A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito do PIBID – Interdisciplinar Educação Matemática
Resumo
Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional e seu foco volta-se à formação de futuras professoras dos cursos de Educação
Especial, Pedagogia e Matemática que participaram, no ano de 2015, do Programa
Institucional de Bolsas à Iniciação a Docência – Interdisciplinar: Educação Matemática –
PIBID InterdEM da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, ao aprenderem a
organizar o ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental na
perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino – AOE (MOURA, 1996, 2001). Nesse
contexto, o principal objetivo desta tese consistiu em investigar o processo de significação
da atividade de iniciação a docência no contexto do subprojeto PIBID/InterdEM. Pautamonos
na Teoria Histórico-Cultural – THC e na Teoria da Atividade, em especial em autores
como: Vigotski (2007, 2009) o qual afirma que o homem se apropria da cultura por meio da
interação com outros sujeitos, visto que a aprendizagem é condição necessária para o
desenvolvimento do ser humano; Leontiev (1978, 1983) quando aponta que os seres
humanos são movidos por necessidades, que são satisfeitas por atividades, que levam ao
desenvolvimento das suas funções psicológicas superiores; e Davídov (1987, 1988) o qual
coloca que a atividade é a prática histórico-social do gênero humano, voltada ao trabalho,
transformadora das pessoas e nela é revelada a universalidade do humano. Estes autores
conduzem-nos à compreensão de que o ser humano aprende em interação com outros
indivíduos e de que, através de atividades para satisfazer a necessidades, se apropriam da
cultura e se desenvolvem. Os dados foram produzidos a partir de gravações em áudio e
vídeo durante acompanhamento dos momentos da organização do ensino e, também, dos
registros feitos pelas acadêmicas, durante o ano letivo de 2015. Para a análise dos dados,
usamos, como aporte metodológico, os episódios de Moura (2004), organizando-os em
Unidades de Análise (VIGOTSKI, 2009), entendendo que a unidade constitui-se como uma
parte da investigação, que representa a totalidade e que não perde as especificidades do
objeto investigado. Ao analisarmos os dados, elencamos três unidades de análise, são elas:
a) aprender um modo de ação geral de planejar; b) aprender um modo de ação geral para
ensinar; c) aprender um modo de ação geral de avaliar. A partir dos dados produzidos no
contexto de organização do ensino no PIBID/InterdEM, concluímos que as futuras
professoras estão em atividade de iniciação à docência, quando sentem a necessidade de
aprender a organizar o ensino com o intuito de promover a aprendizagem dos alunos. Com
isso, ao se apropriarem dos modos de ação gerais para organizar o ensino, por meio das
ações de planejar, ensinar e avaliar, as acadêmicas atribuem significado à atividade de
iniciação à docência.
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