dc.contributor.advisor | Hoelzel, Carlos Gustavo Martins | |
dc.creator | Carvalho, Terezinha Ivonice Santos de | |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T15:03:17Z | |
dc.date.available | 2018-08-02T15:03:17Z | |
dc.date.issued | 2010-11-19 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13991 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Between the resources of the media, the image is one of the vehicles what make easy the
teaching-apprenticeship. However, the use of this in classroom as pedagogic tool has been suffering
great resistance for part of the educators, got used to the traditional forms of languages. The image is
a reality that makes part of the world of educating and, corroborating with his finality of persuasive
power, more and more it invades the same spaces that we, erroneously, suppose to have the
"control". That one quarrels of space between the viewer and the image, makes impossible to ignore
it, since this attitude would place us in the position when of they were omitted to the possible negative
effects of this on that that are not prepared to assimilate it with discernment, in the case, our pupil and
his relation with the world. Aiming to collaborate for the beginning of a difficult one, however necessary
reversion of this reality, this work has the objective to demonstrate, from inquiries and, finally, of
concrete examples, that the use of the image as language in classroom, is so or more productive than
other traditional methods. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Imagem | por |
dc.subject | Publicidade e propaganda | por |
dc.subject | Leitura crítica | por |
dc.subject | Image | eng |
dc.subject | Publicity and propaganda | eng |
dc.title | O uso da imagem como linguagem em sala de aula | por |
dc.title.alternative | The use of the image as language in classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD, | por |
dc.description.resumo | Entre os recursos midiáticos, a imagem é um dos veículos facilitadores para o ensinoaprendizagem.
Todavia, o uso desta em sala de aula como ferramenta pedagógica tem sofrido
grande resistência por parte dos educadores, habituada às formas tradicionais de linguagens. A
imagem é uma realidade que faz parte do mundo do educando e, corroborando com sua finalidade de
poder persuasivo, cada vez mais ela invade os mesmos espaços que, erroneamente, supomos ter o
“controle”. Essa disputa de espaço entre o espectador e a imagem, impossibilita ignorá-la, pois esta
atitude nos colocaria na posição de omissos aos possíveis efeitos negativos destas sobre aqueles
que não se preparam para assimilá-la com discernimento, no caso, nosso aluno e sua relação com o
mundo. Visando colaborar para o início de uma difícil, porém necessária reversão desta realidade,
esse trabalho tem como objetivo demonstrar, a partir de pesquisas e, por fim, de exemplos concretos,
que o uso da imagem em sala de aula como linguagem, é tão ou mais produtivo do que outros
métodos tradicionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |