Tecendo histórias... entrelaçando narrativas: tecituras que constroem a docência de professores bacharéis
Abstract
Este estudo insere-se na linha de pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresentou como objetivo geral compreender as trajetórias de vida de professores bacharéis egressos do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) a fim de investigar os processos formativos que levaram à construção da docência. A pesquisa em questão procurou dar visibilidade à pesquisa (auto)biográfica, utilizando como metodologia a investigação biográfico-narrativa e fazendo uso de entrevistas narrativas como instrumento para a produção das informações. O processo de análise foi pautado pela análise narrativa e produziu dois “movimentos”: o primeiro envolveu a reconstrução das trajetórias de vida como textos narrativos, compondo tramas; o segundo fez surgir a “imagem” do “tear biográfico”, um dispositivo que impulsionou o entrelaçamento de tramas, possibilitando a composição de tecituras que constroem a docência dos sujeitos da pesquisa. Os autores que embasaram o estudo foram: Abrahão (2004, 2006, 2010), Antunes (2004, 2007, 2010, 2011), Bolívar (2002, 2012a, 2012b, 2014), Bolívar, Domingo e Fernández (2001), Delory-Momberger (2008a, 2008b, 2012), Josso (1988, 2004, 2010a, 2010b), Souza (2006a, 2006b, 2016), Nóvoa (1988, 2000), García (1999, 2009, 2010) e Pimenta (2012). Nesse sentido, tenho por tese que a construção da docência não tem uma definição exata, sendo construída nos percursos vividos pelos sujeitos, nos modos de escritas de si e no entrelaçar das tramas, por meio do “tear biográfico”. Tramas que carregam histórias singulares, mas que, ao mesmo tempo, são atravessadas por uma pluralidade de contextos, memórias e identidades. Tramas que, ao serem entrelaçadas, produziram tecituras - representações, sentidos e saberes - que, neste trabalho, não são entendidas como aspectos fragmentados, mas sim como aspectos que se articulam no movimento de narrar a vida, definindo a docência de quatro professores bacharéis egressos do PEG.
Collections
The following license files are associated with this item: