A cultura digital na formação inicial de professores da educação básica nas licenciaturas da UFSM
Resumo
Esta dissertação de mestrado decorre de estudo realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral investigar como a cultura digital se insere nos processos formativos iniciais de professores para a Educação Básica nos cursos de licenciaturas presenciais da UFSM. Os objetivos específicos da pesquisa foram: identificar o que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), instituídas pela Resolução N.o 02/2015, apresentam quanto às normas nacionais de formação inicial de professores para a Educação Básica na cultura digital; analisar nos documentos oficiais da instituição se a cultura digital vem sendo abordada nas propostas formativas das licenciaturas presenciais da UFSM; verificar a existência de disciplinas curriculares oferecidas nos cursos de licenciaturas presenciais da UFSM que enfoque a cultura digital; reconhecer com que perspectiva a cultura digital está sendo aprofundada quanto à teoria e prática a partir dos planos das disciplinas curriculares; e levantar se há indicadores quanto às mudanças necessárias para atender às novas (DCN) no que se refere à educação básica na cultura digital. O cenário investigativo constituiu-se de vinte e três cursos de licenciaturas presenciais da UFSM. Tratando-se de pesquisa qualitativa em educação, de cunho documental, buscou-se as informações por meio de estudo bibliográfico para embasamento teórico, pesquisa e análise documental, sendo as informações decorrentes analisadas por meio de análise textual discursiva. Em relação à revisão teórica foram abordados temas como cultura digital, Diretrizes Curriculares Nacionais, saberes docentes, formação de professores, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos de organização institucional: Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se algumas especificidades da cultura digital presentes no cenário estudado, tais como: cursos que apresentam alguma disciplina curricular para a cultura digital e outros não. E, diante das disciplinas curriculares localizadas, algumas são inteiramente direcionadas para especificidades da cultura digital e outras contêm unidades de ensino harmonizando conhecimentos específicos da área de formação com alguma especificidade da cultura digital.
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