Navegação TCC Pedagogia - Noturno por licença "Acesso Aberto"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 77
-
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na Educação Infantil
(2023-07-06)O presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo ... -
Costurando infâncias: o difícil mundo das crianças em situações de vulnerabilidade
(2019-07-19)O presente artigo propõe fazer uma reflexão das acerca de durante o período de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, levando em consideração as diferentes situações de vulnerabilidade enfrentadas pelas crianças ... -
Desafios e aprendizagens de uma pedagoga surda na unidade de educação infantil Ipê Amarelo: experiências no estágio supervisionado
(2019-01-09)Este trabalho tem como tema a atuação docente de uma Pedagoga surda com crianças ouvintes, enfocando os desafios implicados na organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil a partir das interações promovidas ... -
A coordenação pedagógica no processo mediador da educação infantil e anos iniciais.
(2021-12-14)Este trabalho tem como tema principal, a atuação da gestão escolar, na pessoa do coordenador(a) pedagógico(a). Este trabalho tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a importância do coordenador(a) pedagógico(a) ... -
Memórias não são só memórias: relatos de vivências no processo de formação inicial em pedagogia
(2024-01-11)O presente projeto de pesquisa se caracteriza pela produção de uma pesquisa narrativa autobiográfica pela qual se busca descrever e analisar elementos da minha própria infância e formação como pedagoga em paralelo a ... -
Desafios e invisibilidade de estudantes grávidas da UFSM no período pandêmico: vidas entrelaçadas.
(2022-07-28)Uma gravidez planejada ou não, implica muito na vida de uma mulher, principalmente quando essa mulher é estudante da graduação em meio a uma pandemia mundial. A presente pesquisa traz vivências, desafios, invisibilidades, ... -
O brincar na prática pedagógica da educação infantil
(2018-12-06)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática de pesquisa o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil. Este trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como problema de pesquisa: Quais os espaços ... -
A construção da infância e a influência de artefatos culturais nas brincadeiras das crianças
(2019-12-20)O presente estudo tem por objetivo geral compreender a construção social da infância e a influência de artefatos culturais nas brincadeiras das crianças, pesquisar sobre a construção social da infância, refletir sobre a ... -
Turmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia
(2019-09-13)Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática as Turmas Multi-Idades ... -
Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: uma contribuição a partir da abordagem crítico-superadora
(2018-10-01)Este trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar a importância da apropriação dos conteúdos da Cultura Corporal para a formação das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. ... -
Práticas pedagógicas no Hospital Universitário de Santa Maria
(2019-12-18)O lugar de trabalho profissional de educação é a escola “tradicional”. Entretanto, certas circunstâncias da vida podem dificultar ou impedir que algumas crianças e adolescentes possam frequentar uma sala de aula, como ... -
Pedagogia empresarial: a formação e atuação do pedagogo na empresa
(2020-10-01)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (noturno) da Universidade Federal de Santa Maria teve como tema “A formação e atuação do pedagogo na empresa”. Trouxe como objetivo geral: Entender a Pedagogia Empresarial ... -
A Educação de jovens e adultos: Inquietações, perspectivas e desafios
(2023-07-03)O presente estudo surgiu da prática realizada no estágio obrigatório dos Anos Iniciais, no curso de Licenciatura em Pedagogia - Noturna, da Universidade Federal de Santa Maria - RS, com vivências em uma turma de ensino ... -
A alfabetização no contexto pós-pandêmico: reflexões com professoras dos 1º aos 3º anos de escolas municipais em Santa Maria/RS
(2024-02-12)Este estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e busca analisar os desafios que estão sendo vivenciados pelas professoras do ciclo da alfabetização de duas escolas da rede municipal de ensino de Santa ... -
Vivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincar
(2019-09-11)Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo ... -
Estratégias pedagógicas e inclusão escolar: vivências nos estágios do curso de Pedagogia
(2021-04-20)Este estudo tem como objetivo compreender como os egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria elaboraram estratégias para trabalhar em contextos inclusivos durante as práticas dos estágios. Para ... -
Estratégias pedagógicas e inclusão escolar: vivências nos estágios do curso de Pedagogia
(2021-04-20)Este estudo tem como objetivo compreender como os egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria elaboraram estratégias para trabalhar em contextos inclusivos durante as práticas dos estágios. Para ... -
A influência da família na aprendizagem da criança no primeiro ano do ensino fundamental em ano de pandemia
(2021-02-12)O presente trabalho de conclusão de curso integraliza oficialmente, como requisito final, a graduação no curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A ... -
Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
(2019-07-11)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir ... -
Socialização das crianças após confinamento pandêmico: desafios e reflexões do retorno presencial
(2024-02-26)A socialização na educação infantil é parte essencial para o desenvolvimento integral das crianças, e com o isolamento social causado pela COVID-19 as crianças não tiveram a oportunidade de socializar entre pares. O ...