Por uma sociologia da suspensão: ensino de sociologia e narrativas de si como dispositivo de formação
Resumo
Esta tese de doutorado refere-se a didática da Sociologia no Ensino médio. Trata-se de saber como a imaginação sociológica o estranhamento e a desnaturalização, postos como objetivos da Sociologia no Ensino Médio se aproximam das narrativas autobiográficas como dispositivos de formação. Partiu-se da hipótese que narrar a própria experiência provoca estranhamentos e desnaturalizações, do saber do senso comum e possibilitam conscientizações, nas relações entre História, estrutura social e trajetórias individuais. Os objetivos foram: pôr em diálogo as orientações legais sobre as especificidades da Sociologia e as narrativas autobiográficas, vistas como dispositivos de formação; discutir a fundamentação epistemológica do trabalho com narrativas autorreferenciais nas aulas de Sociologia; defender que esse tipo de narrativa pode gerar estranhamentos/desnaturalizações e provocar (re)ordenação do mundo, atribuição de sentidos e conscientização de si mesmo. Dialogamos com os pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em Educação (DELORY-MOMBERGER, 2012; JOSSO, 2010; PASSEGGI, 2011; PINEAU, 2012; SOUZA, (2006); o conceito de imaginação sociológica (BERGER, 2011; MILLS, 1975), o seu efeito de “autoanálise” (BOURDIEU, 1997, 2012), o desenvolvimentos de hábitos intelectuais fundamentais (LAHIRE, 2014)os conceitos de estranhamento/desnaturalização (DA MATTA, 1978; VELHO, 1978); e, as pesquisas sobre a sociologia na escola (OLIVEIRA, 2011; SILVA, 2005). O trabalho foi realizado através de pesquisa quali-quantitativa, bibliográfica, documental e pesquisa de campo, com intervenção ao propor e analisar uma metodologia de ensino de sociologia. As análises enfocaram ausências de fundamentações didático-metodológicas nas orientações legais sobre a Sociologia no Ensino Médio (DCNEM, 2012; OCN, 2006; PCN, 1999; Diretrizes curriculares estaduais, plano de aula de sociologia), no que concerne a conscientização de si; a necessidade e possibilidade de interlocuções do ensino de Sociologia com as narrativas autobiográficas como dispositivos de formação; e, a viabilidade do uso das narrativas, produzidas em aula, engendrar estranhamentos, desnaturalizações e conscientizações. A proposta de ensino apresentada e desenvolvida teve como princípios: (1) A concepção de indivíduo socializado, (2) A educação como uma experiência; (3) A relação do social com o individual na centralidade do ensino de ciências sociais/sociologia eo estranhamento e a desnaturalização compreendidos como princípios epistemológicos da Sociologia; e (4) a relação entre conhecimento, sentido e construção de si, apontadas por Josso (2010); a reflexividade autobiográfica destacada por Passeggi (2011); e, a relação entre biografia e aprendizagem de Delory-Momberger (2006, 2012, 2014). A proposta de ensino de sociologia com relatos autorreferenciais teve como resultado:(1) A desnaturalização como condição da construção e reconstrução da experiência;(2) Estranhamento de si pela reflexividade e estranhamento do outro;(3) Importância de um tema que conduza a reflexão; (4) Reflexões sobre o preconceito como decorrência do estranhamento e da desnaturalização; (5) A consciência de si como um indivíduo que se constitui em meio aos condicionantes sociais-culturais revelou-se como um elemento de disposição para a aprendizagem, para a reconstrução da experiência; e, (6) Percepção de autoconstrução de si individualizada e individualizante resultou em uma não disposição/abertura para outras reflexões e/ou possibilidades de outras percepções de si e do outro.Assim, o trabalho aqui apresentado defende a abordagem biográfica como dispositivo de formação como uma possibilidade de construção de espaços/tempos de produção do estranhamento e da desnaturalização através da relação com temas sociológicos. A relação entre histórias de vida e ensino de sociologia configura-se como uma possibilidade de suspensão de saberes e aprendizagens tanto de conteúdos, como aprendizagem do outro e de si em relação.
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