Mostrar registro simples

dc.creatorBorowsky, Halana Garcez
dc.date.accessioned2018-10-22T18:34:50Z
dc.date.available2018-10-22T18:34:50Z
dc.date.issued2017-08-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14626
dc.description.abstractThe present study is bound up to Programa de Pós-Graduação em Educação of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), in the research line "LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. The main purpose was to investigate the essential relations of the teacher training movement in Clube de Matemática project – based on the perspective of Historical-Cultural Theory. CluMat/UFSM project, which began as an extension action focused on students from initial years, has been constituted as a formative space for its participants. This research was conducted based on the Cultural-Historical Theory (Vigotsky), Activity Theory (Leontiev) and Teaching-Orienting Activities (Moura). Accordingly, the applied methodology is described by the structure of the activity, which presents the need, reason, actions and procedures which were constituted during the development of the research. The production of the data occurred from the monitoring of the work of Clube de Matemática/UFSM, in 2015. The participants of this research were undergraduate students, teachers of basic education and collaborators who are part of the project. The data are presented based on what Moura (2002) defines as training episodes, which constitute the units of analysis (VYGOTSKY, 1991), which were delimited by the theory that this research was based. A question was raised: “What are the essential relationships of the teacher training movement in a project?". This question triggered three units of analysis - which aimed to represent the totality of what constitutes a guiding project of activity. – in other words: scientific knowledge, organization of teaching and human development. Based on this research, it is confirmed that a guiding project of teacher training activity, when based on the collectivity, stands up for: scientific knowledge, organization of teaching and sufficient relations. Therefore, the thesis defended in this paper, taking into consideration that the participants, when act based on reference of group work with characteristics of collectivity, are in a process of signification of their formation based on the essential relations that guide their actions in the project that is constituted as an activity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectClube de matemáticapor
dc.subjectProjeto orientador de atividadepor
dc.subjectFormação compartilhadapor
dc.subjectAtividade orientadora de ensinopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectMathematics clubeng
dc.subjectShared formationeng
dc.subjectGuiding project of activityeng
dc.subjectGuiding teaching activityeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleOs movimentos de formação docente no projeto orientador de atividadepor
dc.title.alternativeThe teacher training movements in the guidind project of activityeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa “LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. O principal objetivo foi investigar as relações essenciais do movimento de formação docente no projeto Clube de Matemática – na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. O projeto CluMat/UFSM, que iniciou como uma ação de extensão voltada a alunos dos anos iniciais, tem-se constituído como um espaço de formação aos seus participantes. Os pressupostos teóricos que embasaram esta pesquisa pautaram-se pela Teoria Histórico-Cultural (Vigotsky), a Teoria da Atividade (Leontiev) e a Atividade Orientadora de Ensino (Moura). Consoante a isso, a metodologia utilizada é descrita pela estrutura da atividade, na qual se apresenta a necessidade, o motivo, as ações e operações que se constituíram no desenvolvimento da investigação. A produção dos dados deu-se a partir do acompanhamento do trabalho do Clube de Matemática/UFSM no ano de 2015, sendo os sujeitos da pesquisa as acadêmicas de graduação, professoras da educação básica e colaboradoras desse projeto. Os dados são apresentados a partir do que Moura (2002) define como episódios de formação, que constituem as unidades de análise (VYGOTSKY, 1991), que foram balizadas pela teoria que deu base a esta pesquisa. A questão que foi levantada: “Quais a relações essenciais do movimento de formação docente em um projeto?”, desencadeou três unidades de análise – tendo como intuito representar a totalidade do que constitui um projeto orientador de atividade – ou seja: o conhecimento científico, a organização do ensino e a formação humana. A partir desta pesquisa, assevera-se que um projeto orientador de atividade de formação docente quando, pautado na coletividade, prima por: conhecimentos científicos, organização do ensino e relações suficientes para que haja formação humana para além das dimensões do próprio projeto. Destaca-se, portanto, a tese defendida neste trabalho, considerando que os sujeitos, quando agem tendo como referência o trabalho em grupo com características de um coletivo, estão em processo de significação de sua formação a partir das relações essenciais que objetivam suas ações no projeto que se constitui como atividade.por
dc.contributor.advisor1Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207por
dc.contributor.advisor-co1Moura, Manoel Oriosvaldo de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3536854228318246por
dc.contributor.referee1Damazio, Ademir
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4995772976409473por
dc.contributor.referee2Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167841618840023por
dc.contributor.referee3Araujo, Elaine Sampaio
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7342839505214436por
dc.contributor.referee4Marco, Fabiana Fiorezi de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8365735503848377por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International