A dimensão relacional da arte do presente e o presente da pesquisa sobre o ensino da arte contemporânea em programas de pós-graduação em educação
Abstract
Esta tese investiga a dimensão relacional inscrita nos dispositivos da arte do
presente e seus possíveis atravessamentos na pesquisa sobre o ensino de arte
de agora; fundamenta-se a partir da teoria estética difundida pelo filósofo
Nicolas Bourriaud – Estética Relacional – com sua abordagem sobre os novos
ensaios-cognitivos-coletivos, observados nas proposições artísticas e suas
formas durante a década de 1990. Esta pesquisa consistiu numa reflexão
eminentemente teórica baseada em um levantamento bibliográfico, de cunho
qualitativo. A questão central focalizou-se na apreensão de como os
pressupostos da estética relacional se articulariam com diferentes abordagens
do ensino da arte contemporânea; tal problemática foi desenvolvida tendo em
vista a compreensão das formas de apropriação da arte contemporânea pelo
campo educacional – das pesquisas desenvolvidas em cursos de mestrado e
doutorado em educação dos últimos anos – a partir da análise, desde os
pressupostos da Estética Relacional, das abordagens e dos discursos
emergentes sobre a arte contemporânea na atualidade. No intento de
problematizar os discursos que legitimaram a arte moderna e outros discursos
emergentes sobre a arte produzida pós 1960, foram elencados como aporte
teórico desta tese, as teorias propostas por Arthur Danto, Giorgio Agamben,
Anne Cauquelin, Jacques Rancière, entre outros. Coadunaram-se, ainda,
outros pesquisadores da intersecção entre arte e educação, sob o viés da
cultura visual, tais como Fernando Hernández, Raimundo Martins e Marilda
Oliveira de Oliveira, os quais contribuíram para compreender as possíveis
relações entre a educação pela arte e as proposições artísticas vigentes.
Assim, após as análises realizadas acerca da escassa produção do tema na
área, constatou-se para além da ambígua presença da dimensão relacional nas
propostas analisadas pelas pesquisas, a existência de um descompasso
temporal, conceitual e metodológico entre algumas abordagens do ensino da
arte contemporânea – visto sob alente das pesquisas do campo educacional
focadas e a produção contemporânea da arte.
Collections
The following license files are associated with this item: