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dc.creatorMota, Lúcius Batista
dc.date.accessioned2018-12-19T13:02:54Z
dc.date.available2018-12-19T13:02:54Z
dc.date.issued2017-10-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15135
dc.description.abstractThis thesis is the result of a qualitative research based on interviews carried out with sixteen oboe teachers from different states, including the South, Southeast, Midwest and Northeast regions. The in-person interviews conducted can be classified as narratives (JOVCHELEVITCH; BAUER, 2002), or episodic storytelling (FLICK, 2002). Because the interviews dealt with several phases of the interviewees' lives and career, the research acquired a (auto) biographical profile (BOLIVAR, 2002; FERRAROTI, 2014). The data were analyzed through the Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). The research initially aimed to understand the relationship between the professional identity of oboe teachers and the way they deal with issues such as teaching, the place of music in the university, the different learning spaces, among others. From a theoretical point of view, two books by Claude Dubar (2005; 2009) play a central role throughout the thesis. The discussion regarding the identity of artists who teach was based on texts written by Louro (2004), Almeida (2009), Arruda (2012) and Thornton (2012), which address the artist's relationship with the academy. Two concepts are proposed in order to contribute to the understanding of the identity of oboe teachers: Oboe World and body technologies. The thesis is divided into five sections: Theoreticalmethodological paths; Learning, which discusses the teachers’ Educational process; Teaching that seek to understand the pedagogical theory of each one; Living, which it is discussed how the identity of oboist is related to the different places of work; and the Conclusion, that proposes that there is a strong identity of oboist, around which, as the metaphor of the Sunflower (LOURO, 2004) revolve the many faces of the respondents. Despite several chances that the area of ARTS/MUSIC has undergone in recent decades, there is still conflict between teachers in the parameters of artistc production, in particular in the post-graduation. Between each of the major sections, a prelude, interludes, and postlude were included, which adopted a freer, more subjective and literary style, in contrast to the more formal writing of the rest of the work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino e aprendizagem do oboépor
dc.subjectProfessores de instrumentopor
dc.subjectCultura conservatorialpor
dc.subjectIdentidade de professorespor
dc.subjectOboe learning and apprenticeshipeng
dc.subjectInstrument teacherseng
dc.subjectConservatorial cultureeng
dc.subjectTeachers identityeng
dc.titleIdentidades profissionais: um estudo de narrativas (auto)biográficas de professores de oboépor
dc.title.alternativeProfessional identities: a study of oboe professors (auto)biographical narrativeseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA tese é fruto de pesquisa de caráter qualitativo na qual foram entrevistados dezesseis professores de oboé de diferentes estados, incluindo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Foram realizadas entrevistadas presencias que podem ser classificadas como narrativas (JOVCHELEVITCH; BAUER, 2002) ou episódicas (FLICK, 2002). Uma vez que as entrevistas trataram de diversas fases da vida e da carreira dos entrevistados, a pesquisa passou a ter perfil (auto)biográfico (BOLIVAR, 2002; FERRAROTI, 2014). Os dados foram analisados através da Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009). A pesquisa buscou inicialmente compreender a relação entre a identidade profissional de professores de oboé e a forma como estes lidam com questões tais como o ensino, o lugar da música na universidade, os diferentes espaços de aprendizagem do oboé, entre outras. Do ponto de vista teórico, dois livros de Claude Dubar (2005; 2009) ocupam posição central ao longo da tese. A discussão da identidade de artistas que ensinam se baseou em textos de Louro (2004), Almeida (2009), Arruda (2012) e Thornton (2012) que abordam a relação do professor artista com a academia. Dois conceitos são propostos como forma de auxiliar a compreensão da identidade dos professores de oboé: O Mundo do Oboé e tecnologias do corpo. A tese está dividida em cinco seções: Caminhos teórico-metodológicos; Aprender, na qual se discute a formação dos professores entrevistados; Ensinar, na qual se busca compreender a teoria pedagógica de cada; Viver, na qual se discute como a identidade de oboístas se relaciona com os diferentes locais de atuação; e Conclusão, que propõe a existência de uma identidade forte de oboísta em torno da qual, como na metáfora do Girassol (LOURO,2004), giram as várias faces de atuação dos entrevistados. Apesar das diversas mudanças pelas quais passou a Área de ARTES/MÚSICA nas últimas décadas, ainda há conflito entre os professores e os parâmetros de produção artística, em particular na pós-gradução. Entre cada uma das grandes seções, foram incluídos um prelúdio, interlúdios e poslúdio, no quais um estilo mais livre, subjetivo e literário foi adotado, em contraste com o texto mais formal do restante do trabalho.por
dc.contributor.advisor1Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee2Garbosa, Guilherme Sampaio
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2420177584198455por
dc.contributor.referee3Souza, Jusamara Vieira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7515925507360029por
dc.contributor.referee4Bozzetto, Adriana
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0932578937951219por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665534061157001por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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