Navegação CTE: Coordenadoria de Tecnologia Educacional por título
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Políticas e gestão das modalidades educativas
(2010)Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de sessenta (60) horas. O objetivo central é conhecer e compreender as principais políticas públicas dessas modalidades, tendo em vista as competências necessárias ... -
Políticas públicas e a gestão da informação arquivística
(2008)Esta disciplina tem como objetivo a atualização de teorias e práticas relacionadas às políticas públicas e à gestão da informação arquivística ampliando conhecimentos nesta área. O conteúdo da disciplina está dividido em ... -
Políticas públicas e gestão da educação básica A
(2016)Para compreender o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro, torna-se importante o resgate histórico da formação política, cultural e econômica que influenciou a atual estrutura da nossa educação. Por isso, ... -
Políticas públicas e gestão escolar
(2007)A disciplina de Políticas Públicas e Gestão Escolar tem como objetivo compreender as relações entre as políticas educacionais e as políticas do macrossistema econômico. As políticas públicas são determinadas pelo Estado e ... -
Políticas públicas e gestão na educação básica
(2013)A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica é de enorme importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, para atuar ... -
Políticas públicas e gestão na educação básica
(2005)A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ... -
Políticas públicas na educação básica
(2007)A disciplina de Políticas Públicas na Educação Básica tem como objetivo evidenciar as etapas da organização da educação no país, tendo nos interesses políticos, econômicos e sociais a sua base de sustentação, o que se ... -
Políticas públicas na educação especial
(2017)A disciplina de “Políticas Públicas na Educação Especial” é dividida em três unidades didáticas: Unidade 1) Documentos internacionais e as influências na produção das políticas públicas de Educação Especial no Brasil; ... -
Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho: conectando pessoas, educação, desenvolvimento
(2022)Esta obra conta a história do Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho desde o primeiro diálogo sobre a possibilidade de implantação de um Polo de Educação a Distância pela Universidade Aberta do Brasil ... -
Português
(2017)Este material didático oportuniza o estudo de elementos importantes para a construção de um bom texto. Esperamos aguçar a imaginação, informar conhecimentos sobre a nossa língua, contribuir para aflorar emoções, estimular ... -
Pragmática do português
(2010)A disciplina de Pragmática do Português está dividida em 16 aulas. A aula 1, Conceito de pragmática. Contexto. A aula 2, Referência, dêixes e anáfora. A aula 3, Referência e descrições definidas. A aula 4, Referência e ... -
Princípios da agroecologia
(2017)A disciplina Princípios de Agroecologia tem como objetivo compreender os princípios e bases da Agroecologia, enquanto campo de conhecimento científico, e considerar que a implementação de sistemas de produção de base ... -
Princípios de conservação
(2013)Na primeira unidade, Trabalho e Energia, iremos estudar em detalhe um tipo de energia que tem um papel muito importante na nossa vida: a energia do movimento, ou energia cinética. Na segunda unidade, Conservação da Energia. ... -
Princípios e concepções da educação do campo
(2018)As linhas que seguem buscam promover situações nas quais seja possível debater e refletir acerca da trajetória da Educação do Campo, seus princípios e suas concepções. Neste sentido, este material está dividido da seguinte ... -
Processos investigativos em educação I
(2005)O campo científico é um caminho de possibilidades e revelações. Para aprofundar nas diretrizes teóricas que emolduram a história da ciência, foi organizada uma abordagem evolutiva do conhecimento científico. Esse percurso ... -
Processos investigativos em educação II
(2005)A proposta deste trabalho é propiciar um diálogo com a teoria básica do conhecimento científico e sua construção através da pesquisa. Por isso, perguntamos: você sabia que a pesquisa possui vários âmbitos, inclusive faz ... -
Processos investigativos em educação III
(2005)O livro texto trará as orientações básicas da metodologia e estrutura dos trabalhos acadêmicos que se desenvolverão no decorrer do curso de Graduação em Educação Especial, como relatório de pesquisa, relatório de participação ... -
Produção agroecológica animal I
(2009)A disciplina Produção Agroecológica Animal I, tem o conteúdo programático composto por aspectos históricos e evolutivos da agricultura convencional e dos demais tipos de agricultura. O direcionamento do conteúdo programático ... -
Produção agroecológica animal II
(2010)Nesta disciplina de Produção Agroecológica Animal II, o objetivo é retomar alguns aspectos estudados na disciplina de Produção Agroecológica Animal I, e introduzir a discussão acerca da relação entre a pecuária tradicional ... -
Produção agroecológica vegetal I
(2009)A disciplina de Produção Agroecológica Vegetal I, apresenta os estudos sobre os sistemas integrados de produção, tecnologias que permitem melhorar o aproveitamento de agroecossistemas por meio do cultivo de grãos, espécies ...