Navegação por orientadores "Tomazetti, Elisete Medianeira"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 48
-
Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria
(2007-06-26)Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são ... -
No fluxo da batida: a cultura juvenil do funk circulando em uma escola pública de Santa Maria/RS
(2016-08-30)A presente dissertação pertence ao PPGE/UFSM, situando-se na Linha de Pesquisa 2- Práticas Escolares e Políticas Públicas. A pesquisa realizou uma interface entre estudos sobre Juventudes; Culturas Juvenis; Cultura Escolar; ... -
A cultura visual e o meio ambiente como componentes transversalizantes da ação educativa
(2006)A pesquisa foi realizada em escola da rede estadual de ensino, no período destinado ás aulas da disciplina de Educação Artística, com uma turma de 38 alunos do primeiro ano do ensino médio. Ela baseia-se nas necessidades ... -
Ética e educação ambiental: considerações filosóficas
(2008-12-19)Vivemos em uma época em que tudo acontece de modo acelerado. A deterioração causada ao meio ambiente é decorrente de inúmeras intervenções causadas pelos seres humanos no processo associado ao capitalismo e ao consumo ... -
Formação de professores nas instituições federais de ensino superior do estado do RS: um estudo multicasos
(2006-03-24)O presente trabalho teve como problema de pesquisa o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura, de graduação ... -
Educação ambiental através da equoterapia: uma possibilidade
(2007-04-05)Esta monografia constitui-se de um estudo relacional entre educação ambiental e equoterapia. Os motivos que levaram à escolha deste tema surgiram a partir da minha atuação na Associação Riograndense Equoterapia e Equilíbrio, ... -
A base nacional comum curricular do ensino médio: implicações para o ensino da filosofia
(2021-09-10)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Curso de Mestrado em Educação, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e integra a Linha de Pesquisa 2 deste programa: ... -
Universidade: formação e difusão do saber ambiental?
(2008-09-30)Desde a década de 1970, a partir da Conferência de Estocolmo em 1972 e da conferência intergovernamental sobre Educação Ambiental em Tbilisi em 1977, iniciou-se um processo mundial orientado a mudar o estado de consciência ... -
John Dewey e a educação como "reconstrução da experiência": um possível diálogo com a educação contemporânea
(2008-04-22)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e está vinculada à Linha de Pesquisa: Educação, Política e Cultura. Teve como objetivo ... -
O conceito de emancipação: um diálogo entre a teoria crítica de adorno e as pedagogias críticas no Brasil
(2016-08-19)A presente dissertação de mestrado problematiza o conceito de emancipação e ocupa-se com a sua apropriação pelas pedagogias críticas no cenário nacional brasileiro. Teve como objetivo construir bases sólidas para uma efetiva ... -
Ensino de filosofia: problematizando práticas no ensino médio
(2010-08-27)Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Insere-se, ... -
Professor as crianças já ligaram a TV e você?
(2007-05-16)Este trabalho, vinculado a Linha de Pesquisa Educação, Política e Cultura do PPGE/UFSM, visa aprofundar a discussão referente à influência da televisão na prática de duas professoras de Educação Infantil, locadas em duas ... -
O ensino de filosofia no colégio Manoel Ribas entre os anos 1979 e 1989: diários de classe e experiências de professoras
(2022-08-31)Esta tese de doutorado foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 2 - Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces. Teve como objetivo geral compreender ... -
Formação inicial de professores de filosofia: um estudo sobre sua situação e perspectivas
(2004-12-17)Este trabalho apresenta um estudo sobre a formação inicial do professore de Filosofia, introduzindo uma análise de modelo de formação anterior às Diretrizes Curriculares e as Diretrizes dos Cursos de Filosofia, com o intuito ... -
Identidades em construção: um olhar sobre a futebolização da juventude no ensino médio
(2018-03-16)Esta tese de doutorado foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa II: Práticas Escolares e Políticas Públicas, tendo como linha temática Ensino ... -
O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na gestão educacional de Novo Hamburgo/RS: desafios e avanços
(2018-12-01)Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre os desafios e avanços do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na gestão educacional de algumas das escolas da rede municipal da cidade de Novo ... -
Professoras de uma escola inclusiva - uma análise da relação entre a concepção de pessoa e a postura tolerante
(2004-04-05)A presente pesquisa objetiva investigar a relação entre o conceito de pessoa e a construção de uma conduta tolerante, a partir das concepções de quatro professoras que atuam no ensino fundamental de uma escola pública, ... -
Ensino médio politécnico no RS: desafios e possibilidades
(2015-08-05)A presente pesquisa, vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do PPGE/UFSM, visa compreender os processos de funcionamento dos Seminários Integrados em duas escolas de Ensino Médio da Rede ... -
Filosofia na escola: a constituição da disciplina a partir das práticas docentes
(2012-03-16)A questão sobre a possibilidade da atividade filosófica na escola uma instituição típica de nossa sociedade que carrega a responsabilidade de transmitir as formas de pensamento existentes em nossa cultura constitui ... -
Antropofagia e ensino de filosofia africana e afro-brasileira: uma lenta devoração
(2022-09-16)Há algum tempo os textos das políticas públicas educacionais brasileiras abordam e problematizam a temática étnico-racial na educação. O discurso filosófico decolonial denuncia o racismo epistemológico, étnico e suas ...