Navegação Ensino de Matemática no Ensino Médio – EaD por título
Itens para a visualização no momento 30-41 of 41
-
Um recorte do ensino de geometria espacial em uma perspectiva sócio-crítica utilizando a temática embalagens de leite
(2016-05-14)Este trabalho apresenta o relato de uma experiência desenvolvida com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Canoas, localizada na região metropolitana do estado do Rio Grande do ... -
Resgatando os conhecimentos prévios da geometria plana para a aprendizagem significativa da geometria espacial
(2016-05-21)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de material concreto e a visualização no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no 3º Ano do Ensino Médio Politécnico. ... -
Resolvendo problemas de matemática a partir do tema energia elétrica
(2016-05-14)Este trabalho apresenta o resultado da aplicação de aulas inéditas desenvolvidas em uma Escola Estadual de Educação Básica, no município de Alvorada-RS, com alunos do 1º Ano do Ensino Médio, sobre problemas de matemática ... -
Revisitando o estudo de funções quadráticas com o auxílio do GeoGebra
(2018-12-08)O presente trabalho apresenta uma proposta de atividade prática utilizando o software GeoGebra, como reforço no ensino de funções quadráticas. Esta atividade, em forma de oficina, foi desenvolvida com uma turma de alunos ... -
Sala de aula invertida: uma abordagem no ensino de estatística
(2018-12-01)Este trabalho apresenta uma análise didática e metodológica das potencialidades e fragilidades da metodologia ativa da sala de aula invertida aplicada no ensino de conceitos do campo da Estatística, em uma turma de primeiro ... -
O uso do Código Braille como recurso para o ensino de análise combinatória no ensino médio
(2016-05-14)Minha proposta com o trabalho de conclusão é o desenvolvimento de atividades que motivem e provoquem interesse no professor e nos alunos com o conteúdo de Análise Combinatória no Ensino Médio. Preocupada em facilitar o ... -
O uso do software GeoGebra no estudo das funções polinomiais
(2018-12-01)O presente trabalho que tem por tema o uso do software GeoGebra no estudo das funções polinomiais, constituiu-se inicialmente de um levantamento bibliográfico sobre o uso da tecnologia na educação, o software GeoGebra e o ... -
O uso do softwarewinplot no estudo da função afim
(2016-05-14)Com o advento dos avanços tecnológicos surgiu a necessidade da ampliação dos saberes de forma inovadora e multidisciplinar, motivando novos rumos para a educação. Com isso, surge o desafio de utilizar as novas ferramentas ... -
A utilização de jogos para o ensino e aprendizagem da função quadrática
(2018-12-08)Este trabalho de conclusão de curso apresenta o planejamento e o desenvolvimento de uma aula sobre a função quadrática utilizando como recurso didático o jogo de cartas. Para tanto foi realizado um estudo sobre os conceitos ... -
Utilização do geogebra no processo de ensino aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno
(2015-12-19)Muitos alunos do Ensino Médio apresentam dificuldade em compreender os conceitos relacionados às funções seno e cosseno, não entendendo como uma função de domínio real pode ter relação com valores até então calculados a ... -
A utilização do geoplano no ensino de probabilidade geométrica: uma possibilidade para o ensino da matemática no ensino médio
(2016-05-14)O presente trabalho consiste numa aula experimental de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio, com ênfase no conceito de Probabilidade Geométrica, usando o geoplano. O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes ... -
A utilização do software GeoGebra na geometria plana: uma experiência no ensino médio
(2018-12-15)As tecnologias digitais são instrumentos que podem auxiliar o professor na construção e compreensão do conhecimento do aluno. Por exemplo, o software GeoGebra possui ferramentas que podem possibilitar o processo de ensinar ...