• Educação e Questões Ambientais 

      Kaufmann, Marielen Priscila (2021)
      A disciplina Educação e Questões Ambientais tem como objetivo compreender e analisar a relação entre Educação e questões ambientais relativas à nossa Era. Alguns autores relatam a existência de uma crise socioambiental ...
    • Bases epistemológicas da pesquisa em educação 

      Lazzarin, Luís Fernando (2017)
      Este é o caderno didático da disciplina Bases Epistemológicas da Educação do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Ele é composto pelo conteúdo mínimo necessário para instrumentalizar ...
    • Pesquisa em Educação 

      Lazzarin, Luís Fernando (2017)
      Os objetivos da unidade são: (I) reconhecer e aplicar as principais metodologias de pesquisa às temáticas da Educação e (II) construir um projeto de pesquisa para servir de subsídio para o desenvolvimento do trabalho de ...
    • Educação, identidade e diferença 

      Lazzarin, Marcia Lise Lunardi; Munhóz, Maria Alcione (2008)
      A disciplina Educação, Identidade e Diferença vem ao encontro de uma perspectiva que aborda a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira ...
    • Informática na educação especial 

      Marostega, Vera Lucia; Alles, Elisiane Perufo; Silva, Angelise Fagundes da; Azzolin, Marta (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo fundamental oportunizar estudos e construir conhecimentos acerca da informática na educação especial, e refletir sobre o papel do professor e sua formação quanto ao uso do computador no ...
    • Fundamentos filosóficos e sociológicos da educação 

      Mazzonetto, Clenio Vianei; Cocco, Ricardo; Kohls, Rosana Cristina; Silveira, Sidnei Renato (2017)
      Esta unidade apresenta elementos introdutórios para pensarmos as contribuições da filosofia e do pensamento sociológico para a formação do sujeito e, consequentemente, para os processos educativos. Os tópicos que serão ...
    • Observação e reflexão do ambiente escolar I 

      Mazzonetto, Clenio Vianei; Mazzonetto, Angela Maria Paloschi (2019)
      A disciplina Observação e Reflexão do Ambiente Escolar tem como objetivo atuar no ambiente escolar, com uma visão crítica da realidade do planejamento e avaliação escolar relacionando-os com a comunidade e reorganizando ...
    • Filosofia da educação 

      Medeiros, Liziany Muller; Viero, Janisse; Spanavello, Caroline Silveira; Camillo, Cíntia Moralles (2018)
      Este material tem como finalidade subsidiar teoricamente a disciplina de Filosofia da Educação, compreendendo que a mesma é uma área da Filosofia que tem como objetivo fazer uma ampla reflexão em relação às práticas ...
    • Organização do trabalho pedagógico na educação do campo 

      Medeiros, Liziany Muller; Camillo, Cíntia Moralles; Spavanello, Caroline Silveira; Silva, Juliane Paprosqui Marchi da (2018)
      O material didático que se apresenta tem como objetivo analisar o sistema educacional brasileiro, considerando os aspectos legais, sócio-políticos administrativos e financeiros, enfatizando a organização dos sistemas de ...
    • Psicologia da educação 

      Medeiros, Marcos Pipi de; Guerra, Gabriela Oliveira (2009)
      A disciplina de Psicologia da Educação do curso EaD de Licenciatura em Sociologia tem o objetivo de contextualizar a partir da Unidade 1, as principais perspectivas e correntes de pensamento em Psicologia sobre o campo da ...
    • Fundamentos da leitura e escrita 

      Melo, Regina Maria (2005)
      A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da alfabetização. Busca-se, através de textos, reflexões e análises, ...
    • Educação de jovens e adultos 

      Melo, Regina Maria (2006)
      A disciplina de Educação de Jovens e Adultos tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da Educação de Jovens e Adultos. Busca-se através de textos, reflexões e ...
    • Psicologia da educação II 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini; Silva, Angelise Fagundes da; Azzolin, Marta (2005)
      Nesta disciplina, vamos trabalhar com a formação da personalidade e sua implicação nos processos educacionais. Para tanto, serão conhecidos alguns de seus principais teóricos, seu precursor Freud e a psicanálise e alguns ...
    • Psicologia da Educação I 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini (2005)
      Muitos estudiosos estiveram envolvidos em várias pesquisas, o que fez com que suas "descobertas" se transformassem em teorias e diferenciassem-se de acordo com o tempo. Assim, houve pesquisadores que pensavam de uma forma ...
    • Psicologia da educação III 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini (2005)
      O objetivo desta disciplina de Psicologia da Educação III é conhecer e identificar as principais teorias interacionistas e seus aportes nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como nas ações pedagógicas. ...
    • Psicologia da educação IV 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Inês Peterini (2005)
      A Psicologia da Educação busca estudar a complexidade do ser humano no processo de constituição do indivíduo em especial a sua vivência na instituição educativa, procurando resolver o impasse provocado pelos limites de ...
    • Gestão da escola e planejamento educacional 

      Moraes, Simone Becher Araujo (2019)
      Esta disciplina é parte do currículo do curso de Licenciatura em Geografia na modalidade a distância ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria e possui a carga horária de 60 horas/aula. Nesta disciplina, a expectativa ...
    • Avaliação em educação especial 

      Munhóz, Maria Alcione; Casarin, Melânia de Melo; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      Ao discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da ...
    • Estágio supervisionado déficit cognitivo 

      Munhóz, Maria Alcione; Freitas, Soraia Napoleão; Pereira, Michele Quinhones; Silveira, Jalusa Oliveira da; Silveira, Jalusa Oliveira da (2006)
      A disciplina Estágio Supervisionado/Déficit Cognitivo apresenta os fundamentos teóricos que irão subsidiar a prática pedagógica de professores de alunos com déficit cognitivo. Ao término da disciplina, o aluno deverá ser ...
    • Educação matemática II 

      Neuenfeldt, Adriano (2010)
      Neste caderno, os estudos sobre a Unidade A – Números Racionais – iniciam com uma abordagem sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas, envolvendo a Unidade ...