dc.contributor.advisor | Falkembach, Gilse Antoninha Morgental | |
dc.creator | Rodrigues, Emerson Carvalho | |
dc.date.accessioned | 2019-01-08T13:41:13Z | |
dc.date.available | 2019-01-08T13:41:13Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15243 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The virtual learning environments have the function of mediating the learning teaching process, where the beneficiary is the student / user, which uses the didactic and technological resources provided by the environment. For this to occur in an efficient, interactive and user-friendly manner, the system must present a good level of usability, which in turn is measured by the degree of user satisfaction. The purpose of this work is to measure the usability level of the Virtual Learning Environment - Moodle of the Federal University of Santa Maria, specifically among students enrolled in the Specialization Course in Information Technology and Communication Applied to Education. For this purpose, an evaluation questionnaire was used based on seven ergonomic principles contained in NBR ISO 9241-110 and made available online to the students. Through the results obtained through the collected data were generated statistical data regarding the usability of the interfaces from a student point of view. The results were based on notes attributed to the ergonomic questions related to the system, the profiles of the interviewees were also identified for comparative purposes. The analysis of the data generated satisfactory and negative results on the usability of the environment, a large percentage disapproved and showed discontent with the contextualization of the evaluated items. At the end we verified the project objectives achieved as: to measure, evaluate, relate and verify the usability of AVA in relation to the quality of learning of users / students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Usabilidade do moodle | por |
dc.subject | Ergonomia do moodle | por |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem moodle | por |
dc.subject | Moodle virtual learning environment | eng |
dc.subject | Usability of moodle | eng |
dc.subject | Moodle ergonomics | eng |
dc.title | A usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem Moodle sob o ponto de vista discente | por |
dc.title.alternative | The usability of the virtual Moodle learning environment under the student's viewpoint | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm a função de mediar o processo ensino e aprendizagem, em que o beneficiário é o aluno/usuário, o qual utiliza os recursos didáticos e tecnológicos disponibilizado pelo ambiente. Para que isso ocorra de forma eficiente, interativa e amigável, o sistema deve apresentar um bom nível de usabilidade e que por sua vez é medida pelo grau de satisfação do usuário. A proposta do presente trabalho é mensurar o nível de usabilidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle da Universidade Federal de Santa Maria, especificamente entre os alunos matriculados no Curso de especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação. Para tanto foi usado um questionário avaliativo baseado nos sete princípios ergonômicos constantes na NBR ISO 9241-110 e disponibilizado on-line aos alunos. Através dos resultados obtidos mediante os dados coletados foram gerados dados estatísticos, referente à usabilidade das interfaces, sob o ponto de vista discente. Os resultados foram baseados em notas atribuídas aos quesitos ergonômicos vinculados ao sistema, os perfis dos entrevistados também foram identificados a fins comparativos. A análise dos dados gerou resultados satisfatórios e negativos sobre a usabilidade do ambiente, um grande percentual desaprova e demonstrou descontentamento com a contextualização dos itens avaliados. Ao final verificamos os objetivos do projeto alcançados como: mensurar, avaliar, relacionar e verificar a usabilidade do AVA em relação à qualidade de aprendizagem dos usuários/alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |