Relação família-escola: uma parceria para a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação
Resumo
A inclusão escolar tem sido um desafio para muitos professores que atuam nas classes regulares de
ensino. Diversos fatores dificultam a prática pedagógica desses em sua atuação com os alunos que
constituem o público-alvo da educação especial. Além disso, observa-se que, quando se trata da
inclusão escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), há resistência por parte de
alguns professores. Esse fato reside no desconhecimento da temática das AH/SD, decorrente,
possivelmente, das concepções equivocadas difundidas socialmente, somado a uma formação inicial
incipiente no que se refere aos alunos com AH/SD. Sendo assim, é necessário formar redes de apoio
para que se efetive a inclusão escolar do aluno com AH/SD. Nesse sentido, a família pode ser uma
rede de apoio e tornar-se parceira da escola. Assim, ambas podem se articular e organizar um
trabalho colaborativo em prol da inclusão escolar do filho/aluno com AH/SD. Após refletir sobre as
situações expostas, propõem-se a seguinte tese: a inclusão escolar do filho/aluno com AH/SD será
efetivada quando a família e a escola atuarem de forma articulada nesse processo, eliminando as
barreiras que dificultam essa parceria, uma vez que a família constitui-se como influente na inclusão
escolar do filho com AH/SD. Para verificar a tese, o objetivo geral foi compreender a articulação entre
família e escola, verificando as barreiras que dificultam essa parceria, além de visualizar possíveis
influências da família no processo de inclusão escolar do filho/aluno com AH/SD. Participaram da
pesquisa 12 famílias com filhos identificados com AH/SD há mais de um ano e que foram assíduos
durante o ano de 2014 no Programa de Incentivo ao Talento (PIT), sete educadores especiais, seis
professores dos anos iniciais e cinco professoras conselheiras que, no ano de 2015, atuaram com os
alunos com AH/SD. Em relação ao método, optou-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de
caso. Os instrumentos de coleta de dados selecionados foram: entrevista narrativa, Questionário de
Caracterização do Sistema Familiar Versão – Pais ou Responsável (DESSEN, 2011), Checklist da
Rotina Compartilhada e Envolvimento entre Família-escola, Versão para Professores e Checklist da
Rotina Compartilhada e Envolvimento entre Família-escola Versão Pais (mãe, pai ou responsável),
ambos validados por Dessen e Polonia (2011). As entrevistas foram analisadas de forma
qualitativa/descritiva articulada com o referencial teórico que subsidiou a tese. Os Checklists foram
analisados qualitativamente e a partir da análise de frequência, por meio de categorias já
determinadas pelas autoras dos instrumentos. As considerações finais apontam para uma relação
entre família e escola ainda incipiente, pois algumas barreiras/entraves foram identificadas, tendo
prevalecido uma relação acusativa, o que pode estar dificultando a construção de uma relação de
parceria. Foram pontuais os casos em que houve uma articulação entre ambas as instituições e que
tenham como resultado maior influência/participação da família na vida escolar do filho com AH/SD.
Portanto, sinaliza-se a necessidade de ofertar uma formação continuada tanto para a escola quanto
para a família, visando ampliar o debate para a importância de ambas formarem uma rede de apoio
para que juntas articulem ações em prol da inclusão escolar do filho que também é aluno com AH/SD.
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