Mostrar registro simples

dc.creatorCardonetti, Vivien Kelling
dc.date.accessioned2017-08-01T13:55:38Z
dc.date.available2017-08-01T13:55:38Z
dc.date.issued2014-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11286
dc.description.abstractThis work intends to put into motion different fluxes of thinking through three filmic intersections, inspiring uS to think the education experience. This study considers what has the power of affecting and disturbing in a filmic encounter, making the production of different arrangements and contextures possible. Through the experience of watching the short film 'Los colores de las flores' (along with students from the distance undergraduate course in Special Education at Federal University of Santa Maria - UFSM), the issues triggered by the encounter with the movie 'A invenção de Hugo Cabret' (watched along with students and supervisors at the Institutional Program of Teaching Initiation Grant - PIBID - in Visual Arts at UFSM), and the crossing between the movie 'O Balão Branco' and Jorge Larrosa's book 'Pedagogia Profana' (established by Visual Arts undergraduate students in the courses Supervised Teaching Practice II and IV), it was possible to propose problematizations in relation to these intersections and teaching, dialoguing with two lines of thought which overflow and move the thinking in this thesis: multiplicity and evento The problematizations arisen from the inter-relation among the filmic images, the spaces of inventive incidence with the child potency, the narratives and diaries produced by the undergraduate students involved in this investigation, and the concepts operated in this research, specially the French philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari's concepts, acted as a resonance vector, driving the questioning of the unquestionable, and stimulating the invention of multiple and unique scenes in education through the echoes passed on.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectExperiência educativapor
dc.subjectIntercessões fílmicaspor
dc.subjectRessonânciapor
dc.subjectMulticiplicidadepor
dc.subjectAcontecimentopor
dc.subjectDevir-criançapor
dc.subjectEducation experienceeng
dc.subjectFilmic intersectionseng
dc.subjectResonanceeng
dc.subjectMultiplicityeng
dc.subjectEventeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.titleExperiências educativas: ressonâncias de intercessões fílmicaspor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEste trabalho intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a pensar a experiência educativa. Busca-se dar atenção àquilo que tem a potência de afetar e inquietar em um encontro fílmico, possibilitando a produção de diferentes arranjos e tessituras. A partir da experiência em assistir ao curta-metragem ‘Los colores de las flores’ (com os acadêmicos do Curso de Graduação a Distância de Educação Especial – EAD – da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), das questões disparadas pelo encontro com o filme ‘A Invenção de Hugo Cabret’ (assistido junto aos acadêmicos e supervisoras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – das Artes Visuais da UFSM) e do atravessamento entre o filme ‘O Balão Branco’ e o livro ‘Pedagogia Profana’, de Jorge Larrosa (com os acadêmicos da Graduação em Artes Visuais da UFSM, nas disciplinas de Estágio Supervisionado III e IV), foi possível tecer problematizações em relação a essas intercessões e a docência, dialogando com duas vertentes que transbordam e movimentam o pensamento desta tese: multiciplicidade e acontecimento. As problematizações suscitadas a partir do cruzamento das imagens fílmicas selecionadas, dos espaços de incidência inventiva com a potência infante, das narrativas e dos diários produzidos pelos acadêmicos envolvidos na investigação e dos conceitos operados na pesquisa, especialmente os conceitos dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, agiram como um vetor de ressonâncias, impulsionando o questionamento do inquestionável e possibilitando, a partir dos ecos repercutidos, inventar múltiplas e singulares cenas para a educação.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Carla Gonçalves
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7498311941583904por
dc.contributor.referee3Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.contributor.referee4Gallo, Silvio Donizete de Oliveira
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3808560029763904por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649742737541059por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International