(Auto)formação com musicais: “O descon(s/c)ertante flautista” e a peça didática “Diz que sim” de Bertolt Brecht
Abstract
A tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa LP4: Educação e Artes, considera a importância da presença (GUMBRECHT, 2010) para o processo (auto)formativo (NÓVOA e FINGER, 2010) com musicais. Desenvolvida como uma Pesquisa-(auto)formação inspirada no processo de Pesquisa-formação (JOSSO, 2010, 2010a) esta tomou como dispositivo o experimento com Diz que sim (Der Jasager) uma das Peças didáticas de Bertolt Brecht (BENJAMIN, 1987 e 1987a; CONCÍLIO, 2016; KOUDELA, 2001; TEIXEIRA JÚNIOR, 2014; CALICO, 2008) no âmbito de uma Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA). A metodologia A/R/Tógrafica possibilitou ao autor se colocar de forma híbrida como: artista (Artist), pesquisador (Researcher) e professor (Teacher) (IRWIN e BELIDSON, 2010). Afirma-se que a presença na (auto)formação para a música em cena possibilita um tipo de Experiência, com E maiúsculo, que incorpora não apenas a experiência conceitual (Erfahrung) mas a vivência (Erlebnis) (DEWEY, 1976 e 2010; TEIXEIRA e WESTBROOK, 2010; JOSSO, 2010; BENJAMIN, 1984,1987, 1987a, GUMBRECHT, 2010). Tal concepção reafirma a singularidade da epistemologia da área de artes. Durante um ano e meio, se estabeleceram experimentos em que o aprendizado pela presença foi observado no processo de criação com atrizes do Coletivo Baal, de Florianópolis, Santa Catarina na: (Auto)formação para a música em cena do espetáculo Diz que sim e no: Musical de (auto)Formação: O Descon(s/c)ertante Flautista. As marcas e estados de presença produzidos no processo e na obra de arte consubstanciada serviram de dados para a reflexão apresentada (Darstellung)(BENJAMIN, 1984 e VASCONCELOS, 2013 com a dramaturgia de O Descon(s/c)ertante Flautista, a partir da obra The Pied Piper de Robert Browning (1841) e de diálogos que se inserem na própria escrita da tese. A pesquisa contribui com o reconhecimento deste tipo Experiência em que o aprendizado pela presença é ativada nas práticas artísticas além de retomar a música para os experimentos com as Peças didáticas.
Collections
The following license files are associated with this item: