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dc.contributor.advisorZanella, Ângela Kemel
dc.creatorNowack, Ariane Corrêa
dc.date.accessioned2017-10-05T15:06:25Z
dc.date.available2017-10-05T15:06:25Z
dc.date.issued2015-02-21
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11812
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate the play of the offer quality in early childhood education activity within as regular routine ten schools of city schools in the city of São Borja-RS. You can tell that the play is a pedagogical tool that teachers should use in kindergarten as methodological techniques in learning, seen through the playfulness what pupils will learn in a pleasant way more, concrete and hence significantly more, providing this way a quality of early childhood education. thus, we used a search of character descriptive, observational and cross, who was used as an assessment instrument a semi-open interview with ten (10) questions that aimed to analyze the quality of play in the teaching-learning process in education children. these were intended for ten (10) teachers working in kindergarten. Soon after the data collection step proceeded to step analysis and tabulation of results obtained culminating in the monographic report of the development of the research conducted. before all data in the study can conclude that is important to mention que as pranks in the classroom, can be considered as being privileged social activities specific interaction and fundamental what guarantee of reality interaction and knowledge construction for experienced children and constitution of the subject-child how subject producer of history. However, it is worth mentioning that teachers had between Thought contradictions (Theory) and as experienced shares in the course of their practice, leaving the play (recreational) from outside the teaching-learning process, using it often to pass the pace , occupy children and limited way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectBrincadeirapor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPlayingeng
dc.subjectPlayeng
dc.subjectChildeng
dc.subjectPlayfuleng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.titleO brincar na educação infantil: percepção da realidade escolar do município de São Borjapor
dc.title.alternativePlaying in early childhood education: perception of reality of municipality São Borjaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar a qualidade da oferta do Brincar na Educação Infantil como atividade regular dentro da rotina de dez escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja-RS. É possível dizer que o brincar é uma ferramenta pedagógica que os professores devem utilizar na Educação Infantil como técnicas metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade os alunos poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais significativa, proporcionando desta forma uma educação Infantil de qualidade. Desse modo, utilizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, observacional e transversal, o qual foi utilizada como instrumento de avaliação uma entrevista semi-aberta com 10 (dez) questões que visaram analisar a qualidade do brincar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Estas foram destinadas à 10 (dez) professores que atuam na Educação Infantil. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise e tabulação dos resultados obtidos culminando com a elaboração do relatório monográfico da pesquisa realizada. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que é importante mencionar que as brincadeiras na sala de aula, podem ser consideradas como sendo atividades sociais privilegiadas de interação específica e fundamental que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito-criança como sujeito produtor da história. Entretanto, cabe mencionar que os professores apresentaram contradições entre o pensamento (teoria) e as ações vivenciadas no decorrer de sua prática pedagógica, deixando o brincar (lúdico) de fora do processo de ensino-aprendizagem, usando-o muitas vezes para passar o tempo, ocupar as crianças e de maneira limitada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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