Itens para a visualização no momento 141-160 of 320

    • Matemática I 

      Neuenfeldt, Adriano (2010)
      Este caderno está distribuído em duas unidades principais: unidade a – matemática como área do saber escolar e unidade b – educação matemática. As unidades aqui apresentadas têm basicamente como objetivos: Compreender a ...
    • Pesquisa em educação I: metodologia científica 

      Ferreira, Liliana Soares (2009)
      Neste componente, o aluno estudará temas e questões relativas à metodologia científica aplicada à área da educação. A pedagoga/o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os ...
    • Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação 

      Welewicki, Hamilton de Godoy (2007)
      O componente curricular Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (para simplificar, TICs), organizado como uma disciplina de 60 horas, tem como objetivos gerais: - apresentar as TICs, situando sua ...
    • Sociologia da educação 

      Aukar, Paulo de Tarso Andrade (2008)
      A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ...
    • Políticas públicas na educação básica 

      Pereira, Sueli Menezes (2007)
      A disciplina de Políticas Públicas na Educação Básica tem como objetivo evidenciar as etapas da organização da educação no país, tendo nos interesses políticos, econômicos e sociais a sua base de sustentação, o que se ...
    • Introdução à pedagogia 

      Ferreira, Liliana Soares (2010)
      Neste material, o aluno estudará temas e questões relativas à Pedagogia. A pedagoga/ o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os vários significados e dimensões da área ...
    • História da educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • Estágio supervisionado déficit cognitivo 

      Munhóz, Maria Alcione; Freitas, Soraia Napoleão; Pereira, Michele Quinhones; Silveira, Jalusa Oliveira da; Silveira, Jalusa Oliveira da (2006)
      A disciplina Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo apresenta os fundamentos teóricos que irão subsidiar a prática pedagógica de professores de alunos com déficit cognitivo. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser ...
    • Filosofia da Educação I 

      Fontana, Hugo Antonio (2008)
      A disciplina de Filosofia da Educação I, tem como objetivo: proporcionar a compreensão de como se dá a emergência da consciência racional através do surgimento da Filosofia. Proporcionar a possibilidade de se ir tecendo ...
    • Didática 

      Segat, Taciana Camera (2009)
      A disciplina de Didática do curso de Pedagogia tem como objetivo: compreender que a organização do trabalho pedagógico ou que os caminhos escolhidos pelo professor para o processo de ensino-aprendizagem revelam seus ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno com déficit cognitivo 

      Beyer, Hugo Otto (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivo proporcionar ao estudante a possibilidade de identificar e selecionar alternativas metodológicas de ensino para alunos com déficit cognitivo. Assim, na primeira unidade, nos deteremos ...
    • Libras III 

      Silveira, Carolina Hessel; Lima, Juliana Corrêa de (2006)
      Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ...
    • Estágio supervisionado surdez 

      Rampelotto, Elisane Maria; Lunardi, Márcia Lise; Casarin, Melânia de Melo; Marostega, Vera Lucia (2006)
      Nesta disciplina, o aluno conhecerá os contextos de atuação pedagógica no campo da educação de surdos. Apresentaremos alguns fragmentos históricos que deram as condições de possibilidade para a institucionalização dos ...
    • Libras II 

      Silveira, Carolina Hessel; Cavalheiro, Fernanda (2005)
      Nesta disciplina, assim como as demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionado ...
    • Jogo teatral e educação escolar 

      Nunes, Lúcia de Fátima Royes (2005)
      Em função da especificidade desta disciplina, foi preciso fazer algumas alterações quanto ao conteúdo. Conforme o programa, o conteúdo está dividido em dez unidades, mas, para um melhor entendimento seqüencial e porque ...
    • Ensino da língua portuguesa para surdos 

      Campello, Ana Regina e Souza (2005)
      A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ...
    • Educação musical 

      Figueiró, Cristiano Severo; Morales, Daniela dos Santos; Morales, Oscar Daniel (2006)
      Os conteúdos desta disciplina foram divididos em quatro unidades. Em cada uma delas, o aluno encontrará elementos da educação musical, com os quais poderá fazer música em diferentes espaços pedagógicos. Nestas, a idéia ...
    • Educação e movimento humano 

      Palma, Luciana Erina; Almeida, Marcia Gonzalez Feijó; Agnolin, Daniela Ana (2005)
      Neste semestre, trabalharemos com a disciplina de Educação e Movimento Humano com carga horária de 60 horas/aula. As unidades serão organizadas através de leituras e atividades teórico-práticas. A avaliação dessas atividades ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno surdo 

      Perlin, Gladis T.T. (2005)
      Esta disciplina objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos a algumas metodologias da educação de surdos constantes na diferente temporalidade. Para entender o discurso das metodologias utilizadas no ensino ...
    • Psicologia da educação IV 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Inês Peterini (2005)
      A Psicologia da Educação busca estudar a complexidade do ser humano no processo de constituição do indivíduo em especial a sua vivência na instituição educativa, procurando resolver o impasse provocado pelos limites de ...