Mostrar registro simples

dc.creatorMontanini, Cristiane Aparecida Medeiros
dc.date.accessioned2018-07-16T18:28:16Z
dc.date.available2018-07-16T18:28:16Z
dc.date.issued2017-08-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13801
dc.description.abstractThis master thesis is about a study carried out in the context of the Training, Knowledge and Professional Development Research Line (Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional) of the Master's Program in Education (Programa de Pós-Graduação em Educação) at the Federal University of Santa Maria (Universidade Federal de Santa Maria). This master thesis aimed to investigate how the digital culture is inserted in the initial formative processes of teachers for Basic Education in the graduation courses of UFSM. The specific objectives of the research were: to identify what the Nacional Curricular Guidelines, created by the Normative Resolution number 02/2015, present regarding the national standards of initial teacher education for Basic Education concerning digital culture; to analyse in the official documents of the institution if the digital culture has been approached in the formative proposals of the graduations of the UFSM; to verify the existence of academic disciplines offered in the UFSM graduation courses focusing on digital culture; to recognize with what perspective the digital culture is being deepened in theory and practice from the academic disciplines; and aimed to find out if there are indicators on the changes needed to meet the new National Curricular Guidelines in relation to basic education in digital culture. The research consisted twenty-three graduation courses of UFSM. It was a qualitative research in education, with a documental approach, and the information was sought through a bibliographic study for theoretical foundation, research and documentary analysis, the resulting information being analyzed through textual discursive analysis. Regarding the theoretical approach, subjects such as digital culture, National Curricular Guidelines, teacher knowledge, teacher training, common national basic curriculum and institutional organization documents were verified: Institutional Pedagogical Project, Institutional Development Plan and Pedagogical Course Project. Regarding the results of the research, we highlight some specificities of the digital culture present in the study, such as: graduation courses that present some curricular discipline for the digital culture and others do not. And, according to the curricular academic disciplines located, some are entirely geared to the specificities of the digital culture and others contain teaching units that harmonize specific knowledge of the area of formation with some specificity of the digital culture.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação na cultura digitalpor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais (DCN)por
dc.subjectEducation in digital cultureeng
dc.subjectInitial teacher trainingeng
dc.subjectNational Curricular Guidelineseng
dc.titleA cultura digital na formação inicial de professores da educação básica nas licenciaturas da UFSMpor
dc.title.alternativeDigital culture in the inicial training of teachers of basic education in the UFSM's graduation courseseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado decorre de estudo realizado no contexto da Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Teve como objetivo geral investigar como a cultura digital se insere nos processos formativos iniciais de professores para a Educação Básica nos cursos de licenciaturas presenciais da UFSM. Os objetivos específicos da pesquisa foram: identificar o que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), instituídas pela Resolução N.o 02/2015, apresentam quanto às normas nacionais de formação inicial de professores para a Educação Básica na cultura digital; analisar nos documentos oficiais da instituição se a cultura digital vem sendo abordada nas propostas formativas das licenciaturas presenciais da UFSM; verificar a existência de disciplinas curriculares oferecidas nos cursos de licenciaturas presenciais da UFSM que enfoque a cultura digital; reconhecer com que perspectiva a cultura digital está sendo aprofundada quanto à teoria e prática a partir dos planos das disciplinas curriculares; e levantar se há indicadores quanto às mudanças necessárias para atender às novas (DCN) no que se refere à educação básica na cultura digital. O cenário investigativo constituiu-se de vinte e três cursos de licenciaturas presenciais da UFSM. Tratando-se de pesquisa qualitativa em educação, de cunho documental, buscou-se as informações por meio de estudo bibliográfico para embasamento teórico, pesquisa e análise documental, sendo as informações decorrentes analisadas por meio de análise textual discursiva. Em relação à revisão teórica foram abordados temas como cultura digital, Diretrizes Curriculares Nacionais, saberes docentes, formação de professores, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e documentos de organização institucional: Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Dentre os resultados da pesquisa, destacam-se algumas especificidades da cultura digital presentes no cenário estudado, tais como: cursos que apresentam alguma disciplina curricular para a cultura digital e outros não. E, diante das disciplinas curriculares localizadas, algumas são inteiramente direcionadas para especificidades da cultura digital e outras contêm unidades de ensino harmonizando conhecimentos específicos da área de formação com alguma especificidade da cultura digital.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee1Romanowski, Joana Paulin
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7752218478865716por
dc.contributor.referee2Barbiero, Danilo Ribas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3378266559534734por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9550770820645639por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International