -
Brincando com a educação ambiental através dos sentidos: uma vivência na pré-escola
(2005-06-17)O presente trabalho desenvolveu-se no Núcleo de Educação Infantil Ipê - Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria, durante o segundo semestre de 2001, na turma de pré I, envolvendo um total de 12 crianças, com idade ... -
Brincando e dançando e sentindo a canção: entrelaçamentos entre dançar, brincar e se-movimentar
(2019-10-18)O presente trabalho parte de minha experiência como professora de Educação Física, atuando desde 2014 com os anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual de Santa Maria – RS, onde tenho percebido que a ... -
O brincar como estratégia no acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social - um estudo de caso em Santo Augusto - RS
(2016-09-24)O presente estudo visa problematizar como o brincar tem sido utilizado enquanto estratégias no acolhimento e na intervenção pedagógica com crianças e famílias em situação de vulnerabilidade no Centro de Referência em ... -
O brincar dançante: a criança e sua inerente necessidade de brincar e se-movimentar pela dança
(2018-08-03)Este estudo se propôs essencialmente conhecer melhor as crianças, compreender o mundo de vida e o mundo de movimento, seu brincar e se-movimentar em tempos de tecnologias e falta de tempo de Ser Criança. Algumas questões ... -
O brincar de bebês-mães e sua relação com o desenvolvimento psíquico, linguístico e motor
(2019-08-30)Esta dissertação teve como objetivo analisar a evolução do brincar relacionado ao desenvolvimento cognitivo, linguístico e motor em bebês entre nove e 24 meses, com e sem risco psíquico. O roteiro do brincar norteou a ... -
O brincar de sujeitos com risco psíquico: um olhar interdisciplinar
(2014-03-31)Esta pesquisa analisa o brincar de dezesseis crianças entre 21 e 26 meses que apresentaram risco ao desenvolvimento, detectado entre 1 e 18 meses, por meio dos Índices de Risco ao Desenvolvimento propostos na pesquisa de ... -
O brincar e a indústria cultural: é possível salvar a criança?
(2017-02-16)Este estudo consiste na inquietação e no desejo de conhecer a criança e suas relações com o brinquedo e o brincar. Com o objetivo de compreender a afinidade que se estabelece entre os artefatos produzidos pela Indústria ... -
O brincar e as estereotipias em crianças do espectro autista diante da terapia fonoaudiológica de concepção interacionista
(2010-03-02)Os transtornos do espectro autista constituem um mistério ao clínico e ao pesquisador que se comprometem a desvendá-los, sobretudo pelas características linguísticas e de interação social apresentadas por crianças com essa ... -
O “brincar e se-movimentar” como expressão fundamental para a curiosidade da criança
(2015-03-17)Este estudo tem como objetivo principal analisar a curiosidade na vida da criança e evidenciar a importância do Brincar e Se–Movimentar, enquanto sua expressão fundamental, para o fomento da mesma. Para tanto, temos como ... -
O brincar enquanto instrumento mediador na construção do conhecimento das crianças surdas
(2010-12-20)Por meio deste estudo, pretende-se abordar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças surdas, buscando subsídios para a reflexão de aspectos sócios culturais afetivos ... -
O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
(2016-09-23)A presente monografia, focaliza a experiência da música e a construção de sonoridades infantis. Como objetivo geral, buscou-se potencializar o brincar musical das crianças através da exploração de um ambiente organizado ...