Browsing by Subject "Formação inicial"
Now showing items 1-20 of 57
-
A ciência enquanto um tema sociocientífico na formação inicial de professores de Ciências: uma reflexão acerca das implicações e potencialidades
(2018-02-16)Em muitos momentos, o conhecimento científico é requerido em nosso cotidiano para que nos posicionemos frente a questões diversas. Os temas ou questões sociocientíficas abrangem aspectos sociais relacionadas à conhecimentos ... -
Construindo projetos, arquitetando ideias, analisando dados: a reforma curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais-2004/UFSM
(2010-03-26)A pesquisa aqui abordada procurou estabelecer um vínculo com a formação inicial, temática a qual vem sendo pensada por mim desde o curso de Graduação. Neste momento, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na ... -
Entre as rotas da formação: o professor de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
(2019-08-19)Esta dissertação apresenta uma investigação desenvolvida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Esta ... -
Interferência do enquadramento de trabalho nas representações sobre o ensino de leitura no contexto de formação inicial docente sob o entendimento da teoria holística da atividade
(2012-03-01)Entender como acadêmicos em formação inicial de um Curso de Letras constroem suas representações sobre o ensino de leitura é considerado um caminho promissor para que ocorra a autoidentificação desses futuros professores ... -
A teoria holística da atividade e a constituição do papel docente na formação inicial do educador linguístico
(2017-12-12)Essa pesquisa tem por objetivo acompanhar discursivamente a construção do papel do educador linguístico em contexto de estágio, a partir de uma escuta supervisiva pautada na Teoria Holística da Atividade (THA). Tem como ... -
Professores na corda bamba: as atividades circenses na formação inicial enquanto conteúdo da educação física
(2014-04-14)O estudo partiu de experiências com Atividades Circenses do ambiente escolar na intenção de levá-las para a universidade e teve como objetivo verificar as contribuições e repercussões que as Atividades Circenses ofereceram ... -
O núcleo rural do PELC/UFSM e o processo formativo de egressos do CEFD/UFSM
(2014)O presente estudo objetivou compreender que modo a experiência de atuação no Núcleo Rural do PELC/UFSM repercute no processo formativo de professores de EF egressos do CEFD. Participaram dois colaboradores, um morador de ... -
Formação inicial: uma experiência crítico- reflexiva no desenvolvimento da educação física inclusiva
(2006-07-31)Este estudo, teve como objetivo principal realizar uma analise sobre a contribuição do ensino crítico reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto a inclusão, em classe comum, de alunos com ... -
Caracterização das ações realizadas no âmbito de subprojetos Pibid/Capes de educação física no Rio Grande do Sul
(2015-08-24)A pesquisa aqui relatada teve como objetivo estabelecer possíveis relações das ações realizadas em Subprojetos PIBID/CAPES da área curricular de Educação Física (EF) no estado do Rio Grande do Sul (RS) com as desenvolvidas ... -
O trabalho pedagógico no PIBID - cultura esportiva da escola e suas repercussões para a formação inicial em educação física
(2015-04-27)Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico no PIBID - Cultura esportiva da escola e suas repercussões para a formação inicial de professores de Educação Física do CEFD/UFSM. Esta pesquisa foi ... -
A política de formação de professores através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
(2015-12-15)A formação de professores constitui-se uma tarefa de suma importância para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, sendo ainda política de governos em diferentes níveis, bem como parte de programas educacionais, ... -
Formação inicial de professores de Educação Física: o estágio curricular supervisionado em contexto escolar inclusivo
(2012)Este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de acadêmicos durante o Estágio Curricular Supervisionado em relação à proposta de inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Escolar. A ... -
Infância no currículo de formação de professores de Educação Física do CEFD/UFSM
(2017-03-20)A formação inicial docente em educação física vem sofrendo, ao longo do tempo, mudanças referentes aos aspectos curriculares e epistemológicos. O currículo atual, implantado em 2005, foi elaborado em meio a um contexto de ... -
As reestruturações curriculares do CEFD/UFSM: a história não contada
(2016-03-15)Esta pesquisa está no bojo das discussões sobre políticas públicas educacionais e formação de professores em educação física. Ela adentra na discussão da linha de pesquisa "Aspectos Sócio-culturais e pedagógicos da Educação ... -
A formação inicial de professores das licenciaturas para educação de jovens e adultos no ensino médio: desafios e possibilidades
(2015-08-31)A presente pesquisa dissertativa buscou identificar os desafios e as perspectivas da formação inicial dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para atuarem na Educação de ... -
Limites e possibilidades das adaptações nos estágios curriculares para a formação de professores no ensino remoto
(2022-04-07)A pesquisa de monografia “Limites e possibilidades das adaptações nos estágios curriculares para a formação de professores no ensino remoto” consiste em um desdobramento da pesquisa “Desafios enfrentados pelos professores ... -
O esporte orientação na formação inicial de professores de Educação Física
(2018-12-14)Esta pesquisa tematiza o Esporte Orientação na formação inicial em Educação Física – Licenciatura. Trata-se de uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo e em que o praticante tem que passar por ... -
Futuros professores que ensinarão matemática: espaços formativos como desencadeadores de novos sentidos sobre a docência
(2020-10-08)Esta pesquisa, vinculada a linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como objetivo compreender as ... -
Diálogos com professoras que ensinam matemática em início de carreira
(2016-09-28)Este trabalho é produto de uma investigação que insere-se na LP1: Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tem ... -
Turmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia
(2019-09-13)Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática as Turmas Multi-Idades ...