Repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - para a Filosofia no ensino médio
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2017-12-18Metadatos
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O presente estudo analisa o ensino de Filosofia e a sua relação com o PIBID,
buscando compreender as implicações do Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência - PIBID no processo de ensino da disciplina de Filosofia no nível
médio. Neste estudo, pretende-se entender em que medida o PIBID Filosofia apropriase
de uma Filosofia do ensino de Filosofia, que apresente potencialidade para produzir
efeitos significativos para a vida dos estudantes. Objetiva-se compreender a Filosofia
e cultura juvenil mediadas pelas ações do PIBID, para que o ensino de Filosofia seja
conectado com os desejos dos jovens, utilizando-se, para tal, a abordagem qualitativa
através de revisão bibliográfica. Pretende-se examinar o quanto as práticas de ensino
expostas nas publicações PIBID Filosofia são pertinentes ao universo cultural do
jovem que frequenta o ensino médio atualmente, assim como analisar as práticas de
ensino descritas pelos subprojetos PIBID Filosofia para compreender se elas são
significativas ao jovem e em que proporção apresentam potencial para contribuir
quanto à reflexão sobre o seu cotidiano. O corpus de pesquisa constitui-se pelas
publicações dos subprojetos PIBID Filosofia, que narram as investigações teóricas e
as ações propostas para o ensino de Filosofia. Com a intenção de entender o que é
essencial ao ensino de Filosofia, as publicações que expõem as reflexões teóricopráticas
selecionadas para análise foram classificadas em três categorias. A primeira
categoria atribui a identidade do ensino de Filosofia como proveniente da metodologia
adotada. A segunda considera que o ensino de Filosofia define-se pelos conteúdos
escolhidos e a terceira aposta que o ensino de Filosofia atinge os seus objetivos
quando tem sentido para o jovem, independente de conteúdos ou metodologias. Nas
análises das publicações dos subprojetos, contata-se que o PIBID Filosofia, através
de pesquisas sobre a Filosofia do Ensino de Filosofia, propõe atividades
convencionais e não convencionais que rejeitam um ensino voltado para a reprodução
e a transmissão mecânica de conhecimentos. Valendo-se de outras áreas do saber,
os subprojetos PIBID valorizam a interdisciplinaridade para que a Filosofia tenha
sentido para o jovem, contribuindo para que eles possam compreender as suas
vivências através de uma educação filosófica. O PIBID contribui para que a aula de
Filosofia seja filosófica, isto é, que proporcione atividades que permitam ao estudante
filosofar. Coerente com a pesquisa realizada, conclui-se que o PIBID Filosofia
desenvolve um trabalho que vem quebrando resistências com relação ao modelo de
educação que impede o pensar criativo e problematizador. O PIBID coloca-se
contrário à transmissão e à reprodução de conhecimentos e colabora com o ensino
de Filosofia na escola ao criar novos fluxos que proporcionem ao jovem a possibilidade
de, cotidianamente, problematizar a realidade, o seu mundo, de compreender as suas
vivências através da Filosofia.
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