TCC Pedagogia - Noturno: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 41-60 of 77
-
A importância da merenda escolar no desenvolvimento das crianças na educação infantil
(2020-12-10)O presente estudo aborda a importância da alimentação escolar na Educação Infantil, tendo como objetivo identificar seus benefícios e contribuição no desenvolvimento infantil como um todo. O referencial teórico baseia-se ... -
A experiência leitora e a organização do trabalho pedagógico na educação de jovens e adultos
(2020-09-14)Este trabalho tem como objetivo compreender a implicação da experiência leitora no processo de alfabetização de jovens e adultos. Nesse sentido, buscou-se identificar as experiências de leitura e de escrita e reconhecer ... -
A educação midiática e as tecnologias na escola
(2020-10-01)No contexto atual da nossa sociedade as tecnologias de informação e comunicação (TICs) vêm mudando a vida de quase todos. As TICs vêm se mostrando cada vez mais necessárias, ainda mais por estarmos passando por uma ... -
Política nacional de formação de professores das licenciaturas e a educação inclusiva: das atualidades às perspectivas
(2020-10-30)O corrente estudo tem por objetivo compreender que a Educação é um direito de garantias universais, assegurado pela Constituição Federal de 1988 e se constitui em um processo dinâmico de interação, transformação e ... -
As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
(2018-12-10)Este trabalho focaliza as rotinas na Educação Infantil a partir da prática do Estágio Supervisionado, a qual desenvolvi em turma de Pré-Escola, nível A, com 19 crianças de 4 a 5 anos. Como objetivo geral, buscou-se ... -
O aprender docente durante o estágio obrigatório no curso de Pedagogia
(2019-12-19)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema ‘O Aprender Docente durante o Estágio Obrigatório do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)’. O objetivo do estudo é ... -
O trabalho pedagógico em turmas de multi-idade com foco na educação infantil
(2019-12-20)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema “O Trabalho Pedagógico em Turmas de Multi-idade com Foco na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Práticas pedagógicas no Hospital Universitário de Santa Maria
(2019-12-18)O lugar de trabalho profissional de educação é a escola “tradicional”. Entretanto, certas circunstâncias da vida podem dificultar ou impedir que algumas crianças e adolescentes possam frequentar uma sala de aula, como ... -
A construção da infância e a influência de artefatos culturais nas brincadeiras das crianças
(2019-12-20)O presente estudo tem por objetivo geral compreender a construção social da infância e a influência de artefatos culturais nas brincadeiras das crianças, pesquisar sobre a construção social da infância, refletir sobre a ... -
Escola não sexista: os desafios da diferença nos espaços educativos.
(2019-07-11)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema relações entre educação e gênero. Apresenta como problema de pesquisa: “De que maneira a docência pode contribuir ... -
Desafios e possibilidades das relações entre família e escola em uma instituição pública de ensino de Santa Maria/RS
(2019-08-23)Esta pesquisa está inserida no Curso de Pedagogia Licenciatura Plena da Universidade Federal de Santa Maria/RS. A investigação se propõe compreender as relações entre família e escola nos processos de escolarização de ... -
Educação musical no berçário: conversas com o professor de música e a professora referência
(2019-08-12)Este trabalho tem como tema Educação Musical na Educação Infantil, nível berçário, e o desenvolvimento do trabalho musical realizado pelo professor de música e a professora referência. Apresenta como objetivo geral analisar ... -
A prática docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental durante a formação em Pedagogia
(2019-09-23)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Prática Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia no curso Noturno da Universidade ... -
Vivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincar
(2019-09-11)Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo ... -
Reflexões da educação de jovens e adultos na formação de professores
(2019-09-13)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação de Jovens e Adultos, que segundo a Constituição de 1988 em seu art. 288 assegura que todos os cidadãos possuem o direito ao Ensino Fundamental, amparada pelo ... -
O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
(2019-08-05)Este estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na ... -
Turmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia
(2019-09-13)Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática as Turmas Multi-Idades ... -
Desafios da prática pedagógica na superação ao bullying escolar
(2019-09-03)Este trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia (Noturno) da Universidade Federal de Santa Maria aborda o tema Bullying nos Anos Iniciais dentro do contexto escolar. Apresenta como problema de pesquisa: “A prática pedagógica ... -
A brincadeira na transição da educação infantil para os anos iniciais
(2019-08-02)O presente trabalho intitulado tem como foco realizar uma análise reflexiva sobre a brincadeira no contexto escolar da transição das crianças da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. O trabalho é ... -
A importância do brincar na transição da educação infantil para anos iniciais: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
(2019-07-26)O presente trabalho reflete acerca das rotinas em uma turma de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando vivências a partir da prática do Estágio Curricular Supervisionado, bem como, a importância do brincar na ...