Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Diurno por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 61-80 of 87
-
O impacto do diagnóstico de TDAH no processo de escolarização dos estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática.
(2023-01-27)O objetivo deste trabalho é encontrar produções científicas que respondam à indagação: “Qual é o Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais?”. Para tanto, em forma de uma ... -
A educação de jovens e adultos e a inclusão de alunos com deficiência intelectual
(2023-02-10)A presente pesquisa é resultado de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Diurno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral realizar uma pesquisa ... -
Alteridade deficiente e acessibilidade: orientação e mobilidade no campus da UFSM e centro de Santa Maria - RS
(2015-12-10)Este trabalho tem como tema principal a alteridade deficiente e a acessibilidade. Na metodologia utilizou-se abordagem qualitativa, onde desenvolveu- se o estudo com cinco sujeitos que frequentam o campus da UFSM e ruas ... -
Dislexia: o entrelaçamento da teoria e a prática pedagógica
(2023-12-18)O presente trabalho tem como objetivo compreender a dislexia e as características mais evidentes deste tipo de transtorno específico da aprendizagem no contexto educacional, bem como analisar as estratégias pedagógicas ... -
O estado de recreio: estratégias brincantes na formação de professores do curso de Educação Especial
(2023-01-11)Bem-vindo(a) ao Recreio Escolar, um espaço onde as crianças brincam e se cansam de brincar, e neste espaço lúdico aprendem a resolver conflitos, construir e desmontar as regras do jogo. Esse estado corporal que as crianças ... -
Caminhos percorridos: uma narrativa dos processos de formação na Educação Especial
(2023-12-14)O presente trabalho é resultado de uma inquietação na minha busca pelo conhecimento durante o curso de Graduação em Educação Especial - Diurno, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e nasce com a intenção de gerar ... -
Alteridade surda e aprendizagem: possibilidades frente à inclusão na escola do campo
(2022-08-17)O presente trabalho intitulado “Alteridade Surda e Aprendizagem: Possibilidades frente à Inclusão na Escola do Campo” problematiza: Como acontece o processo de ensino e aprendizagem de uma criança surda incluída no contexto ... -
“Eu sou responsável por ela...” diagnóstico do TEA: impactos na família e na escola
(2017-12-11)O presente trabalho é resultado final do curso de Graduação de Licenciatura Plena em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e surge com o intuito de ampliar as reflexões acerca do diagnóstico do ... -
Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais
(2023-01-27)Este trabalho apresenta um estudo sobre o cenário educacional em turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no período de retorno à presencialidade do ensino nas escolas do município de Santa Maria - RS, e teve como ... -
A alteridade deficiente: narrativas e experiências profissionais de cegos em instituição pública e privada de Santa Maria - RS
(2015-12-10)Este estudo, “A alteridade Deficiente: Narrativas e Experiências Profissionais de cegos em instituição pública e privada de Santa Maria-RS”, deseja problematizar quais são as experiências profissionais e condições de ... -
Proposta das práticas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria - RS frente às políticas de inclusão do aluno surdo
(2017-01-10)A presente pesquisa volta-se para uma análise de como a SMED (Secretaria Municipal de Educação)de Santa Maria-RS está preparada e organizada em relação à inclusão de surdos no espaço das escolas regulares do município e ... -
O trabalho colaborativo entre a educação física e a educação especial no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual
(2022-09-13)A inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade está cada vez mais relevante, visto que esse público se apresenta de maneira numerosa em nossa população. Neste trabalho, iremos colocar em evidencia a deficiência ... -
Práticas da educação bilíngue na educação básica e ensino superior: narrativas dos surdos em relação à língua portuguesa
(2014-12-10)O seguinte estudo tem como tema Práticas da Educação Bilíngue na Educação Básica e Ensino Superior: Narrativas dos Surdos em relação à Língua Portuguesa. Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC foi desenvolvido a partir ... -
A utilização de aplicativos como estímulo à aprendizagem de alunos com deficiência intelectual na educação infantil
(2019)A educação inclusiva, a partir da implantação da Política Nacional de Educação Especial, tem apontado para a necessidade de utilização de novos recursos e metodologias para o estímulo, desenvolvimento e aprendizagem dos ... -
Aprendizagem do aluno com deficiência intelectual
(2016-12-22)O presente estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido ao final do curso de Educação Especial. Apresenta uma pesquisa realizada com objetivo de proporcionar uma reflexão acerca dos fatores envolvidos ... -
AS CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE ANÁLISE
(2022-02-16)O presente artigo tem como objetivo investigar as consequências do ensino remoto para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que estão em processo de alfabetização. Esta pesquisa caracteriza-se como uma revisão ... -
As consequências das produções de diagnósticos para o percurso escolar do estudante
(2022-08-19)O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo realizado teve o objetivo de investigar as consequências das produções de diagnósticos para o percurso ... -
Organização e funcionamento do atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais em escolas de Santa Maria/RS
(2014-12-11)O seguinte trabalho originou-se com a participação no Grupo de Estudos e Pesquisa denominado Observatório Santa-Mariense de Educação Especial, o qual desenvolveu pesquisas no âmbito do Observatório Nacional de Educação ... -
Acessibilidade e inclusão: a produção do site Projeto Mãos Livres
(2016)A proposta deste trabalho é pensar, discutir, pesquisar e a produzir artefatos que promovam a acessibilidade e a inclusão para as comunidades surdas. A qual tem como objetivo mostrar as ações de promoção de acessibilidade ... -
A experiência de ser professor (a) de surdos: em que língua vou ensinar?
(2017-12-14)A relação de professores ouvintes com a Língua de Sinais (LS) se tornou uma necessidade para a inclusão em sala de aula. Apesar da atual oferta nas grades de cursos formadores de professores, o domínio e utilização da ...