Itens para a visualização no momento 121-140 of 320

    • História da educação 

      Soares, André Luis Ramos (2010)
      A disciplina de História da Educação, permite principalmente a reflexão sobre as formas como compreendemos a construção do conhecimento ao longo do tempo em várias sociedades. Estabelece a compreensão de como a educação ...
    • Antropologia A 

      Passamani, Guilherme Rodrigues (2009)
      A Antropologia, como qualquer outra ciência, apresenta métodos próprios de análise de seus objetos e necessita de uma neutralidade, por parte do pesquisador, para chegar à verdade científica. Neste sentido, é necessário ...
    • Psicologia da educação 

      Medeiros, Marcos Pipi de; Guerra, Gabriela Oliveira (2009)
      A disciplina de Psicologia da Educação do curso EaD de Licenciatura em Sociologia tem o objetivo de contextualizar a partir da Unidade 1, as principais perspectivas e correntes de pensamento em Psicologia sobre o campo da ...
    • Introdução às ciências sociais 

      Souza, Clóvis (2009)
      A disciplina de Introdução às Ciências Sociais tem como objetivo: Identificar as especificidades das ciências que compõem as Ciências Sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia); Apresentar uma síntese do ...
    • História econômica, política e social do Brasil 

      Flôres, João Rodolpho Amaral (2010)
      A Disciplina de História Econômica, Política e Social do Brasil, está constituída por 04 créditos, num total de 60 horas. Os diferentes assuntos que serão abordados no decorrer da Disciplina não terão como foco principal ...
    • Economia política 

      Ilha, Adayr da Silva (2009)
      A disciplina de Economia Política visa capacitá-lo a dar os primeiros passos na análise e na percepção dos problemas econômicos, unindo o descobrimento com a arte de pensar (analisar). Estudar Economia Política ...
    • Transtornos globais do desenvolvimento 

      Schmidt, Carlo (2010)
      O autismo é uma condição descrita pela primeira vez pelo psiquiatra Leo Kanner no ano de 1943. Mesmo passados mais de 60 anos da publicação original, ainda hoje esse diagnóstico permanece sob certa confusão, suscitando ...
    • Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem 

      Mallmann, Elena Maria (2011)
      Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de trinta (30) horas, contemplando a dinâmica leitura-produção escrita (autoria e co-autoria) com base nos materiais disponibilizados como Recursos e Atividades no ...
    • Políticas e gestão das modalidades educativas 

      Mallmann, Elena Maria (2010)
      Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de sessenta (60) horas. O objetivo central é conhecer e compreender as principais políticas públicas dessas modalidades, tendo em vista as competências necessárias ...
    • História e educação I 

      Oliveira, Décio Luciano Squarcieri de (2010)
      A disciplina em questão, denominada História e Educação I – EAD 1057 compõe a grade curricular do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena a Distância – UFSM/UAB, determinada para ser lecionada no 5º semestre. Sua carga ...
    • Geografia e educação II 

      Oliveira, Décio Luciano Squarcieri de (2010)
      A disciplina em questão, denominada Geografia e Educação II – EAD 1060 compõe a grade curricular do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena a Distância – UFSM/UAB, determinada para ser lecionada no 5º semestre. Sua carga ...
    • Educação matemática II 

      Neuenfeldt, Adriano (2010)
      Neste caderno, os estudos sobre a Unidade A – Números Racionais – iniciam com uma abordagem sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas, envolvendo a Unidade ...
    • Literatura infantil 

      Celidonio, Eni de Paiva (2009)
      A disciplina de Literatura Infantil tem o objetivo de fornecer ao aluno subsídios, a fim de que os textos dirigidos ao público infantil sejam utilizados em sala de aula, considerando suas potencialidades pedagógicas, ...
    • Língua portuguesa e educação I 

      Petri, Verli da Silveira (2009)
      A disciplina de Língua Portuguesa e Educação, como o nome já diz, deve privilegiar textos e atividades que contribuam com o aperfeiçoamento da comunicação em língua portuguesa, bem como deve aprofundar nossas reflexões ...
    • Filosofia da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2009)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis: a elaboração de resenhas e sínteses; a participação qualitativa nos fóruns e chats propostos e leituras ...
    • Educação especial: processos de inclusão 

      Rampelotto, Elisane Maria; Rodrigues, Eliane de Oliveira; Albornoz, Estefania Brufão (2009)
      Como movimento social, a inclusão iniciou nos países desenvolvidos, na década de 80. No Brasil, começa na década de 90, com a propagação da declaração de salamanca, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação ...
    • Contextos educativos na infância I 

      Tomazzetti, Cleonice Maria (2009)
      A disciplina Contextos Educativos na Infância I, será abordada na perspectiva da integração dos conhecimentos científico-tecnológicos-educacionais. A lógica de sua produção seguiu os objetivos e o programa que constam no ...
    • Sociologia da educação II 

      Brancher, Vantoir Roberto (2010)
      A disciplina de Sociologia II, a partir dos fundamentos sociológicos, pretende contribuir com um olhar ao fazer social contemporâneo. Para tal, na Unidade A: Sociologia: Uma Introdução, problematizamos a importância dessa ...
    • História da educação brasileira 

      Quadros, Claudemir de (2010)
      A disciplina História da Educação Brasileira vincula-se ao curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. No âmbito dessa disciplina, tem-se como objetivo analisar formas de organização escolar, visões pedagógicas ...
    • Geografia e educação I 

      Oliveira, Décio Luciano Sguarcieri de (2009)
      A disciplina Geografia e Educação I tem como objetivo construir uma base teórica em Geografia que possibilite ao futuro educador a formação direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. A ...