Itens para a visualização no momento 239-258 of 313

    • Políticas e gestão das modalidades educativas 

      Mallmann, Elena Maria (2010)
      Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de sessenta (60) horas. O objetivo central é conhecer e compreender as principais políticas públicas dessas modalidades, tendo em vista as competências necessárias ...
    • Políticas públicas e a gestão da informação arquivística 

      Castanho, Denise Molon (2008)
      Esta disciplina tem como objetivo a atualização de teorias e práticas relacionadas às políticas públicas e à gestão da informação arquivística ampliando conhecimentos nesta área. O conteúdo da disciplina está dividido em ...
    • Políticas públicas e gestão da educação básica A 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains (2016)
      Para compreender o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro, torna-se importante o resgate histórico da formação política, cultural e econômica que influenciou a atual estrutura da nossa educação. Por isso, ...
    • Políticas públicas e gestão escolar 

      Krum, Myrian Cunha (2007)
      A disciplina de Políticas Públicas e Gestão Escolar tem como objetivo compreender as relações entre as políticas educacionais e as políticas do macrossistema econômico. As políticas públicas são determinadas pelo Estado e ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains (2013)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica é de enorme importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, para atuar ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Políticas públicas na educação básica 

      Pereira, Sueli Menezes (2007)
      A disciplina de Políticas Públicas na Educação Básica tem como objetivo evidenciar as etapas da organização da educação no país, tendo nos interesses políticos, econômicos e sociais a sua base de sustentação, o que se ...
    • Políticas públicas na educação especial 

      Breitenbach, Fabiane Vanessa (2017)
      A disciplina de “Políticas Públicas na Educação Especial” é dividida em três unidades didáticas: Unidade 1) Documentos internacionais e as influências na produção das políticas públicas de Educação Especial no Brasil; ...
    • Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho: conectando pessoas, educação, desenvolvimento 

      Secretti, Scheila Simone; Drescher, Kétrin; Vendruscollo, Diana Lurdes Muraro (2022)
      Esta obra conta a história do Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho desde o primeiro diálogo sobre a possibilidade de implantação de um Polo de Educação a Distância pela Universidade Aberta do Brasil ...
    • Português 

      Luiz, Ercília Maria de Moura Garcia; Souza, Sandra Elisa Réquia (2017)
      Este material didático oportuniza o estudo de elementos importantes para a construção de um bom texto. Esperamos aguçar a imaginação, informar conhecimentos sobre a nossa língua, contribuir para aflorar emoções, estimular ...
    • Pragmática do português 

      Richter, Marcos (2010)
      A disciplina de Pragmática do Português está dividida em 16 aulas. A aula 1, Conceito de pragmática. Contexto. A aula 2, Referência, dêixes e anáfora. A aula 3, Referência e descrições definidas. A aula 4, Referência e ...
    • Princípios da agroecologia 

      Reiniger, Lia Rejane Silveira; Wizniewsky, José Geraldo; Kaufmann, Marielen Priscila (2017)
      A disciplina Princípios de Agroecologia tem como objetivo compreender os princípios e bases da Agroecologia, enquanto campo de conhecimento científico, e considerar que a implementação de sistemas de produção de base ...
    • Princípios de conservação 

      Dorneles, Lucio Strazzabosco (2013)
      Na primeira unidade, Trabalho e Energia, iremos estudar em detalhe um tipo de energia que tem um papel muito importante na nossa vida: a energia do movimento, ou energia cinética. Na segunda unidade, Conservação da Energia. ...
    • Princípios e concepções da educação do campo 

      Viero, Janisse; Medeiros, Liziany Muller (2018)
      As linhas que seguem buscam promover situações nas quais seja possível debater e refletir acerca da trajetória da Educação do Campo, seus princípios e suas concepções. Neste sentido, este material está dividido da seguinte ...
    • Processos investigativos em educação I 

      Camargo, Odete Magalhães de (2005)
      O campo científico é um caminho de possibilidades e revelações. Para aprofundar nas diretrizes teóricas que emolduram a história da ciência, foi organizada uma abordagem evolutiva do conhecimento científico. Esse percurso ...
    • Processos investigativos em educação II 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Julio Gomes dos Santos (2005)
      A proposta deste trabalho é propiciar um diálogo com a teoria básica do conhecimento científico e sua construção através da pesquisa. Por isso, perguntamos: você sabia que a pesquisa possui vários âmbitos, inclusive faz ...
    • Processos investigativos em educação III 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Gomes dos Santos (2005)
      O livro texto trará as orientações básicas da metodologia e estrutura dos trabalhos acadêmicos que se desenvolverão no decorrer do curso de Graduação em Educação Especial, como relatório de pesquisa, relatório de participação ...
    • Produção agroecológica animal I 

      Olivio, Clair Jorge; Lovatto, Paulo Alberto (2009)
      A disciplina Produção Agroecológica Animal I, tem o conteúdo programático composto por aspectos históricos e evolutivos da agricultura convencional e dos demais tipos de agricultura. O direcionamento do conteúdo programático ...
    • Produção agroecológica animal II 

      Quadros, Fernando Luiz Ferreira de; Lovatto, Paulo Alberto (2010)
      Nesta disciplina de Produção Agroecológica Animal II, o objetivo é retomar alguns aspectos estudados na disciplina de Produção Agroecológica Animal I, e introduzir a discussão acerca da relação entre a pecuária tradicional ...
    • Produção agroecológica vegetal I 

      Blume, Elena; Reiniger, Lia Rejane Silveira; Muniz, Marlove Fátima Brião; Dequech, Sônia Thereza Bastos (2009)
      A disciplina de Produção Agroecológica Vegetal I, apresenta os estudos sobre os sistemas integrados de produção, tecnologias que permitem melhorar o aproveitamento de agroecossistemas por meio do cultivo de grãos, espécies ...