Navegação TCC Pedagogia - Noturno por título
Itens para a visualização no momento 54-73 of 77
-
Pedagogia empresarial: a formação e atuação do pedagogo na empresa
(2020-10-01)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (noturno) da Universidade Federal de Santa Maria teve como tema “A formação e atuação do pedagogo na empresa”. Trouxe como objetivo geral: Entender a Pedagogia Empresarial ... -
O Pibid como um espaço de formação inicial de professores
(2019-02-16)Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática O Programa Institucional ... -
Política nacional de formação de professores das licenciaturas e a educação inclusiva: das atualidades às perspectivas
(2020-10-30)O corrente estudo tem por objetivo compreender que a Educação é um direito de garantias universais, assegurado pela Constituição Federal de 1988 e se constitui em um processo dinâmico de interação, transformação e ... -
Por que os adolescentes estão se transferindo para EJA?
(2020-10-01)A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil percorreu uma longa trajetória, até ter a configuração do que conhecemos hoje, com o rebaixamento da idade mínima para o ingresso na EJA aumentou o número de jovens nesta ... -
A prática docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental durante a formação em Pedagogia
(2019-09-23)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Prática Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia no curso Noturno da Universidade ... -
As práticas pedagógicas do estágio: Brincadeiras e jogos
(2023-01-23)A presente pesquisa foi realizada no curso de Pedagogia Licenciatura Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, RS. A pesquisa versa sobre a temática das práticas pedagógicas que foram desenvolvidas durante a ... -
Práticas pedagógicas no Hospital Universitário de Santa Maria
(2019-12-18)O lugar de trabalho profissional de educação é a escola “tradicional”. Entretanto, certas circunstâncias da vida podem dificultar ou impedir que algumas crianças e adolescentes possam frequentar uma sala de aula, como ... -
O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
(2019-08-05)Este estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na ... -
Processos formativos e aprendizagem docente: desafios da Pedagogia Noturno da UFSM
(2024-02-08)Esta pesquisa é um Trabalho de Conclusão de Curso que tem como objetivo compreender como acontece a aprendizagem docente e os processos formativos dos estudantes do curso de pedagogia noturno da UFSM. Como objetivos específicos ... -
A produção de conteúdo pedagógico nas mídias sociais: um relato de experiência a partir do instagram.
(2022-07-29)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria teve como tema “A produção de conteúdo pedagógico no Instagram”. Trouxe como objetivo geral analisar as ... -
Quero meu lugar: a inclusão de aluno na turma de anos iniciais no contexto escolar
(2023-12-12)Por meio deste trabalho, vinculado ao curso de Pedagogia - Noturno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), busquei fazer uma reflexão acerca das relações de uma determinada turma de Anos Iniciais da rede pública ... -
As questões de gênero nos livros didáticos de anos iniciais do ensino fundamental
(2019-01-04)Este trabalho de conclusão é resultado de minhas inquietações sobre a temática de gênero apresentada nos livros didáticos dos Anos Iniciais. A partir da experiência no estágio supervisionado percebi que se fazia necessário ... -
(Re)descobrindo o brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado em educação infantil
(2021-07-08)O presente trabalho apresenta como tema a importância do brincar na Educação Infantil, constituindo-se a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido na turma Pré, nível ... -
Reflexões acerca das práticas pedagógicas com os bebês
(2018-12-06)Este trabalho discute acerca das práticas pedagógicas com os bebês na Educação Infantil. A relação entre cuidar e educar é indissociável e é importante analisarmos as necessidades dos bebês nesta faixa etária, bem como, ... -
Reflexões da educação de jovens e adultos na formação de professores
(2019-09-13)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, que segundo a Constituição de 1988 em seu art. 288 assegura que todos os cidadãos possuem o direito ao Ensino Fundamental, amparada pelo ... -
A representação das crianças sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais: um olhar para as pesquisas da UFSM
(2021-07-07)O presente trabalho tem por foco realizar uma pesquisa sobre as representações que as crianças têm da escola no processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. O trabalho é constituído a partir da análise ... -
Ressignificando a prática de ensino em tempo de pandemia Covid19
(2021-02-17)Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado obrigatório nos Anos Inicias, do Curso de graduação de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, da Universidade Federal ... -
Revisitando vivências: descobrindo, brincando e aprendendo numa turma do 2° ano do ensino fundamental
(2018-12-06)Este trabalho é um recorte do relatório de conclusão de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, da Universidade Federal de Santa ... -
As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
(2018-12-10)Este trabalho focaliza as rotinas na Educação Infantil a partir da prática do Estágio Supervisionado, a qual desenvolvi em turma de Pré-Escola, nível A, com 19 crianças de 4 a 5 anos. Como objetivo geral, buscou-se ... -
Socialização das crianças após confinamento pandêmico: desafios e reflexões do retorno presencial
(2024-02-26)A socialização na educação infantil é parte essencial para o desenvolvimento integral das crianças, e com o isolamento social causado pela COVID-19 as crianças não tiveram a oportunidade de socializar entre pares. O ...