Itens para a visualização no momento 181-200 of 320

    • Língua, cultura e identidade 

      Lunardi, Márcia Lise; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      A disciplina de Língua, Cultura e Identidade vem abordar a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela língua acerca da cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira unidade, são ...
    • Informática na educação especial 

      Marostega, Vera Lucia; Alles, Elisiane Perufo; Silva, Angelise Fagundes da; Azzolin, Marta (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo fundamental oportunizar estudos e construir conhecimentos acerca da informática na educação especial, e refletir sobre o papel do professor e sua formação quanto ao uso do computador no ...
    • Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem 

      Damilano, José Luiz Padilha (2005)
      Nesta disciplina, o aluno terá a oportunidade de analisar os principais mecanismos neuropsicológicos responsáveis pelo processo da aprendizagem, ressaltando que a Neurociência é um dos campos do conhecimento que mais tem ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • Fundamentos da leitura e escrita 

      Melo, Regina Maria (2005)
      A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da alfabetização. Busca-se, através de textos, reflexões e análises, ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Psicologia da Educação I 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini (2005)
      Muitos estudiosos estiveram envolvidos em várias pesquisas, o que fez com que suas "descobertas" se transformassem em teorias e diferenciassem-se de acordo com o tempo. Assim, houve pesquisadores que pensavam de uma forma ...
    • Libras IV 

      Silveira, Carolina Hessel; Lima, Juliana Corrêa de (2006)
      Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ...
    • Produção midiática para educação 

      Mielniczuk, Luciana Pellin; Matos, Danúbia; Marques, Iuri Lammel (2005)
      O conteúdo da disciplina está dividido em quatro unidades e em cada uma delas você aprenderá noções básicas que lhe ajudarão a produzir um pequeno jornal, um vídeo um programa de rádio ou, até mesmo um sítio para a internet. ...
    • Fundamentos da Educação Especial I 

      Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos proporcionar ao aluno: conhecimentos teórico-práticos sobre a educação especial no mundo e no Brasil, a compreensão das necessidades educacionais especiais na escola e a contextualização ...
    • Processos investigativos em educação I 

      Camargo, Odete Magalhães de (2005)
      O campo científico é um caminho de possibilidades e revelações. Para aprofundar nas diretrizes teóricas que emolduram a história da ciência, foi organizada uma abordagem evolutiva do conhecimento científico. Esse percurso ...
    • Inclusão social e cidadania 

      Travisan, Tatiana Valéria (2013)
      A disciplina de Inclusão Social e Cidadania, desenvolvida em um Curso de formação de professores, como é o caso de Letras – Espanhol – poderá auxiliar no processo de (re)conhecimento da diversidade e das diferenças como ...
    • Didática do ensino de espanhol 

      Fontana, Marcus Vinícius Liessem (2013)
      Na disciplina de Didática do Ensino de Espanhol, serão visto brevemente as teorias da aprendizagem, de modo que, mais adiante, quando forem estudar as abordagens de ensino de línguas, possam perceber quais teorias de ...
    • Gestão da escola e planejamento educacional 

      Trevisan, Tatiana Valéria (2011)
      A disciplina de Gestão da Escola e Planejamento Educacional tem os objetivos de promover a reflexão sobre as implicações de aportes teóricos e legais na gestão das condições de ensino. Compreensão do planejamento como ...
    • Informática básica 

      Cunha, Guilherme Bernardino da; Macedo, Ricardo Tombesi; Silveira, Sidnei Renato (2017)
      Atualmente é indiscutível a importância da informática na vida das pessoas. Os computadores revolucionaram a vida cotidiana, tornando-se uma ferramenta indispensável para a sociedade, influenciando em todos os seus aspectos. ...
    • Panorama de Literatura Espanhola 

      Ourique, João Luís Pereira (2010)
      Através deste livro-texto, é possível ter uma visão histórico-cultural da literatura espanhola, de forma sintética, mas apontando características que facilitarão o entendimento e a perspectiva crítica das obras que serão ...
    • Linguística aplicada: teorias de aprendizagem 

      Fialho, Vanessa Ribas (2010)
      A disciplina Linguística Aplicada: Teorias de Aprendizagem, vai estabelecer uma reflexão sobre a aprendizagem e aquisição de linguagem de aspectos teóricos; aplicar as teorias de aprendizagem e aquisição de linguagem; ...
    • História e organização da educação brasileira 

      Cunha, Jorge Luiz da (2013)
      A disciplina de História e Organização da Educação Brasileira, está dividida em 5 unidades. A unidade 1, A educação brasileira da colônia ao império e primeira república (1549-1930). A unidade 2, A Educação brasileira na ...
    • Teoria do conhecimento e epistemologia 

      Trevisan, Tatiana Valéria (2010)
      A disciplina de Teoria do Conhecimento e Epistemologia tem o objetivo de desenvolver a reflexão sobre os modos como conhecemos a realidade; Compreender as teorias filosóficas epistemológicas da antiguidade, do período ...
    • Psicologia da aprendizagem 

      Silva, Juliane Paprosqui Marchi da (2017)
      Ao final da disciplina de Psicologia da Aprendizagem espera-se que o aluno possa compreender os processos de aprendizagem e suas relações com as diferentes dimensões do fazer pedagógico, levando em conta o desenvolvimento ...