• Alternativas metodológicas para o aluno com déficit cognitivo 

      Beyer, Hugo Otto (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivo proporcionar ao estudante a possibilidade de identificar e selecionar alternativas metodológicas de ensino para alunos com déficit cognitivo. Assim, na primeira unidade, nos deteremos ...
    • Ensino da língua portuguesa para surdos 

      Campello, Ana Regina e Souza (2005)
      A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ...
    • Artes visuais e a Educação Especial 

      Cardonetti, Vivien Kelling; Mossi, Cristian Poletti; Garlet, Francieli Regina; Oliveira, Marilda Oliveira de (2018)
      Nesta disciplina, o objetivo é promover interlocuções de experiências no campo das artes visuais que ampliem possibilidades para pensar a educação especial na interface com múltiplas visualidades, com historiografias ...
    • Fundamentos da Educação Especial 

      Casarin, Melania de Melo (2007)
      A disciplina Fundamentos da Educação Especial, tem como objetivos proporcionar ao acadêmico conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da educação especial no mundo e no Brasil, promover a compreensão das necessidades ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Língua brasileira de sinais - libras 

      Hautrive, Giovana Medianeira Fracari (2019)
      Este caderno didático foi produzido para ser utilizado na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - Libras do curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de ...
    • Informática na educação especial 

      Marostega, Vera Lucia; Alles, Elisiane Perufo; Silva, Angelise Fagundes da; Azzolin, Marta (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo fundamental oportunizar estudos e construir conhecimentos acerca da informática na educação especial, e refletir sobre o papel do professor e sua formação quanto ao uso do computador no ...
    • Educação de jovens e adultos 

      Melo, Regina Maria (2006)
      A disciplina de Educação de Jovens e Adultos tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da Educação de Jovens e Adultos. Busca-se através de textos, reflexões e ...
    • Fundamentos da educação especial I 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Esta disciplina tem como objetivos compreender a emergência da Educação Especial como campo de saber-poder responsável pelos sujeitos “anormais”, e refletir sobre a organização das modalidades de atendimento ...
    • Tecnologias da informação e da comunicação na educação especial 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Nesta unidade, o aluno estudará como a evolução científico-tecnológica na história da humanidade produziu uma nova racionalidade capaz de promover mudanças significativas nas formas de ser, pensar, fazer e relacionar-se ...
    • Fundamentos da Educação Especial II 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Lazzarin, Márcia Lise Lunardi; Castro, Sabrina Fernandes de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Na disciplina Fundamentos da Educação Especial I, ofertada no 1º semestre do Curso, propomos uma discussão relativa à emergência da Educação Especial como campo de saber-poder responsável pelos sujeitos “anormais”, e à ...
    • Avaliação em educação especial 

      Munhóz, Maria Alcione; Casarin, Melânia de Melo; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      Ao discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da ...
    • Fundamentos da educação especial 

      Pavão, Ana Cláudia Oliveira; Pavão, Sílvia Maria de Oliveira (2019)
      A disciplina Fundamentos da Educação Especial, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, tem por objetivo compreender a produção dos fundamentos históricos e antropológicos da Educação Especial, as políticas públicas ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno surdo 

      Perlin, Gladis T.T. (2005)
      Esta disciplina objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos a algumas metodologias da educação de surdos constantes na diferente temporalidade. Para entender o discurso das metodologias utilizadas no ensino ...
    • Desenvolvimento linguístico e educação do surdo 

      Quadros, Ronice Muller de (2005)
      A disciplina Desenvolvimento Linguístico e Educação do Surdo objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos à língua de sinais brasileira e o seu desenvolvimento lingüístico na criança surda. A disciplina está ...
    • Fundamentos da Educação Especial I 

      Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos proporcionar ao aluno: conhecimentos teórico-práticos sobre a educação especial no mundo e no Brasil, a compreensão das necessidades educacionais especiais na escola e a contextualização ...
    • Estágio supervisionado surdez 

      Rampelotto, Elisane Maria; Lunardi, Márcia Lise; Casarin, Melânia de Melo; Marostega, Vera Lucia (2006)
      Nesta disciplina, o aluno conhecerá os contextos de atuação pedagógica no campo da educação de surdos. Apresentaremos alguns fragmentos históricos que deram as condições de possibilidade para a institucionalização dos ...
    • Educação especial: processos de inclusão 

      Rampelotto, Elisane Maria; Rodrigues, Eliane de Oliveira; Albornoz, Estefania Brufão (2009)
      Como movimento social, a inclusão iniciou nos países desenvolvidos, na década de 80. No Brasil, começa na década de 90, com a propagação da declaração de salamanca, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação ...
    • Jogo teatral 

      Santos, Camila Borges dos; Lorenzoni, Cândice Moura; Nunes, Lúcia de Fátima Royes (2019)
      A disciplina de Jogo Teatral e Educação Escolar, está dividida em cinco unidades e, em cada uma delas, terá a oportunidade de estudar as diferentes abordagens referentes ao jogo teatral na educação escolar, com maior ...
    • Libras IV 

      Silveira, Carolina Hessel; Lima, Juliana Corrêa de (2006)
      Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ...