Reestruturação da educação superior e ações direcionadas à permanência e diplomação do estudante com necessidades educacionais especiais
Abstract
A Educação Superior vem ganhando espaço nas discussões e pesquisas desenvolvidas nos últimos anos. O número de matrículas tem crescido consideravelmente, principalmente, após a implementação do REUNI em 2007. Apesar da ampliação do número de ações voltadas ao acesso e ingresso no Ensino Superior, esse cenário educacional ainda apresenta muitos desafios aos estudantes. Diferentemente de pensar o acesso e ingresso, ainda são restritas as discussões que versam sobre as ações planejadas considerando a permanência e conclusão do curso. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi compreender como as ações direcionadas aos estudantes com necessidades educacionais especiais influenciam, desde 2008, a permanência e conclusão de curso desses estudantes em universidades federais do Estado do Rio Grande do Sul. Com esse propósito, buscou-se defender a Tese de que o sucesso acadêmico e conclusão de curso dos estudantes universitários com necessidades educacionais especiais é influenciado diretamente pelo desenvolvimento de ações e por setores que contribuem para minimizar suas dificuldades e oferecer condições de permanência. Na fundamentação teórica da pesquisa apresenta-se a constituição histórica da Educação Superior no Brasil; a trajetória das pessoas com deficiência, evidenciado importantes marcos legais; e o estudante com necessidades educacionais especiais e as dificuldades do contexto universitário. A pesquisa, de cunho qualitativo e perspectiva dialética, foi desenvolvida a partir de dados coletados com o Estado do Conhecimento; de Pesquisa documental de políticas nacionais no que se refere à Educação Especial e inclusão; de pesquisa no Portal Institucional da UFPEL, UFSM e UNIPAMPA; de questionário pela ferramenta Google Docs com os gestores das Pró-Reitorias de Planejamento; de entrevista com os coordenadores dos setores responsáveis pelo apoio/atendimento ao estudante, assistência estudantil e acessibilidade; de grupo de discussão presencial e por Skype com integrantes dos setores entrevistados. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). A pesquisa possibilitou conhecer os espaços das instituições pesquisadas e se aproximar do trabalho desenvolvido pelos setores. Evidenciou-se que os setores pesquisados desenvolvem um trabalho essencial nas Instituições e que interferem diretamente na trajetória dos acadêmicos na universidade: no acolhimento, na aprendizagem, na permanência e na conclusão de curso. Se constatou que a reestruturação das instituições ainda está em processo. Foi impulsionada pelo REUNI, mas ainda com um longo caminho para sua real efetivação frente às ações que contribuem para a permanência nas IES, pois, atualmente, as mudanças institucionais ainda são insuficientes frente à demanda crescente apresentada por essas políticas, pelas cotas e pelo sistema de seleção unificado e ENEM. Acredita-se que esta pesquisa pode contribuir para ampliar as discussões acerca da permanência dos estudantes com necessidades educacionais especiais na Educação Superior, auxiliando na compreensão das ações e trabalho desenvolvido pelos setores de apoio/atendimento, assistência estudantil e acessibilidade. Por fim, fica a expectativa de que as dificuldades apontadas pelos setores sejam superadas rumo à reestruturação das universidades, e de que as ações desenvolvidas possam ser disseminadas entre os setores dessas e de outras instituições, ampliando seu alcance em direção à permanência dos estudantes e apontando caminhos para novas propostas.
Collections
The following license files are associated with this item: