Itens para a visualização no momento 161-180 of 320

    • Metodologia do ensino de história 

      Pinto, Genivaldo Gonçalves (2005)
      A disciplina de História não está no contexto das mais atrativas pelos estudantes brasileiros e muito menos pelos pensadores responsáveis por difundir a educação neste país. Sua carga-horária é tímida e em muitos casos os ...
    • Metodologia do ensino da língua portuguesa II 

      Siluk, Ana Cláudia Pavão; Monari, Jane Dalla Corte; Azzolin, Marta (2005)
      A disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II, dá continuidade aos estudos realizados no semestre passado. Porém, de modo mais dinâmico, pois propõe um trabalho mais voltado ao estudo do texto e suas ...
    • Metodologia do ensino da geografia 

      Cassol, Roberto; Mussoi, Eunice Maria; Cirolini, Angélica; Mota, Patrícia Nascimento (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. O conteúdo ...
    • Matemática e educação escolar II 

      Neuenfeldt, Adriano Edo; Domingues, Cilce Agne; Kroning, Dulce (2005)
      Neste módulo, os estudos sobre a Unidade A - Números Racionais iniciam com uma abordagem inicial sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas envolvendo a ...
    • Libras I 

      Silveira, Carolina Hessel; Cavalheiro, Fernanda (2005)
      Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ...
    • Dificuldades de aprendizagem 

      Tonini, Andréa; Marquezan, Reinoldo (2005)
      Nesta disciplina temos como objetivo proporcionar a construção de conhecimentos sobre os fatores históricos, conceituais e terminológicos relativos às dificuldades para aprendizagem e sobre os fatores orgânicos e presentes ...
    • Desenvolvimento linguístico e educação do surdo 

      Quadros, Ronice Muller de (2005)
      A disciplina Desenvolvimento Linguístico e Educação do Surdo objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos à língua de sinais brasileira e o seu desenvolvimento lingüístico na criança surda. A disciplina está ...
    • Avaliação em educação especial 

      Munhóz, Maria Alcione; Casarin, Melânia de Melo; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      Ao discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da ...
    • Psicologia das relações educacionais 

      Tonini, Andréa; Munhóz, Maria Alcione; Lunardi, Márcia Lise (2005)
      A disciplina Psicologia das Relações Educacionais visa fornecer, aos alunos do curso de Educação Especial, subsídios teóricos para a compreensão das problemáticas que envolvem as relações interpessoais, assim como a ...
    • Psicologia da educação III 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini (2005)
      O objetivo desta disciplina de Psicologia da Educação III é conhecer e identificar as principais teorias interacionistas e seus aportes nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como nas ações pedagógicas. ...
    • Processos investigativos em educação III 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Gomes dos Santos (2005)
      O livro texto trará as orientações básicas da metodologia e estrutura dos trabalhos acadêmicos que se desenvolverão no decorrer do curso de Graduação em Educação Especial, como relatório de pesquisa, relatório de participação ...
    • Metodologia do ensino de ciências naturais e suas tecnologias 

      Bagetti, Aline; Grabauska, Claiton José; Bastos, Fábio da Purificação de; Abegg, Ilse; Alberti, Taís Fim (2005)
      A disciplina "Metodologia do Ensino de Ciências Naturais" integra conhecimentos científico-tecnológicos. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo ...
    • Metologia do ensino da língua portuguesa I 

      Siluk, Ana Cláudia Pavão; Monari, Jane Dalla Corte; Azzolin, Marta; Leke, Ana Paula Bopp; Stefanello, Carla Marli Adiers (2005)
      Ao desenvolver um livro didático para a disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa do Curso de Graduação a distância de Educação Especial, procura-se apresentar, seguindo a proposta da disciplina, conteúdos ...
    • Matemática e educação escolar I 

      Nogueira, Clélia Maria Ignatius; Andrade, Doherty (2005)
      Após essa primeira disciplina da área de Matemática, o aluno será capaz de organizar situações didáticas para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e refletir sobre elas. Para isso, serão consideradas ...
    • Educação de jovens e adultos 

      Melo, Regina Maria (2006)
      A disciplina de Educação de Jovens e Adultos tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da Educação de Jovens e Adultos. Busca-se através de textos, reflexões e ...
    • Diferentes representações da língua 

      Lunardi, Márcia Lise; Marostega, Vera Lúcia; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      O contexto social que permeia as relações interpessoais a partir dos sistemas educacional, político e econômico de um repertório social constituído pelo multiculturalismo, encontra-se diretamente atrelado às representações ...
    • Didática 

      Terrazan, Eduardo A.; Kist, Liane Batistela; Pagliarini, Thais Ribeiro (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo ensino-aprendizagem. Além disso, analisar e utilizar os pressupostos ...
    • Psicologia da educação II 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini; Silva, Angelise Fagundes da; Azzolin, Marta (2005)
      Nesta disciplina, vamos trabalhar com a formação da personalidade e sua implicação nos processos educacionais. Para tanto, serão conhecidos alguns de seus principais teóricos, seu precursor Freud e a psicanálise e alguns ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Processos investigativos em educação II 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Julio Gomes dos Santos (2005)
      A proposta deste trabalho é propiciar um diálogo com a teoria básica do conhecimento científico e sua construção através da pesquisa. Por isso, perguntamos: você sabia que a pesquisa possui vários âmbitos, inclusive faz ...