dc.contributor.advisor | Flôres, Maria Lucia Pozzatti | |
dc.creator | Nadalon, Elaine Santos Kirsten | |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T15:05:54Z | |
dc.date.available | 2018-04-23T15:05:54Z | |
dc.date.issued | 2011-12-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13041 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article show the results of a survey made in a Municipal School of
Infantile Educational of Canoas with the focus on the computer use as an
important tool to achieve the literacy and alphabetization in the Infantile
Education bringing up some theoretical concepts about the importance of
the medias related to literacy, observing its importance looking forward a
significant learning through measurement and interaction. The aim is to
study the reading practice and the writing as another way of acquisition of
knowledge, in other words, achieve the reading and writing through this
new term related to the news social practices of reading and writing which
are emerging due globalization and the emergence of new technologies.
The methodology, with an investigative character, with a qualitative
approach, was marked in the interaction between the survey taker and
subjects surveyed as an guide to the work, based in a literature review. The
main conclusion of this reflection is that the difference of learning level
between the subjects is in the opportunity and in the modalities of
development of intelligence and skills. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Letramento digital | por |
dc.subject | Meio alfabetizador | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.subject | Computer literacy | eng |
dc.subject | Middle alphabetization | eng |
dc.subject | Digital inclusion | eng |
dc.title | A influência do computador no letramento infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo mostra o resultado de um projeto de pesquisa realizado em uma
Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico de Canoas com o
foco na utilização do computador como importante ferramenta para
aquisição do letramento e alfabetização na Educação Infantil trazendo
alguns conceitos teóricos sobre a influência das mídias relativas ao
letramento, observando sua importância para uma aprendizagem
significativa por meio da mediação e interação. O objetivo é estudar a
prática da leitura e da escrita como outro meio da aquisição do saber, ou
seja, adquirir a leitura e a escrita através de um novo termo relacionado às
novas práticas sociais da leitura e da escrita que estão surgindo devido ao
surgimento de novas tecnologias. A metodologia, de caráter investigativo,
com abordagem qualitativa, pautou-se na interação entre pesquisador e
sujeitos pesquisados como eixo norteador do trabalho baseada em uma
revisão de literatura. A principal conclusão dessa reflexão é que a diferença
no nível de aprendizado entre os sujeitos está na oportunidade e nas
modalidades de inteligência e habilidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |