Navegação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação por título
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Ferramenta de recomendação híbrida de objetos de aprendizagem com predição das necessidades personalizadas de cada estudante
(2023-10-19)Com a grande quantidade de dados disponíveis, está cada vez mais difícil identificar informações que contribuirão no processo de aprendizagem dos estudantes. Neste cenário, o presente estudo busca a aplicação de um ... -
Firewall Defense: um jogo sério colaborativo
(2017-08-24)Com a expansão dos jogos educacionais, novas alternativas estão sendo pesquisadas para melhorar a aprendizagem. Entre elas encontram-se os jogos colaborativos, os quais buscam envolver todos os participantes, a fim de ... -
Um framework para a distribuição e renderização de plantas em tempo-real para paisagens em larga escala
(2018-02-26)A renderização de vegetação em terrenos virtuais é um problema importante em computação gráfica pois as plantas compreendem uma parte predominante das paisagens naturais. Os principais desafios técnicos estão associados ... -
Um framework para distribuição, gerenciamento e renderização de vegetação em cenários virtuais massivos em tempo real
(2020-08-19)A vegetação é um dos principais elementos gráficos em ambientes virtuais, pois compõe grande parte das paisagens naturais. Em função disso, de modo a maximizar a imersão dos usuários, é imprescindível para diversas ... -
Framework para gamificação de ambiente virtual de aprendizagem corporativo utilizando técnicas de minimização do gaming the system
(2023-03-31)A gamificação está gradativamente se consolidando como uma ferramenta de engajamento no meio acadêmico, no entanto, o ambiente corporativo tem percebido o potencial dessa abordagem já a bastante tempo, mesmo sem atribuir ... -
Um framework para geração automática de sistemas multiprocessados reconfiguráveis heterogêneos
(2017-02-16)A integração entre funcionalidades está convergindo para um mesmo dispositivo embarcado, demandando assim um maior poder de processamento em dispositivos cada vez menores. Entretanto, modelar sistemas embarcados não é ... -
GADIUS: um método para gamificação adaptativa dinâmica baseada em interações do usuário
(2020-08-27)A gamificação, abordagem onde são utilizados elementos de design jogos em ambientes externos a um jogo, quando aplicada em ambientes educacionais é capaz de promover maior motivação e engajamento de estudantes com esses ... -
Gamiefects: um framework de apoio na avaliação de gamificação para contextos educacionais
(2022-09-30)Nos últimos anos, a gamificação tornou-se um fenômeno emergente sendo aplicada em diversos campos da atividade humana. No meio educacional, a gamificação vem sendo utilizada como uma estratégia promissora com a finalidade ... -
Geração automática de códigos de cenários de testes de aplicações de gerenciamento de processos de negócio a partir de modelos em BPMN
(2017-03-17)A execução de testes automatizados é uma tarefa importante para a qualidade de software. No contexto de aplicações de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), no entanto, o teste de software é pouco abordado. Em um ... -
Geração de modelos de elevação digital a partir de esboços topográficos utilizando redes generativas adversárias
(2019-07-17)Apesar de amplamente explorada, a criação de terrenos virtuais realísticos em tempo real ainda é um desafio. O avanço do poder computacional por meio das unidades gráficas de processamento permitiu a ascensão das redes ... -
Gerenciamento dinâmico de memória em aplicações com reuso de dados no Apache Spark
(2020-05-25)O Apache Spark é um framework capaz de processar grandes quantidades de dados em memória, através da sua principal abstração: o Resilient Distributed Datasets (RDD). Um RDD consiste em uma coleção imutável de objetos, ... -
Gerenciamento proativo baseado na análise computacional dos Nodos Fog que integram Smart Classroom
(2020-03-09)A Internet das Coisas (do inglês Internet of Things- IoT) tem apresentado o desenvolvimento de aplicações focadas em cidades inteligentes, transporte, saúde e educação com as Smart Classrooms. Diante disso, as crescentes ... -
Heurísticas para o design de sistemas educacionais em tabletop
(2019-08-30)Hoje em dia, a tecnologia vem avançando cada vez mais e com isso, vários dispositivos interativos estão sendo inseridos no dia-a-dia dos usuários e há necessidade de desenvolver e implementar novos sistemas com qualidade ... -
Identificação do comportamento do pastejo em ruminantes através do uso de filtros digitais baseados em análise espectral
(2015-10-01)Este trabalho apresenta a concepção de um sistema que possibilita a obtenção de informações que podem contribuir com o aprimoramento do sistema de alimentação utilizado pelos pecuaristas, possibilitando o aumento da produção ... -
Identificação do glaucoma em imagens do fundo do olho utilizando aprendizagem profunda
(2018-02-27)O Glaucoma é uma doença que danifica o nervo óptico podendo causar perda de visão ou cegueira total. Essa doença é a maior causadora de cegueira irreversível no mundo. Estima-se que até 2020 a quantidade de pessoas com ... -
Implantação de bancos de dados distribuídos em um cluster de baixo consumo
(2022-09-23)Os constantes avanços tecnológicos, o crescimento do uso das tecnologias Web, aumento do número de dispositivos móveis e a popularização da IoT (Internet of Things), têm ocasionado um crescimento exponencial de volume de ... -
Uma implementação baseada em tarefas e fluxo de dados do método de Lattice-Boltzmann
(2018-02-22)Lattice-Boltzmann é um método numérico iterativo para a modelagem mesoscópica e simulação da dinâmica de fluxos de fluidos. Esse método simula as propriedades discretas de sistemas físicos e, para que as simulações sejam ... -
Implementação do protocolo de comunicação DTN aplicado para cidades inteligentes
(2018-08-31)No contexto de Cidades Inteligentes, coletar e distribuir informações relevantes para fornecer os mais variados tipos de serviço é mais que necessário. Para conseguir essa conectividade a rede deve estar preparada para ... -
Implementação e avaliação de desempenho de um código corretor de erros multi-bit em memórias SRAM
(2022-02-18)O presente trabalho tem como objetivo apresentar a análise de desempenho e a implementação do algoritmo de ECC capaz de corrigir 4 erros de um único MBU. Para tanto foi desenvolvido seu código HDL, gerado vetores de ... -
Integração de técnicas de raciocínio baseado em casos e agrupamento de dados na construção de sistemas inteligentes
(2017-09-28)Sistemas de Raciocínio Baseado em Casos (Case-Based Reasoning – CBR) utilizam experiências passadas, ou casos, para a tomada de decisão de problemas atuais. Para recuperar essas experiências de bases de casos, técnicas de ...