Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 87
-
Estimulação essencial e a inclusão de crianças com deficiência em uma instituição de educação infantil.
(2022-08-19)A Estimulação Essencial é um dos campos de estudo e atuação da Educação Especial e este se constitui em um dos temas do presente trabalho de conclusão de curso que tem como objetivo, junto com as professoras da Unidade de ... -
Inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil: o brincar como prática pedagógica.
(2023-12-13)O presente trabalho visa analisar alguns trabalhos científicos sobre as temáticas do autismo e do brincar na Educação Infantil. Busca-se apresentar a interface desses temas no sentido de apreender uma relação que poderia ... -
Educação de jovens e adultos: o aluno com deficiência intelectual e a prática do professor de educação especial
(2018)Este trabalho apresenta um estudo sobre a prática do professor de Educação Especial na Educação de Jovens e Adultos (EJA), para os alunos com deficiência intelectual. A pesquisa parte de elementos identificados nos textos ... -
O tempo e o espaço escolar para o aluno qualificado como incluído
(2014-12-15)Este trabalho visa compreender o tempo e o espaço escolar para o aluno qualificado como incluído nas escolas municipais da cidade de Santa Maria/RS. Esse assunto vem me instigando desde que entrei em contato com ... -
Cursos de licenciatura em educação especial e contextos emergentes
(2017-12-12)Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial possui como objetivo geral compreender a inter-relação de políticas de Educação Superior com os contextos emergentes nos cursos de licenciatura em ... -
Politicas públicas de inclusão: práticas em uma escola do municipio de Santa Maria - RS
(2018-01-17)O trabalho de conclusão de curso abordou sobre as políticas públicas de inclusão. Este trabalho tem como objetivo geral analisar como as políticas públicas de inclusão são consideradas nas práticas pedagógicas durante as ... -
O crime não compensa: estudo da trajetória de vida de duas personalidades com indicadores de altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)Este trabalho de final de curso apresenta uma discussão acerca da temática das Altas Habilidades Superdotação (AH/SD). Objetiva-se promover a conscientização a partir da problematização sobre a importância de identificar, ... -
Inclusão & Alteridade surda: o desenvolvimento da lingua(gem) e comunicação na rotina escolar de uma criança com implante coclear em Santa Maria - RS
(2017-12-14)O presente trabalho faz referência a um Estudo de Caso, a fim de discutir e conhecer a rotina escolar, de uma criança surda com Implante Coclear (IC), incluída em escola de ouvintes. O aluno surdo que faz parte da pesquisa, ... -
Avaliação das necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo/RS
(2023-02-14)Este estudo é parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI), utilizando a abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizada através ... -
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
(2023-12-18)A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), ... -
Práticas educacionais para jovens com deficiência intelectual na escola
(2016-12-22)A perspectiva da inclusão no Brasil conquistou sua prerrogativa legal a partir 1988 quando foi regulamentada a Constituição Brasileira e logo após ganhou reforço da LDB de 1996. Com base nesta constituição, esta pesquisa ... -
Mulheres negras com deficiência na educação superior: o processo de inserção e permanência na UFSM
(2022-02-15)O presente trabalho busca compreender os movimentos históricos relacionados a gênero, racismo, desigualdade e deficiência, bem como analisar documentos normativos referentes aos Direitos de Pessoas com Deficiência previstos ... -
Terminologias utilizadas sobre alunos com altas habilidades/superdotação associadas a outra condição
(2023-01-31)O presente trabalho teve como objetivo analisar estudos científicos que abordem sobre alunos com altas habilidades/superdotação associada a uma deficiência ou transtorno, procurando compreender as terminologias utilizadas. ... -
Apae Santa Maria/RS: uma análise sobre os processos de inclusão de jovens e adultos com deficiência
(2017-12-11)O estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas exercidas no ambiente de uma Instituição Especializada, considerando o contexto da Educação Inclusiva. Surge de experiências ocorridas na Associação de Pais e Amigos dos ... -
As influências da família e suas implicações no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação
(2017-12-05)O presente trabalho buscou discutir as altas habilidades/superdotação (AH/SD) e as influências geneticamente e socialmente nessas características. Ao pensar nesses sujeitos com características de AH/SD, pensamos também em ... -
Avaliação funcional de crianças com deficiência intelectual: um estudo de caso
(2017-12-05)O presente estudo de caso traz o trabalho com cinco crianças matriculadas numa Escola Municipal de Santa Maria – RS, a partir da utilização do instrumento de avaliação denominado Escala de Intensidade de Apoios para Crianças ... -
Sentimentos e sentidos do querer ser professor de educação especial: uma história autobiográfica
(2017-12-19)Este trabalho apresenta um estudo autobiográfico centralizado na história do autor participante deste, articulado com a pesquisa bibliográfica em documentos de âmbito Nacional e institucional da Universidade Federal de ... -
O que mudou na produção na produção acadêmica acerca da pessoa com deficiência após a lei brasileira de inclusão?
(2022-08-17)Toda mudança na legislação relacionada as pessoas com deficiência, subentende-se que provém de uma longa caminhada em busca da equidade social entre as minorias. Isto posto buscou-se por meio desta pesquisa analisar o que ... -
“Não serei professora” - Um estudo imaginário sobre a docência na formação inicial de professores na educação especial
(2023-02-03)O que você quer ser quando crescer? E o que você não quer ser quando crescer? Perguntas realizadas inúmeras vezes, principalmente às crianças. Entretanto, essas indagações, não ficaram apenas no passado, elas me acompanharam ... -
Linguagem na primeira infância: visão antes e durante a formação acadêmica
(2023-02-07)Este trabalho busca compreender minha trajetória acadêmica a partir do estudo de diferentes formas de comunicação nos primeiros anos de vida e como posso contribuir para esse desenvolvimento, trazendo informações a respeito ...